Vito lança EyePhoto

segunda-feira, 31 de março de 2008


O projecto iWindowsMobile da Vito Technology não pára de crescer com a adição contínua de novas aplicações e utilitários.
O mais recente dá pelo nome de EyePhoto e serve para gerir de uma forma mais eficaz as fotos e imagens armazenadas no terminal ou nos seus cartões de memória.
Através da criação de Álbuns virtuais é possível dividir ou categorizar as fotos e o suporte para gestos permite que a navegação entre eles ou no seu interior possa ser efectuada usando apenas os dedos.
Com a tradicional stylus a chegar à idade da reforma, são as aplicações que se encontram preparadas para aceitar a manipulação por gesto que ganham cada vez mais importância.

Mesmo sendo bastante modesto no que diz respeito a funcionalidades, o EyePhoto impõem-se acima de tudo pela sua simplicidade e rapidez.
A versão não limitada custa quase $15 mas existe a habitual versão de demonstração para que possa experimentar antes de comprar.

Windows Mobile Download Accelerator, para uma liberdade total


À medida que os utilizadores vão tornando os seus terminais móveis no elemento central da sua actividade, passa a ser imprescindível ter uma forma eficaz de descarregar ficheiros de grandes dimensões caso contrário continuará a depender do computador e secretária.
O Windows Mobile Download Accelerator é um utilitário libertador, no sentido em que não só torna os downloads mais rápidos como também permite que os ficheiros sejam descarregados em partes e em simultâneo.

A integração com o sistema operativo é total, sendo interceptados os pedidos de download que são acrescentados a uma lista. Esta lista pode ser reordenada, para que seja dada uma maior prioridade aos ficheiros mais urgentes, fraccionada e programada de forma a que estes só ocorram nas alturas em que o terminal está menos sobrecarregado (ou o tarifário é mais barato).
É certo que os $25 pedidos não são uma pechincha, mas em muitos casos podem compensar o tempo de espera e as quebras de ligação constantes.

Boy Genius divulga novas imagens do HTC Manilla


Já toda a gente sabe que o Windows Mobile não é uma das melhores soluções para quem procura um telemóvel tradicional com funcionalidades avançadas, muito devido à forma invulgar de interagir que foi decalcada dos computadores de secretária.
A tecnologia TouchFLO desenvolvida pela HTC prepara-se para conhecer uma nova actualização, a 2.0, que trás algumas novidades de pouca monta.
A grande alteração está prevista para mais tarde com a chegada de uma evolução que é presentemente conhecida pelo nome de código Manilla.
A partir de um HTC Advantage de testes, equipado com o Windows Mobile 6.1 e o HTC Manilla chegam diversas imagens da futura interface da HTC que está a ser desenvolvida tendo em vista a sua integração num terminal com ecrã VGA ainda não anunciado.

A fonte de inspiração da HTC foi claramente o iPhone da Apple, mas continuam a existir pontos onde o cunho do Windows Mobile é ainda (demasiado) evidente.

iPhone pode trazer função de reconhecimento de escrita em breve

Ao que parece, o iPhone pode se mostrar um dos smartphones mais camaleônicos do mercado, devido às suas enormes possibilidades de inclusão de novos recursos. E, ao que parece, em breve podemos esperar um celular da Apple com função de reconhecimento de escrita. A especulação surgiu devido ao anúncio de emprego publicado pela Apple, onde a empresa procura um engenheiro especializado em Reconhecimento de Escritura. O texto diz que o especialista irá “desenvolver esta tecnologia no Mac OS X, além de outras aplicações e ao iPhone”.

Dentre os requisitos exigidos, o candidato tem de ter doutorado em Ciências da Computação, especializado em Reconhecimento de Padrões ou Inteligência Artificial, além de cinco anos de experiência na área. Alguém se habilita? O salário não deve ser nada desprezível...

O anúncio pode ser visualizado bem aqui, no site da Apple.

Notebook dv2760BR da HP tem "sabor de chocolate"


A páscoa passou, mas os amantes do chocolate podem levar para casa um notebook da HP que tem o design inspirado no doce.

Além de bem bonito, o HP Pavilion dv2760BR vem com uma configuração interessante. O processador é um Intel Core 2 Duo T5450 de 1,66 GHz, Windows Vista Premium, 2 GB de RAM e HD de 160 GB.

Como um “plus”, a máquina tem leitor de cartões 5 em 1, webcam integrada, Bluetooth, leitor de impressão digital e gravador de DVD com suporte a tecnologia LightScribe, para gravar rótulos direto na mídia. A bateria do notebook é de 6 células.

O HP Pavilion dv2760BR é vendido no varejo com o preço sugerido de 3 799 reais.

VAS lança solução de pagamento via celular

A VAS Consultoria está lançando no Brasil uma nova família de produtos para e-banking e mobile payment. A empresa representa a norte-americana Postilion no país, especializada em soluções de captura de transações eletrônicas, sistema de pagamento e de auto-serviços bancários.
Os produtos fazem parte da família de soluções Postilion Mobile, que oferece funcionalidades como serviços bancários por celular, pagamentos via telefone móvel entre pessoas físicas ou jurídicas e compras de serviços pré-pagos, como crédito de telefone celular e de eletricidade.

Com a solução Postilion Mobile, o aparelho também realiza transferências de valores interbancários e aplicações como alertas sobre atividades na conta do assinante do serviço. A autenticação de operações eletrônicas ou ativação de cartões de pagamento via celular são outras facilidades do produto. O Postilion pode ser instalado em diferentes tecnologias de celular, inclusive SMS estruturado, WIG, S@T, WAP e Java client.
A VAS Consultoria acredita que, ao longo de 2008, praticamente todos os bancos, operadoras de celular e redes de varejo adotarão os serviços de e-banking e mobile payment no Brasil

Falta de celular deixa britânicos em pânico, diz pesquisa

Enquete indica que 58% dos homens fica nervoso quando o aparelho não funciona.
Para especialista, fobia é a 'contribuição' do século 21 para a vida moderna.
Mais da metade dos britânicos fica impaciente quando perde seus celulares ou o aparelho fica sem bateria, sem crédito ou sem cobertura da operadora, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda (31).Cerca de 58% dos homens e 48% das mulheres entram em pânico quando enfrentam um problema com o celular, enquanto 9% dos entrevistados se sente estressada quando desliga o aparelho.
A pesquisa, realizada pela Pollsters YouGov, entrevistou 2.163 pessoas on-line no mês de março. Segundo Stewart Fox-Mills, chefe de telefonia do órgão responsável pela pesquisa, diz que a "nomo-fobia" é uma preocupação "bastante real" para muitas pessoas no Reino Unido. A expressão "nomo" vem de "no mobile", ou "sem telefone celular".
"Nós todos estamos familiarizados com as situações estressantes do dia-a-dia como mudanças, fins de relacionamentos e Natal em família, mas parece que ficar sem telefone celular pode ser a contribuição do século 21 para nossas já perturbadas vidas", disse ele.

Até 2014 o Brasil terá um celular por habitante, diz conselheiro da Anatel

O Brasil deverá ter um celular por habitante até 2014, afirmou Plínio Aguiar, conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em evento sobre banda larga que aconteceu nesta segunda-feira, 31/03, em São Paulo. “No último leilão que realizamos a Anatel fez exigências para que as operadoras levem cobertura aos mais de 1,8 mil municípios que não têm acesso à telefonia móvel”.

Outra aposta da Agência é na massificação da tecnologia 3G. “Em no máximo cinco anos todos os municípios entre 30 mil e 100 mil habitantes terão cobertura para telefonia móvel de terceira geração”, antecipa Aguiar. Nas cidades com população acima de 100 mil pessoas o 3G chegará mais rápido.

A Anatel aposta que a banda larga pegará carona na popularização do 3G. “O País vive hoje um momento favorável para a disseminação da Internet de alta velocidade. Há investimento tanto na infra-estrutura fixa, quanto móvel. O que falta é competição e regras claras que dêem suporte a essa concorrência”. País tem hoje 1,8 mil provedores de Internet locais. “São empresas pequenas com cerca de cinco funcionários que oferecem acesso em diversas localidades do Brasil. Precisamos olhar para elas e incentivá-las”.

Aguiar disse ainda que o acesso à banda larga hoje é mais essencial para o desenvolvimento do País do que a telefonia fixa.

Sony vai lançar rede de filmes em celulares

A Sony Pictures Television planeja lançar a primeira rede de filmes em celulares dos Estados Unidos. O estúdio assinou acordo com a AT&T e a MediaFLO USA a fim de lançar o canal linear como um dos dois exclusivos da nova AT&T Mobile TV com serviço FLO, em maio, de acordo com a Hollywood Reporter.O canal, que levará o nome PIX, oferecerá títulos como Os Caça-Fantasmas, Filadélfia e Conta Comigo. Os aparelhos móveis vêm sendo vistos principalmente como plataforma de marketing para lançamentos em salas de cinema, no mercado dos EUA.

A categoria de vídeo para aparelhos móveis, mesmo nos trabalhos em formato curto, está menos desenvolvida no mercado norte-americano do que na Europa e Ásia, e por isso a Sony deseja atrair espectadores por meio da diversificação de sua oferta de conteúdo.

"O que se vê bastante em oferta nas operadoras é conteúdo promocional que serve como um aperitivo para as pessoas," disse Eric Berger, vice-presidente de entretenimento móvel da Sony Pictures Television.

"Não há nada, no momento, que ofereça entretenimento tão profundo quanto esses títulos." Já existem alguns títulos acessíveis a pedido em celulares. A Sony foi um dos estúdios que ofereceram títulos à MSpot, uma empresa agregadora de conteúdo que se uniu à Sprint para lançar a MSpot Movies em 2006.

A Sony sempre esteve entre as empresas mais otimistas quanto ao potencial dos filmes em aparelhos móveis. O estúdio esteve entre os primeiros a incorporar filmes completos em cartões de memória para celulares, nos EUA.

Ainda que a perspectiva de que espectadores se acomodem por duas horas diante de uma tela de cinco centímetros para assistir a um filme pareça reduzida, Berger enfatizou que o objetivo não é convencer as pessoas a assistir a um filme inteiro de uma vez.

"Reconhecemos que as pessoas estão em movimento com seus celulares", diz. "Não se trata de um serviço para alguém que esteja assistindo a um filme pela primeira vez. Perder o começo é aceitável."

Com a adesão da AT&T, o Pix estará disponível na maior operadora de telefonia móvel dos EUA.

Beta 2 do SDK do iPhone está disponível

A segunda versão beta do SDK (kit de desenvolvimento de software) do iPhone e iPod Touch está disponível.

Segundo a Apple, o beta 2 vem com ferramentas novas como o “Interface Builder”, que facilita a criação de uma interface. A empresa anunciou que adicionou um novo código e atualizou a documentação dos recursos disponíveis no iPhone Dev Center.

O beta 2 do SDK está disponível para download gratuito no endereço http://developer.apple.com/

LiMo exibe novo OS Linux para smartphones

A LiMo Foundation exibiu um novo sistema operacional baseado em Linux para smartphones.

A fundação mostra detalhes do sistema LiMo Platform Release esta semana, durante feira de telefonia móvel em Las Vegas.

O sistema tem apoio de importantes fabricantes e operadoras, como Samsung, Motorola, Vodafone, NTT DoCoMo e Texas Instruments.

A LiMo propõe um sistema operacional que unifique os esforços em Linux para dispositivos móveis e seja uma alternativa ao Windows Mobile e Symbian, ambos controlados por grandes empresas, Microsoft e Nokia respectivamente, diz a fundação.

Esforço similar foi feito pelo Google ao desenvolver o Android, que conta com o apoio de diversas companhias telecom.

A LiMo diz, no entanto, que seu sistema permite aos fabricantes de smartphones adaptar a interface do sistema com maior liberdade que o Android, o que lhe permitirá disputar um nicho diferente do Android no crescente mercado de telefones móveis.

Webcam QuickCam Pro 9000, da Logitech, traz lente Carl Zeiss


A Logitech juntou-se a outra empresa reconhecida pela excelência de seus produtos, a Carl Zeiss, para produzir a webcam QuickCam Pro 9000.

Com resolução de 2 MP e lente Carl Zeiss, o modelo é capaz de produzir ótimas imagens mesmo em ambientes com luminosidade reduzida. Em videoconferências pelo Skype, a QuickCam Pro 9000 suporta transmissões de vídeo em até 640 por 480 pixels, com taxa de 30 FPS (frames por segundo).

A webcam também trabalha muito bem na captura de vídeo, que pode ser feita com resolução de até 720p, só que em 15 FPS. Salvo em WMV, o arquivo de vídeo gravado no disco rígido fica com um tamanho de aproximadamente 10 MB por minuto.

A QuickCam Pro 9000 custa 599 reais e, graças ao seu design versátil, pode ser usada em desktops e notebooks.

Nokia 5610 tem funções avançadas de música e 3G


O 5610 Xpress Music, da Nokia, é um dos primeiros celulares com tecnologia 3G à venda no Brasil para quem faz do telefone um player de música.

O corpo em formato slider e com um acabamento que torna muito agradável o manuseio do celular traz um botão deslizante, o Music Slider, especial para explorar o acervo de músicas em MP3, AAC e WMA e o rádio FM. Outro atrativo é a entrada miniP2 (2,5 mm) para fones de ouvido. O cartão de memória para guardar as faixas é um microSD de 1 GB. Se preferir um cartão de maior capacidade, o 5610 Xpress Music aceita modelos de até 4 GB.

Além de tornar muito mais rápidas as transferências de músicas pela internet, a conexão 3G pelas redes HSDPA também pode ser usada para chamadas com vídeo. Para isso, o aparelho conta com uma câmera secundária, com resolução QCIF (174 x 144 pixels). A câmera principal tem 3,2 MP.

Desbloqueado, o 5610 Xpress Music ainda é encontrado em poucas lojas e por um preço alto (1049 reais), acima do sugerido pela Nokia (899 reais). Na Claro, os preços vão de 207 reais (plano 3G – 900) a 534 reais (plano 3G – 80).

Banco Real vai adotar reconhecimento facial em 22 agências até o final do ano

A biometria promete ser a tecnologia mais empregada pelos bancos neste ano para reforçar a segurança das transações financeiras. O banco Real tem planos de adotar o reconhecimento facial em 22 agências até dezembro.

Atualmente, o sistema está em teste nos espaços para clientes vip Van Gogh da Vila Mariana, Santo André e Brooklin, da cidade de São Paulo. Depois dessas unidades, o projeta deverá se estender a 22 agências normais.

"Em abril vamos decidir quais agências deverão usar a inovação. Para expandir o serviço, no entanto, será necessário primeiro reduzir o custo da solução, que gira em torno de R$ 25 mil por agência", explica a superintendente de PSC - TI - Solução e Inovação do banco, Mylene Melly.

Outras tecnologias também estão em fase de teste pelo banco. Uma delas é o sistema callback, da Avaya. Um sistema que registra as ligações dos clientes. O gerente consegue retornar quando desocupa de um atendimento físico.

Outra aposta do banco são os caixas móvel que fazem as transações financeiras por um terminável sem fio, com leitor óptico que se conecta ao sistema do banco por Wi-Fi. De acordo com Mylene, essa solução consegue absorver 30% da fila e agilizar o atendimento ao cliente.

A Federação Brasileira dos Bancos montou um grupo de trabalho para estudar as melhores tecnologias a serem usadas pelos bancos este ano e nos próximos.

Japoneses mostram óculos que capturam imagens


Pesquisadores mostram em Tóquio o "AI Googles", um par de óculos equipado com uma webcam e dispositivo para exibir as imagens. A novidade foi apresentada pelo estudante Hideki Nakayama, da Universidade de Tóquio.O sistema, desenvolvido pelo estudante e os professores Tatsuya Harada e Yasuo Kuniyoshi captura imagens do ponto de vista do usuário, registra e exporta o resultado para o dispositivo e para um computador.

Cientistas buscam telas sensíveis ao toque mais inteligentes

Aparelhos com telas sensíveis ao toque, como é o caso do iPhone, da Apple, podem se tornar mais úteis se forem utilizados de forma que, também, transmitam sensações. A idéia é do especialista Stephen Brewster e seus colegas da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, que querem utilizar os "atuadores", componentes internos responsáveis por recursos vibratórios dos aparelhos, para tornar a digitação em teclados virtuais mais precisa e rápida.A invenção da equipe faz uso do software VibeTonz, criado pela americana Immersion, que permite a um atuador se movimentar de diferentes maneiras e que já está sendo utilizada de forma rudimentar por fabricantes como Samsung e LG.

Mas, segundo o site NewScientist, o grupo liderado por Brewster conseguiu criar combinações de diferentes VibeTonz para prover sensações específicas para quando um botão é clicado ou o dedo se movimenta de uma tecla virtual para a outra, tornando a sensação um pouco mais semelhante ao uso de um teclado real.

Os resultados da nova tecnologia, que tem informações em inglês divulgadas no grupo tinyurl.com/3berwg, serão apresentados na conferência Computer Human Interaction, que acontecerá em Florença, na Itália, durante o mês de abril.

Webcam de 3 megapíxels de HP


Essa e a nova Webcam da empresa HP, com um sensor CMOS de 3 megapixel,mais nao se engane mesmo com esse sensor a qualidade de imagem corresponde a maioria das webcams com resoluçao maxima de 640x480 e grava video a 30fps,e capaz de gravar videos via software com uma resoluçao maxima de 1600x1200 mas a apenas 5fps,inclui um microfone stereo,possui proteçao de tela pra evitar que alguem o veja e um sistema de reconhecimento de movimentos no ambiente, otimo para fazer videos para o youtube

Análise ao HP iPAQ 614c por Pedro Ivo Faria


A espera foi longa, mais de seis meses depois da data inicialmente anunciada para o lançamento da nova aposta da HP para o segmento de mobilidade e a altura em que este modelo teve efectivamente a sua estreia comercial, mas atrevemo-nos a dizer que valeu a pena.

Depois de uma série de dispositivos pouco conseguidos do ponto de vista estético (talvez mais ao gosto dos clientes americanos do que dos europeus) a HP inverteu a direcção em que seguia e optou pelo caminho que em tempos lhe garantiu um domínio avassalador do mercado.
Ao invés de desenhar um dispositivo totalmente de raiz, como vinha sendo hábito nos últimos anos, a HP socorreu-se de um modelo conceptual apresentado pela Inventec para servir de base à nova gama de dispositivos Windows Mobile.
Leia mais sobre esse otimo review do Pedro Ivo Faria no site PCdeBolso

Resco lança Soduku Touch

domingo, 30 de março de 2008


Depois da euforia à volta do Soduku que deu origem a 1001 versões do jogo para a plataforma Windows Mobile, a Resco decidiu recuperar o velho tema dando-lhe uma nova roupagem.
Na verdade, é bem mais do que um mero facelift já que as diferenças para as versões ‘normais’ são de monta já que a produtora de software teve que encontrar formas de manter toda a informação no ecrã e, ao mesmo tempo, permitir que todas as funcionalidades pudessem ser acedidas usando apenas os dedos.
O resultado é uma nova interface e uma nova forma de jogar o Sudoku (não se preocupe, as regras continuam a ser as mesmas). Existem agora quatro níveis de dificuldade, marcadores para anotar valores provisórios e uma opção para pedir á aplicação que resolva sozinha o puzzle.
O jogo mantém o encanto e interesse que lhe é reconhecido mas agora é bem mais simples tirar o terminal do bolso e distrair-se um pouco já que não obriga a usar as duas mãos.

O Resco Soduku Touch está disponível apenas para a plataformas PocketPC (ou terminais com ecrã táctil), custa $19,95 mas há uma versão de demonstração que pdoe experimentar antes de se decidir se vale mesmo a pena adquiri-lo.

Bye bye Handango, o êxodo começou


É indesmentível que a Handango foi uma das empresas que mais contribuiu para o sucesso do Windows Mobile ao oferecer um ponto de encontro entre quem desenvolve software e aqueles que procuravam algo mais do que o sistema operativo tinha para oferecer.
Mas a crescente popularidade da loja online e a falta de alternativas viáveis (as que existiam praticavam o mesmo género de política) criou as bases para se estabelecer a lei do ‘quero, posso e mando’.

Actualmente a Handango cobra 50% do valor facturado, isto é, em produtos como o SPB Mobile Shell 2.0 fica com quase $15,00 de cada cópia vendida. Este tipo de política não beneficia nem o cliente final nem quem produziu o software mas apenas a Handango que pouco ou nada faz para merecer estas taxas.
Mas esta posição arrogante não se esgota nas taxas cobradas, é também aplicável aos pagamentos (uma vez por mês quando a parte do developer ultrapassa os $100), na imposição de campanhas (o ‘desconto’ é suportado pelos criadores e não pela handango) e na forma como é dados destaque aos produtos.

Se há seis ou sete anos não existiam grandes alternativas para a promoção de produtos (e nessa altura as taxas eram bem mais baixas), hoje em dia são milhares os websites e blogs dedicados a este género de dispositivos.
A promoção dos produtos faz-se pela imposição da sua qualidade e não por figurarem numa loja monstruosa onde não é possível dar o devido destaque a todos os catalogados.

Num movimento mais ou menos concertado, diversos programadores e empresas produtoras de software estão a unir esforços na tentativa de encontrarem outras alternativas mais justas.
É que uma das consequências da redução das tarifas pagas às lojas online pode ser a redução dos preços praticados ou, pelo menos, o melhoramento dos recursos de quem escreve as aplicações e consequentemente melhores programas e assistência.

PCdeBolso

Batalha de iPods chega ao terceiro round em São Paulo


Terceira edição do evento teve Iggor Cavalera e Erika Palomino entre os convidados.
DJs usam iPods para ‘competir’ e ganhar o voto do público.No lado direito da pista de dança, com 80 GB de pura mistureba musical, um iPod clássico. Do lado esquerdo, o desafiante, que tanto pode ser um iPod shuffle quanto um nano, desde que tenha músicas suficientes para agitar a pista e conquistar o público.
A “Batalha de iPods”, quase uma tradição no Clube Gloria, em São Paulo, teve seu terceiro round neste sábado (29).
Os convidados a subir com seus iPods ao ringue montado na pista de dança foram representantes do site Rraurl.com.br, a equipe do site de Erika Palomino e Iggor Cavalera e sua mulher Laima Leyton (que formam a dupla Mixhell), entre outros. O “mestre de cerimônias”, que servia de mediador entre um grupo e outro, foi o rapper Xis. Em sets que reuniam desde pérolas pop e dance até ícones do rock como “Welcome to the jungle”, do Guns N´ Roses, os grupos se revezaram no ringue improvisado sem se importar se os aparelhos em questão eram ou não iPods. O que valia era agitar a pista e, no final, conseguir o índice de decibéis mais alto vindo dos gritos do público. Depois de horas de música, e com os habituais confetes de carnaval, a equipe do site Rraurl foi declarada vencedora.

O evento é baseado no iPod Battle, que acontece há três anos no clube francês Paris Paris.

Nokia N810 com WiMAX


Agora sim vale apena adquirir um nokia N810,acaba de ser lançado na europa o nokia 810 WiMAX o N810 original tinha no maximo wi-fi, mesmo sendo um aparelho poderoso nao conta com conexao 3G o que pode ser um tiro no pe da Nokia as imagens no site da nokia confirmam seu lançamento que deve acontecer na CTIA em las vegas de 1 a 3 de abril proximo

firmware 2.0 do iphone tera plugin para videos do youtube


O ultimo rumor sobre o novo firmware do iphone e que, ele vira acompanhado de um plugin que o permitira rodar videos do youtube diretamente no browser Safari incluido no iphone e no ipod touch, esta seria uma grande noticia se nao fosse pelo fato do plugin rodar apenas os videos do youtube e nao que ele tenha um flash player integrado

A Foxconn fabricara iPhone 3G?


Apple decidiu que a longo prazo fabricara uma nova versão do iPhone,a Hon Hai Precision Industry, conhecida como Foxconn, tinha sido seleccionada pela Apple para produzir uma "mais avançada" versão do celular. O contrato será exclusivo, de acordo com a fonte oficial da Foxconn, embora o fabrico de peças individuais espera-se que seja da responsabilidade das empresas parceiras. A empresa fonte absteve-se de fornecer informações adicionais sobre o que implicaria no novo telefone, embora a maioria dos relatórios no passado têm sugerido um dispositivo com, pelo menos, a adição de conexao 3G de acesso à Internet em alta velocidade,e que seria compatível com as Redes americanas e internacionais ou seja world BAND, O analista Ken Dulaney da Gartner, nesta semana alegou ser consciente de um iPhone em versao final que iria incluir 3G e potencialmente a mudança do visor LCD para um OLED para economizar a carga da bateria, bem como a espessura. Foxconn já é conhecido como o existente fabricante para o iPhone e também é considerado o maior produtor individual de Taiwan, o que faz dela um provável candidato para a produção de alto volume do eletrônico.
Apple recusou-se a comentar e a normalmente não fazer declarações sobre produtos ainda não fabricados.
A foxconn e conhecida no Brasil como fabricante de placa mãe para computadores

Motorola Z9 com navegador GPS?


Sim e isso mesmo a Motorola colocara a venda a partir de abril o MOTO Z9 com um novo recurso o navegar GPS com software da telenav,trara tambem o serviço Navigator da operadora AT&T como parte do pacote,contara com conexao 3G e serviços de streaming video da AT&T,tera a mesma camera de 2megapixel alem de pequenas alteraçoes visuais mesmo assim fica parecido com a versao anterior apresentada ano passado o preço deve girar em torno dos 250 dolares e sera por em quanto exclusivo da AT&T, entao podem tirar o cavalinho da chuva pois ele nao deve pintar aqui no Brasil tao cedo,pelo menos por vias legais ne o que nao inclui o mercado livre

Em sala de aula do futuro, professor vigia aluno pelo laptop


Na sala de aula do futuro, enquanto o professor passa a matéria na lousa digital, os alunos vão acompanhando o conteúdo diretamente em seus laptops. E se você pensa que isso não funciona porque sempre tem um espertinho que vai navegar na internet, está enganado. Uma empresa de tecnologia desenvolveu um sistema que permite que o docente monitore tudo o que os alunos vêem em suas telas. Não vai ter jeito de fugir da lição.
“Se o aluno estiver no Orkut [o site de relacionamentos e comunidades mais popular no país], a professora pode mandar uma mensagem imediatamente. Aí o recado aparece na tela do estudante para que ele preste atenção”, explica Felipe Clemente, da Smart Technologies.
Cada página que o estudante acessa pode ser vista pelo laptop do professor. Mesmo que a turma seja grande, não há problemas para ficar de olho.
E se o professor pode observar o trabalho dos alunos, o mesmo acontece com a lousa. Tudo o que é escrito no quadro com sensores é transmitido à tela dos estudantes. Quem tem miopia e não enxerga o que está escrito na frente da sala, vai ver de pertinho em seu computador, Tudo dentro do modelo sem giz, sem papel e sem perder o conteúdo que foi ministrado. Até a aula que o professor realiza pode ser gravada diretamente na hora em que acontece: com todos os cliques do mouse, mudanças de tela e a voz do mestre.

MaxHome, a home alternativa para Windows Mobile


O que para muitos é simples, para outros é sinonimo de complicação desnecessária. ‘Um celular deveria ser um celular, e não um computador’ – é um dos comentários mais usuais para quem experimenta o Windows Mobile pela primeira vez.
Já são várias as tentativas de encontrar uma interface alternativa mas até ao momento nenhuma vingou realmente.O MaxHome simplifica a forma como o utilizador interage com o Windows Mobile, partindo de um tela básica onde consta a informação essencial e uns ícones que dão acesso ás funções principais.
Aniversário, calendário, contactos, chamadas e mensagens podem ser ativadas a partir deste ponto mas todo o resto está ‘escondido’.

Como já vem sendo hábito, esta é uma aplicação desenvolvida por um dos membros do XDA-developers e pode ser descarregada gratuitamente a partir do fórum (só para membros registados).

PCdeBolso

Fórmula1 2008 chega ao Windows Mobile


Todos os anos, quando começa a época de Fórmula1, o nosso servidor é assolado por algumas dezenas de milhar de tentativas de actualização da aplicação que desenvolvemos para a HP EMEA/Williams em 2005.
Apesar do sucesso alcançado na altura não foi possível encontrar outra entidade (a HP afastou-se da competição no ano seguinte) que viabilizasse o projecto.
Depois de algum tempo de ‘vazio’, eis que volta a existir uma aplicação gratuita para Windows Mobile que permite acompanhar os resultados da modalidade rainha do desporto automóvel.
O Formula1 2008 é uma aplicação simples e objectiva que cumpre aquilo que lhe é exigido.

Há informação sobre os locais onde se irá disputar cada Grande Prémio (o único ponto onde existem imagens), o Calendário, os Pilotos e Equipes e a classificação atual.
Os conteúdos são atualizados a partir do interior da aplicação não sendo necessário reinstalar novas versões para dispor dos resultados mais recentes.

PCdeBolso

Surgem as primeiras fotos do tao esperado BlackBerry 9000

sábado, 29 de março de 2008


Essas sao as primeiras fotos do blackberry 9000 "9000 e a serie e nao o modelo hein"
como surgeriam os rumores, ele tera sim wi-fi,conexao 3G HSDPA,um novo teclado e uma interfaçe mais amigavel, a tela e de 480x320 e assim como no N95 sera dotado de sensor de movimento ele reconhecera automaticamente quando o aparelho estiver na horizontal ou na vertical e ira rotacionar a imagem na tela, como podemos ver nessas fotos a interfaçe e completamente diferente da atual,com certeza os mais conservadores ficaram meio espantados com a nova cara da serie 9000 principalmente pelas novas fontes "letras"
Image Hosted by ImageShack.us
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Configurando o Claro 3G no Asus EeePC


Como criar um ícone para conectar o modem Claro 3G ao Asus EeePC

Aprenda com o tutorial abaixo a criar um ícone no modo Easy da interface do AsusEeePC 701 para fazer o modem HSPDA Huawei E226 com chip Claro conectar-se à rede 3G. Existem por aí vários tutoriais sobre como fazer isso com o Kppp, Gppp e Wvdial. Aqui, utilizei o wvdial como referência. Não é a melhor solução, mas funciona perfeitamente. Veja como:
Liberando o menu da interface visual Icewm
Para habilitar o menu, tomamos como base o tutorial do fórum Eeeuser.com. Primeiro, crie uma pasta oculta /home/user/.icewm e copie os arquivos de modelo disponíveis em /etc/X11/icewm. Em seguida, edite o arquivo preferences. Altere a propriedade TaskBarShowStartMenu de 0 para 1.
Instalando o wvdial
Para instalar o wvdial, adicione um repositório debian, a fim de baixar o aplicativo com o apt-get. Clique em Start, depois em xterm. Por fim, edite o sources.list com o comando:
sudo /etc/apt/sources.list
No arquivo sources.list, inclua a linha:
deb http://ftp.us.debian.org/debian/ etch main contrib
Feito isso, rode os comandos:
sudo apt-get update
sudo apt-get install wvdial
Para testar, você pode rodar o comando:
wvdial –help
Criando arquivo de conexão e script para automatizar
Para criar o arquivo de conexão, entre com o comando abaixo na janela do xterm aberta anteriormente:
sudo kwrite /etc/wvdial.conf
Abre-se o arquivo wvdial.conf. Nele, apague tudo e copie o conteúdo abaixo:
[Dialer Defaults]
Carrier Check = off
Init1 = ATZ
Init2 = ATQ V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
Password = claro
Ask Password = 0
Check Def Route = 1
Phone = *99***1#
Idle Seconds = 0
Modem Type = Analog Modem
Stupid Mode = 1
Compuserve = 0
Baud = 4608000
Auto DNS = off
Dial Command = ATDT
Modem = /dev/ttyUSB0
ISDN = 0
Username = claro
[Dialer claro3g]
Stupid Mode = on
Password = claro
Auto Reconnect = off
Username = claro
Phone = *99***1#
Salve o arquivo e feche a janela do kwrite.
Agora, vamos criar um script bem simples em bash para rodar o wvdial e acertar o DNS. Ainda no xterm digite:
sudo kwrite /home/user/claro_dns
Agora, inclua o conteúdo:
nameserver 200.255.121.39
nameserver 200.169.117.14
Depois, siga com o comando:
sudo kwrite /usr/bin/conecta e inclua o conteúdo:
#!/bin/bash
/usr/bin/wvdial –C /etc/wvdial.conf
cp –rv /home/user/claro_dns /etc/resolv.conf
Salve e dê permissão de execução com o comando:
sudo chmod +x /usr/bin/conecta
Criando o ícone
Para criar um ícone no modo easy, segui o tutorial Customizing the Easy Mode GUI. Resolvi seguir o Manual Mode para entender melhor como funciona a interface. Primeiro, faça um backup do arquivo da interface:
cp /opt/xandros/share/AsusLauncher/simpleui.rc /home/user/simpleui.rc.old
Em seguida, crie um diretório oculto no home do usuário e copie o arquivo para lá:
mkdir /home/user/.AsusLauncher/
cp /opt/xandros/share/AsusLauncher/simpleui.rc /home/user/.AsusLauncher/simpleui.rc
Agora, é só editar o arquivo com o comando:
sudo kwrite /home/user/.AsusLauncher/simpleui.rc
Inclua o conteúdo abaixo, exatamente como está:
icon="asus_norm.png"
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Claro 3G

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Funcionamento
1. Conecte o modem e aguarde uma luz azul piscar (identificação do dispositivo e identificação da rede).
2. Dê um duplo clique no ícone e espere a luz azul se tornar constante. Pronto, você está conectado.
Sugestões de como melhorar a solução são bem-vindas.

por - Luiz Henrique dos Santos Cruz

Ericson HSPA evolution ate 42mbps de velocidade


Nem super 3g nem redes EDGE mais rapidas, a Ericson promete para este ano ainda velocidade de download de 42MBPS com a rede HSPA Evolution, para quem acha espetacular a velocidade das redes HSDPA da operadora NTT Docomo a super 3g de 7.2mbps,a Ericson promete passar essa velocidade para 42mbps para os amantes de conexao ilimitada no celular isso e um sonho nao muito distante,nao no brasil e claro ne,a atualizaçao ira ocorrer sem maiores problemas e sera usada a rede 3g HSDPA ja existente no mercado, e esperar pra ver

Venda de celulares Wi-Fi cresce 61% em 2007

A venda de celulares com Wi-Fi cresceu 61% em 2007 no mundo, em relação ao ano anterior, segundo a Infonetics.

Foram 682 mil aparelhos vendidos com a tecnologia em 2007, em comparação as 258 mil unidades vendidas em 2006. Uma das razões para o crescimento, segundo o estudo da empresa de pesquisas Infonetics, é a adoção crescente nas empresas de VoIP sem fio.

A venda de equipamentos de redes sem fio atingiu 1,9 bilhões de dólares em 2007, o que representa 20% a mais que em 2006. O upgrade das redes para o padrão 802.11n e o aumento de adoção de redes sem fio impulsionaram o mercado. A estimativa é que, em 2011, os equipamentos de rede sem fio rendam 3,4 bilhões.

Segundo a pesquisa, a Cisco é a líder do mercado de equipamentos de redes sem fio no mundo corporativo, seguida da Motorola e Aruba, empatadas.

China estréia em abril tecnologia 3G própria

A China Mobile vai iniciar em abril os testes comerciais da rede 3G, com tecnologia própria, no padrão TD-SCDMA.

Os testes serão realizados em oito cidades da China, a partir do dia 1 de abril. Serão oferecidos gratuitamente 20 mil celulares compatíveis com a tecnologia. Haverá também aparelhos à venda.

O lançamento da 3G na China foi adiado porque o governo queria desenvolver sua própria tecnologia para evitar o pagamento de royalties para companhias que detém patentes de padrões utilizado na 3G.

A China Mobile está atrasada: tinha planos de começar a operar no primeiro semestre, com cobertura em 300 cidades, antes das Olimpíadas.

Filmadora de Alta Definição Portátil da Vivitar


A Vivitar apresentou a sua câmera de vídeo[bb] DVR565HD, que apesar de compacta, filma em alta definição (720p) com 30 frames por segundo, e salva os vídeos diretamente no formato H.264 para poupar espaço. As filmagens ficam gravadas em um cartão de memória SD (máximo de 4 GB de capacidade), e a filmadora tem uma saída HDMI para tocar os vídeos em 1080i na sua HDTV. A tela de preview LCD giratória é bem grande, com 3 polegadas.

Ainda não temos informações de preço, mas a Vivitar DVR565HD deve ser lançada em Abril na Europa e depois nos Estados Unidos em versões nas cores prata e preta.
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iPhone é o Gadget mais popular para acesso à Internet, informa pesquisa

Seis meses depois de chegar ao mercado, o iPhone é o mais popular Gadget para acesso à Internet móvel. De acordo com uma pesquisa da consultoria M:Metrics, em janeiro, 85% dos usuários do telefone da Apple acessaram notícias e informação por meio do iPhone, contra 58,2% de quem tem smartphone e 13,1% da média do mercado.

Além disso, 30,9% dos donos do aparelho assistem a vídeos ou TV móvel pelo celular, contra um percentual médio do mercado de 4,6% e mais que o dobro da taxa de todos os usuários de smartphones. Redes sociais são outra aplicação popular entre as pessoas que têm iPhone: 49,7% acessaram esse tipo de serviço em janeiro, o equivalente a quase 12 vezes a média do mercado.

"Esses dados indicam que os widgets do iPhone são uma forma eficiente de incentivar o consumo de conteúdo", diz Mark Donovan, analista sênior da M:Metrics. "Os widgets do YouTube e do Google Mapts são muito populares, foram acessados, respectivamente, por 30,4% e 36% dos usuários do iPhone, contra apenas 1% e 2,6% de todos os assinantes móveis", completa.

De acordo com a M:Metrics, o potencial do iPhone no que diz respeito à navegação na Internet móvel está ligado, em grande parte, à forma de comercialização do Gadget pela operadora norte-americana AT&T. Ao adquirir o aparelho, o usuário adere a um dos planos de dados da empresa. "Uma vez que o usuário perde o medo de ter uma surpresa com os valores pelo uso de dados, o consumo de dados do usuário aumenta muito, indiferentemente do device", finaliza Donavan.

TV no celular: como funciona?

Assistir a programas de TV em alta definição na telinha do celular, em breve, será um recurso comum nos telefones móveis à venda no Brasil. Até abril, chegam ao mercado os modelos V820L, da Samsung, e CTV41, da Semp Toshiba, que custarão, respectivamente, entre R$ 1,6 mil e $ 1,7 mil, e R$ 1,2 mil e R$ 1,6 mil. Até o fim do ano, outros aparelhos capazes de receber TV digital estarão nas lojas.

Como funciona?

Para ver TV digital no celular é preciso, primeiro, ter um telefone compatível com esse recurso, como os dois anunciados por Semp Toshiba e Samsung. Os modelos com essa funcionalidade são equipados com uma antena para receber o sinal de televisão e com um software compatível com o padrão de TV digital brasileiro, que é diferente do europeu e do americano, e tem características do japonês, mas não é igual.

"Podemos fazer uma analogia com celulares com rádio AM/FM, que você liga, seleciona no menu e escuta a estação escolhida. Vai ser a mesma coisa no celular", diz Mário Fried, coordenador de projetos do CESAR (Centro de Estudos Aplicados do Recife), que desenvolve projetos de tecnologia.

Além disso, o usuário precisa estar em uma região que receba sinal de TV digital. Por enquanto, apenas a capital de São Paulo tem cobertura, embora até o fim do ano a TV digital deva chegar a outras cidades brasileiras, segundo o cronograma do Ministério das Comunicações.

Novela na telinha?

O padrão de TV digital brasileiro permite que as emissoras transmitam gratuitamente seus programas para qualquer dispositivo capaz de receber o sinal, como aparelhos de TV ou telefones móveis. Isso significa que o usuário não precisará pagar para ver televisão aberta em alta definição na telinha do celular. Mas ver um capítulo inteiro da novela das oito no display do aparelho será uma experiência confortável?

André Varga, gerente de produto da Samsung, explica que a fabricante fez mudanças em seus aparelhos para melhorar a experiência do usuário ao ver vídeos no celular. "Em geral, a altura da tela do celular é maior que a base e normalmente assistimos a vídeos na posição 3x4, com a base maior que a altura. Por isso, o mercado teve que encontrar soluções, como tela giratória ou o software que permite que a imagem se adapte automaticamente à posição da tela".

Fried, do CESAR, diz que a duração da bateria dos aparelhos capazes de receber sinal de TV digital terá que ser maior do que a dos modelos sem esse recurso. O modelo V820L, da Samsung, por exemplo, terá autonomia de 3,5 horas de bateria para o usuário ver televisão de forma contínua. E a própria captação da imagem que será transmitida para o celular terá que ser realizada de forma diferente. "Se a captação de um jogo de futebol, por exemplo, não for diferente, bola vai ficar invisível na tela do celular", pondera.

Durante o período de definição sobre qual seria o padrão de TV digital brasileiro, emissoras e operadoras travaram uma disputa. As teles defendiam a adoção de um padrão que tornasse obrigatório o uso de suas redes. As redes de televisão queriam transmitir conteúdo para telefones móveis livremente, sem a participação das operadoras de telefonia. As emissoras levaram a melhor, mas especialistas acreditam que o grande filão da TV digital móvel é a produção de conteúdo específico para esta nova mídia.

"Uma coisa é ver um conteúdo premium no celular, como o resumo do capítulo da novela das oito, por exemplo, outra coisa é assistir à novela ao vivo, no horário que ela vai ao ar. A experiência é muito diferente", analisa Alexandre Borin, diretor no Brasil do Ericsson Mobility World.

Fried acredita que em pouco tempo, emissoras e operadoras criarão produtos específicos para esta nova mídia. "Defendo que a programação para celular seja diferente, com, por exemplo, os melhores momentos de um jogo ou do capítulo da novela. No primeiro momento não vai ser assim, mas em um futuro próximo o conteúdo que for transmitido para o celular tera que ser diferenciado", prevê.

Motorola comenta divisão da empresa em duas

Empresa garante que decisão atende interesses de valorização da companhia, mas não dá informações sobre situação na América Latina e Brasil.
Não foi surpresa a divisão da Motorola em duas companhias independentes, sendo uma voltada à fabricação de celulares e outra ao fornecimento de infra-estrutura de banda larga. O anúncio preliminar, feito pelo CEO recentemente empossado Greg Brown, foi divulgado no final de janeiro passado.

O que não está claro é o que essa mudança vai significar na prática. E, especialmente para o Brasil, ainda falta esclarecer o que essa reestruturação vai representar para a operação local da companhia. Em resposta a perguntas enviadas por e-mail pelo COMPUTERWORLD, a empresa garantiu que a divisão foi feita para atender os interesses da companhia e de todos os seus acionistas.

O comunicado não esclarece, contudo, se estão previstas demissões ou modificações na estrutura da empresa no País, limitando-se a afirmar que “o mercado latino-americano é importante para a Motorola e que a fábrica de Jaguariúna foi criada para suportá-lo (...) e que teve sucesso significativo no Brasil e na região”.

Sobre a possibilidade de venda da divisão de celulares, lê-se no comunicado: “O que anunciamos hoje é que iniciamos o processo de criação de duas companhias independentes e de capital aberto. Nós não colocamos um anúncio de ‘vende-se’ na empresa”.

De acordo com Kristin Crispin, analista de telecomunicações da Frost & Sullivan, o caminho escolhido pela Motorola evidencia o que as grandes companhias de telefonia celular têm de fazer para se manterem saudáveis. “Essas empresas não podem investir só em dispositivos. Elas têm de colocar seus esforços em mobilidade e serviços para o mercado corporativo”, diz.

A analista completa: “É isso o que a Nokia já está fazendo e a LG, com o acordo com a Nortel”. De acordo com Kristin, o problema é que a Motorola deixou sua área de celulares chegar a um ponto que, quando perdeu a segunda colocação para a Samsung, os investidores passaram a hesitar em investir na área de redes, que é saudável, com medo do peso da divisão de celulares.

E o que acontecerá com a área de celulares? “Essa é a grande questão e foi essa dúvida que fez a empresa optar pela divisão. Uma das possibilidades é a busca parceiros”, diz ela.

Apple avalia fabricar no Brasil, diz Exame


Exame revela que Apple procurou o governo brasileiro para discutir produção de iPod e iPhones no Brasil.

Segundo a Exame, a gerente sênior para a América Latina, Susan Cronin, reuniu-se em dezembro de 2007 com funcionários da Casa Civil e Presidência da República para discutir como poderia trazer seus produtos para o Brasil.

Uma das propostas foi obter incentivos fiscais em troca de investimentos em pesquisa feitos no Brasil. Sem acordo, a Apple negociaria montar uma fábrica no país para produzir seus eletrônicos aqui.

A diferença de preço entre um iPhone importado e produzido no Brasil é enorme, o que incentivaria a Apple a produzir localmente. A Apple preferiu não comentar a reportagem. O texto completo está disponível no portal da Exame.

iPhone de alta velocidade pode ser lançado este ano

A Apple deve lançar uma versão de alta velocidade de seu iPhone no segundo trimestre e planeja produzir até oito milhões de unidades no terceiro trimestre, de acordo com o Bank of America.As ações da Apple subiram em US$ 3,95, ou 2,8%, para US$ 144,20, depois que um relatório do analista Scott Craig, do Bank of America, previu lançamento de um iPhone de terceira geração (3G). As ações da AT&T, a operadora exclusiva do iPhone nos Estados Unidos, subiram em um por cento, para US$ 38,03, na sexta-feira.

"Nossas mais recentes verificações junto aos canais apontam para elevação significativa na produção do iPhone 3G a começar em junho, depois de uma elevação inicial mais modesta em maio", afirmou Craig em nota a clientes.

A AT&T havia anunciado no ano passado que esperava poder colocar à venda uma versão 3G do iPhone em 2008, mas se recusou a comentar sobre datas específicas de lançamento, na sexta-feira. Jennifer Bowcock, representante da Apple, se recusou a comentar.

Craig afirmou que espera agora que o volume de produção supere em muito suas estimativas anteriores. Ele alega que a Apple está planejando fabricar mais de três milhões de iPhones de alta velocidade em maio, seguidos por mais oito milhões no terceiro trimestre do ano.

Craig, que anteriormente estimava produção total de oito milhões de iPhones em 2008, disse que esse número estava começando a parecer conservador, a menos que alguns dos planos fossem postergados.

Reuters

iNAVI K2, Um Navegador GPS com Mapas em 3D

sexta-feira, 28 de março de 2008


A empresa Coreana Thinkware apresenta o iNAVI K2, um navegador GPS[bb] que se destaca da concorrência porque tem mapas com prédios em 3D! Ele é uma evolução do modelo iNAVI G1, e vem com um cartão de memória SDHC de 8 GB, 256 MB de RAM e uma tela LCD de 4.8” com resolução de 800 x 480 pixels.

O iNAVI K2 também tem um sensor geomagnético (G-Sensor) de 3 eixos que detecta o norte e calcula a direção do seu carro! O sistema de navegação também traz informações completas sobre a direção das ruas, é claro. Além de ser um GPS, o iNAVI K2 também tem receptor para TV DMB, player de vídeo, fotos e MP3, leitor de e-books e mais.

O iNAVI K2 deve ser vendido pelo equivalente a US$ 550 na Coréia do Sul. Infelizmente ele não deve ser vendido em outros países, muito menos aqui no Brasil.
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Vestax Guber CM-02: Toca-Discos com USB e Muito Estilo


A turntable Vestax Guber CM-02 tem o mesmo design da CM-01, mas com um diferencial muito interessante, uma porta USB que é perfeita para você converter seus LPs para o formato digital no seu PC ou Mac.

Este toca-discos[bb] toca LPs de 33 1/3, 45 e 78 rpm, tem um braço em ‘S’, motor “direct drive” e pré-amplificador embutido.
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Além da turntable, a linha Guber da Vestax também tem outros aparelhos bem interessantes com o mesmo estilo, como a caixa de som CM-03, o amplificador CM-04, e o mixer 180G.

A Vestax Guber CM-02 custa US$ 233 no Japão

Redes analógicas de telefonia celular serão desligadas em junho

Na última quinta-feira, o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, informou que os aparelhos celulares analógicos, ou os produtos criados no Brasil na década de 90 a partir das redes do serviço móvel, como o ruralcel ou ruralvan, deverão ser desativados em junho. A razão é a pequena quantidade de assinantes que utiliza a tecnologia AMPS, que vigora no país desde a introdução da telefonia móvel, no ano de 1990: apenas 13.087, cujos aparelhos pararão de funcionar com o desligamento das redes analógicas. Eles representam 0,01% dos 124 milhões de assinantes da telefonia celular no Brasil.

Após o desligamento, as prestadoras terão de fornecer um novo telefone a esses usuários, com tecnologia digital e sem qualquer ônus, afirma o gerente de regulamentação da área de telefonia móvel da agência, Bruno Ramos. Os aparelhos analógicos são os mais vulneráveis à intercepção clandestina. Os telefones celulares digitais em trânsito (roaming) também se fragilizam e se tornam sujeitos à clonagem através do uso de scanners, porque, fora de sua área de serviço, passam a operar automaticamente pela tecnologia analógica. O desligamento da rede analógica vai reduzir o risco de clonagem.

Alarme que não deixa você dormir


O aparelho atrás da orelha deste homem, na foto, é um alarme. Isso mesmo, é um alarme que dispara se você adormece.

Ele é um sensor para detectar os movimentos do pescoço e dispara um bip e nos impede de cair no sono. O principal público desse gadget são motoristas que precisam viajar a noite. Mas nada impede estudantes dorminhocos de usar o dispositivo.

A idéia parece boa, mas me preocupa o fato de alguém com sono assumir o volante. Não é adequado. Sem falar que o barulho do alarme pod fazer o motorista acordar assustado e virar o volante bruscamente.

Para mais informações visite o site. O alarme anti-sono tem preço sugerido de US$ 10,00 (R$ 17,00).

Tocador de MP3 com 1 GB movido à manivela


Quantas vezes já aconteceu do seu MP3 Player ficar sem bateria e você não ter como carregar o aparelho naquele momento?

Um tocador desenvolvido pela Thanko promete resolver isso: ele pode ser recarregado girando uma pequena manivela. Cada minuto de recarga garante 10 minutos a mais de som nos ouvidos.

Também é possível recarregar o aparelho com um adaptador para corrente alternada ou usar a entrada USB do computador para prover a energia necessária.

Ele toca arquivos no formato MP3 e WMA e a capacidade de armazenamento é de 1 GB. O preço sugerido é de US$ 62,75 (R$ 110,00), neste site.

Só como comparação, um iPod Shuffle com os mesmos 1 GB custa US$ 49,90. É um preço bem competitivo para um gadget ecologicamente correto.

Fabricante de eletrônicos quer produzir próxima geração de iPhones

Maior fabricante terceirizada de eletrônicos do mundo conversa com a Apple sobre 2º geração do aparelho, diz Dow Jones Newswires.

A Hon Hai Precision Industry, a maior fabricante terceirizada de eletrônicos do mundo, com base em Taiwan, está negociando com a Apple para produzir a nova geração do iPhone, publicou o site Down Jones Newswires, nesta sexta-feira (28/03).

O jornal chinês Commercial Times também publicou uma nota parecida, chamando a segunda geração de iPhones de “um handset 3G”. O jornal afirmou que suas fontes, não reveladas, são pessoas da indústria de telefonia móvel.

Porta-vozes da Hon Hai não foram encontrados para dar entrevistas. A Apple espera vender, até o final deste ano, dez milhões de iPhones.

Symbol MC35, o PDA conectado da Motorola


O Symbol MC35, da Motorola, é um PDA voltado para uso corporativo, especialmente em aplicações logísticas.

Ele tem uma câmera digital embutida que funciona como leitor de código de barras. Nos testes do INFOLAB, as imagens das etiquetas capturadas com a câmera foram corretamente convertidas em texto pelo aparelho.

Outro ponto forte do MC35 é a conectividade. Ele funciona em redes celulares (GPRS e Edge) e Wi-Fi. Tem conexões Bluetooth e USB, além de receptor de GPS.

No INFOLAB, sua bateria agüentou quase duas horas de uso contínuo na função celular, e 6 horas e 16 minutos rodando vídeo.

CaracterísticasProcessador PXA270 416 MHz, 64 MB de memória RAM, Slot para cartão SD, tela touch screen de 2,8 polegadas, câmera de 2 MP, Windows Mobile 5.0. Preço: 2 500 reais.

Cuba exibe plano para popularizar celular


Após liberar a venda de PCs e DVD players, Cuba apresentou um plano para ampliar o acesso à telefonia móvel.

De acordo com o jornal cubano Gramna, uma decisão do governo coloca fim às restrições para cubanos comprarem telefones celulares.

Antes, para ter um celular, era preciso explicar a necessidade do serviço, o que na prática restringia o uso de celulares por funcionários de escritórios e empresas públicas.

Agora, qualquer pessoa poderá comprar e utilizar os telefones sempre precisar se explicar. Os aparelhos serão fornecidos pela empresa local de comunicações, a ETECSA.

Segundo o Gramna, um acordo com a China está permitindo a Cuba ampliar sua infra-estrutura telecom e levar o acesso à telefonia móvel a mais cidadãos do país.

O presidente do país, Raúl Castro, afirma que a melhor situação econômica de Cuba permite ampliar o acesso dos cubanos a bens eletrônicos, como computadores e celulares.

Raúl afirmou que as medidas buscam tornar a economia cubana mais competitiva, com maior uso de ferramentas de mobilidade.

Inaugurada no Brasil a 1ª Apple Shop da América do Sul


O Rio de Janeiro ganhou a primeira Apple Shop da América do Sul. A nova loja abriu as portas ontem no BarraShopping, zona oeste da capital carioca. A Apple Shop está instalada num espaço de 80 m2 dentro da Fnac do Barra Shopping, no Rio.Diferentemente das famosas Apple Stores, operadas diretamente pela Apple, a Apple Shop é como uma franquia: a loja é projetada pela Apple e o pessoal é treinado pela empresa, mas a administração não é da companhia da maçã. A loja, além de vender, promove workshops, explica o funcionamento dos produtos ao público e permite que se testem os equipamentos.
Segundo o assessor da Fnac, Fernando Santana, a intenção é abrir mais oito unidades no País até o final do ano. "Ainda neste semestre pretendemos inaugurar três lojas em São Paulo, e no segundo semestre em Campinas, Brasília, Curitiba e Porto Alegre", afirmou ele.

O destaque, claro, são produtos da Apple, que variam de iPods e computadores a outros acessórios de hardware e software. Por enquanto, o iPhone não estará à venda.

Uma das grandes novidades na Apple Shop é o MacBook Air, considerado o laptop mais fino do mundo. Com menos de 2 cm de espessura e pesando 1,36 Kg, é feito de alumínio e cabe dentro de um envelope. De acordo com a empresa, ele é o primeiro também a utilizar a touchpad (que desempenha a função de mouse) com tecnologia multitoque.

A novidade tem preço de R$ 6.499 e já chama a atenção de clientes que passam pelo local. "É bom para as pessoas levarem de um lugar para o outro com facilidade. Principalmente para quem precisa trabalhar com computador o tempo todo", afirmou o promotor de vendas Antônio Carlos, 18 anos.

Consultores da Apple Shop vão auxiliar o público a aproveitar o máximo de recursos e produtos oferecidos na loja. O estudante Wallace Aires acessa a Internet através de lan houses, mas pretende comprar um computador da Apple. "Gosto mais de acessar o Orkut e jogos. Mas à noite fica complicado, não tem lan houses abertas", disse ele.

Santana disse ainda que outra das principais novidades na loja é o iMac 24 polegadas, no valor de R$ 7.299. Ele informou que a loja vai incentivar o público a testar os equipamentos antes da compra. O objetivo é fazer com que as pessoas percam o medo da tecnologia.

A Apple Shop funciona de segunda à sábado das 10h às 22h, e domingos e feriados das 15h às 21h.

Acionistas fecham acordo para compra da Brasil Telecom pela Oi

A operação de compra da Brasil Telecom pelo grupo Oi será formalizada na próxima semana após acordo acertado na noite passada por acionistas das empresas.

"Foi feito sim, acordo. A operação será formalizada na semana que vem. Mas, até o fechamento da operação, a Oi não vai se pronunciar sobre números", informou a assessoria de imprensa da Oi por telefone.

Em fevereiro, a Oi informou ao mercado que a compra do controle da Brasil Telecom deveria custar entre 4,5 bilhões e 5,2 bilhões de reais. A empresa não tinha até então certeza do valor final da operação.

Nesta sexta-feira, o jornal Folha de S.Paulo informou que a compra da operadora que atua no Sul, Centro-Oeste e parte da região Norte do país "gira em torno de 8 bilhões de reais".

Uma fonte próxima às negociações confirmou o valor publicado, dizendo que se trata de principal, acrescido de custos como oferta a minoritários e dívidas.

A união das duas companhias deve criar uma operadora nacional com cerca de 30 por cento do faturamento bruto da indústria de telecomunicações, segundo informações do site especializado Teleco. Além disso, e com base em números de 2007, a nova empresa formaria um grupo com 56,7 por cento dos acessos de telefonia fixa do país, 17,9 por cento das linhas celulares e 42,7 por cento dos acessos banda larga.

Procurada, a assessoria de imprensa da Brasil Telecom não comentou o assunto. Representantes dos ministérios das Comunicações e da Casa Civil informaram não ter conhecimento do acordo.

A união de fato das duas companhias precisa ainda de uma mudança na legislação de telecomunicações do país, já que pela lei atual um mesmo grupo não pode ter duas concessões públicas de telefonia.

Até meados deste mês, a eventual mudança na legislação ainda não havia entrado na pauta de discussões da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apesar de haver recomendação do Ministério das Comunicações para uma reavalição da legislação.

Às 12h50, as ações da Brasil Telecom exibiam alta de 4,05 por cento e as da Oi subiam 3,8 por cento. No mesmo horário, o Ibovespa operava estável.



Reuters

Apple teria encomendado iPhone para 3G

Rumores nos mercados internacionais dão conta que a Apple teria encomendado a produção de 10 milhões do iPhone, dedicados aos assinantes dos serviços da Terceira Geração. O novo dispositivo teria ainda um novo designer, mais fino, para proporcionar redução de consumo de energia.

As informações começaram a ser veiculadas na Ásia, onde os equipamentos são manufaturados. Segundo as notícias, a Apple quer usar a 3G para acelerar o processo de download de músicas e filmes. O iPhone foi o maior sucesso de 2007, apesar de rodar apenas nas redes 2,5G.

No ano passado, de acordo com dados do mercado, foram vendidos 3,7 milhões terminais. Este ano, a Apple já divulgou a intenção de chegar a casa dos 10 milhões, número que pode ser considerável no plano estratégico da fabricante, mas que não causa nenhum problema para os líderes do mercado tradicional de telefonia celular.

Novo Samsung "acesso" o primeiro mobile TV com a AT&T


A Samsung e a AT & T , anunciaram oficialmente a chegada do "Acesso". O primeiro dispositivo Samsung de apoio à Mobile TV da operadora AT & T . O telefone apresenta uma tela de 2.3-polegadas com qualidade de DVD, dual-band 3G e quad-band GSM, botao one-touch para acesso a AT & T Mobile TV, vídeo Conferencia, AT & T Mobile Music, Bluetooth, um slot microSD e uma câmera de vídeo de 1,3 megapixel. Preço não foi anunciado,mas deve estar a venda provavelmente em maio

Sony lança primeiro notebook com Blu Ray do mercado brasileiro, FZ-390AU da linha VAIO


Você está procurando entretenimento em alta definição com portabilidade? Acaba de encontrar. Após a derrota sobre o HD DVD, o Blu Ray ganhou força, e agora estão chegando no Brasil vários produtos, o primeiro dele a vir com unidade Blu-Ray é o laptop FZ-390AU da linha Vaio da Sony.

O portátil da Sony Vaio é o primeiro a ser fabricado com a tecnologia no país e também é pioneiro na utilização do moderno processador Intel Core 2 Duo T8300, que tem uma incrível performance, já que tem velocidade de 2.4 Ghz. Eu diria que o notebook FZ-390AU é aquele aparelho que os exigentes apreciam com euforia, que impressiona aos mais refinados geeks. Pra quem gostou da novidade, acesse a loja Sony Style, o preço é de R$8.999,00 e pra quem não gostou… bem, continua sendo o mesmo preço

Mais Detalhes:

• PROCESSADOR: Intel® Core™ 2 Duo T8300 com tecnologia de processador Intel® Centrino® Duo (2.40GHz, 3MB L2 Caché, 800MHz FSB)
• SISTEMA OPERACIONAL: Windows Vista® Ultimate autêntico
• MEMÓRIA: 2GB DDR2 SDRAM
• DISCO RÍGIDO: 250GB
• UNIDADE ÓPTICA: Blu-ray Disc™
• TELA: WXGA de 15,4 polegadas com Tecnologia XBRITE™
• TAMANHO: 33,6 cm (largura) x 2,5-3,5 cm (altura) x 26,9 cm (profundidade)
• PESO: 2,7kg

HitechLive

Roteador WPN824, da NetGear, é discreto e eficiente


Quem está buscando um roteador no padrão 802.11g bonitinho e com bom desempenho pode dar uma olhada no WPN824, da NetGear.

O produto é equipado com sete transmissores internos para melhorar o alcance do sinal. O design fica interessante porque ele não tem uma antena externa.

O aparelho tem, ainda, boas funções de segurança, como um sistema que detecta intrusos e manda um e-mail notificando a tentativa de invasão. O roteador está nas lojas por 439 reais.

StorCenter Wireless, da Iomega, guarda 1 TB na rede


O storage de rede StorCenter Wireless Network, da Iomega, é uma alternativa interessante para pequenas empresas que precisam de um servidor de arquivos.

O equipamento tem quatro discos de 250 GB, com opções de configuração em RAID 0, 1 e 5, que oferece bom equilíbrio entre velocidade, espaço e segurança.

Com conexão no padrão 802.11g, o storage trabalha com criptografia WEP, WPA ou WPA2 e tem apenas uma porta LAN e uma USB, que pode ser usada para compartilhar a impressora.

O produto tem funções de backup agendado e boas opções de configuração para grupos. O StorCenter está sendo vendido por 3.480 reais.

Câmera digital Z20fd, da Fujifilm, tem 10 MP de resolução e zoom de 3x


A câmera digital Z20fd, da Fujifilm, une cores vibrantes a 10 megapixels de resolução e zoom óptico de 3 vezes.

Entre os recursos da câmera, que custa 999 reais, está a detecção de face e a edição de olhos vermelhos na própria máquina. Ela envia arquivos por infra-vermelho, além do cabo USB.

O monitor de 2,5 polegadas traz informações sobre o ISO (64 – 1600) e o modo de disparo escolhido (são 15 opções pré-configuradas). O menu é em português. A câmera tem uma memória interna de 45 MB e aceita cartões xD, SD e SDHC.

As medidas da câmera Z20fd são 9,1 por 5,6 por 1,8 centímetros e ela pesa 110 gramas.

Internet no celular promete surpreender em 2008

quinta-feira, 27 de março de 2008


Com o aumento contínuo do número de celulares no Brasil, as empresas entusiastas no setor de telecomunicações estão de olho na internet que estes podem vir a transmitir, como é o caso da Claro que já tem tecnologia 3G em sua transmissão GSM na cidade de São Paulo.

A tecnologia 3G GSM no celular faz com que se possa navegar a uma velocidade bem maior que as atuais disponíveis no mercado, aumentando a expectativa dos fabricantes no uso de celulares para navegar na internet no notebook, por exemplo.

Atualmente uso um HTC Touch com teclado QWERTY para acesso móvel aos emails, twitter e Instant Messengers, a experiência no uso da internet fora do computador melhorou muito com o 3G, páginas carregam mais rápido e pode-se usar o aparelho como modem, caso prefira acessar o 3G no laptop.

Rede de celular LTE atinge 250 Mbps no Japão

A rede Super 3G da operadora de celular japonesa NTT DoCoMo Super 3G, atingiu 250 Mbps em teste.

A rede Super 3G, também chamada de LTE (Long Term Evolution), está sendo padronizada pela 3GPP (Third Generation Partnership Project). É considerada 4G, sucessora da tecnologia WCDMA/UMTS, que está começando a ser usada no Brasil para a 3G.

A operadora japonesa está realizando os ajustes e testes de campo na Super 3G desde fevereiro, num bairro no sul de Tóquio. Outras operadoras, como a China Mobile e a Verizon já anunciaram que testariam a tecnologia.

Jaqueta usa calor humano para carregar gadgets


Para aquecer o corpo humano, é usada uma razoável quantidade de energia. Por que não armazená-la? Melhor ainda, por que não usá-la para fornecer energia para os seus eletrônicos?

Um laboratório da Universidade de Berkeley (EUA) desenvolveu uma tecnologia para carregar gadgets usando a energia gerada pelo corpo humano.

São nanofios de silício (foto) colocados numa jaqueta e ionizados por meio do calor humano, gerando a energia elétrica usada por seus gadgets.

É uma tecnologia pesquisada há bastante tempo. Mas essa idéia esbarrava num problema de ordem técnica: o silício não é tão bom condutor de calor em temperatura ambiente.

Não espere vestir uma jaqueta dessa no próximo inverno. O laboratório ainda procura parceiros para viabilizar a invenção em escala industrial.

Smartphone da Sharp tem 3G e tela OLED externa


A Sharp lançou hoje (27) o SoftBank 922SH (foto), um novo concorrente para o mercado de smartphones.

O aparelho da empresa nipônica tem tela de 3,5 polegadas com resolução modo VGA e taxa de contraste 2000:1. Um dos destaques do aparelho é um teclado QWERTY completo, garantindo funcionalidade extra.

Uma tela OLED externa de 1,2 polegadas permite ao usuário realizar algumas das funções sem precisar abrir o aparelho. Entre essas funções estão leitura de business card, um slot de memória microSD e o envio/recebimento de e-mails.

O aparelho deve chegar às lojas japonesas já nesta sexta-feira (28).

Porta Retrato Quick Touch da Kodak


Apesar do nome, o porta retrato Quick Touch da Kodak[bb] não é touchscreen, a borda do porta retrato é que é um touchpad, assim você pode trocar de foto com movimentos dos dedos. Mas isto não é um problema, afinal quem ia querer olhar para fotos com um monte de marcas de dedos em cima?

Os porta retratos são compatíveis com a maioria dos cartões de memória e pendrives USB. O modelo M1020 (US$ 230) toca músicas em MP3 e vídeos em MPEG, e o modelo M820 é mais barato (US$ 180), mas não toca vídeos e não tem slot para cartões CF. Por este preço, bem que os novos porta retratos podiam ter Wi-Fi para sincronização de fotos com o seu computador.

Vivo e Yahoo! lançam ferramenta de busca para celulares

A Vivo e o Yahoo! anunciam nesta quinta-feira, 27/03, o lançamento do Vivo Busca powered by Yahoo!, ferramenta de busca para celular baseada no Yahoo! oneSearch. A plataforma já está disponível e integrada ao novo Portal Wap da operadora.

O dispositivo por meio da ferramenta oneSearch, integra uma de opções de busca como notícias, imagens, informações financeiras, previsão do tempo – e, em breve, mapas, cinemas e o serviço local. Os clientes também podem baixar músicas e vídeos no Vivo Play, games no Vivo Downloads, além de ringtones e wallpapers disponíveis no Vivo Tons e Imagens.

Moto MING A1800 oferece CDMA e dual SIMs


A motorola esta para lançar o Moto Ming A1800 um celular de uso verdadeira mente global e nao estou falando de Quad Band nao, alem disso ele tambem ira funcionar na rede CDMA que operadoras como a Vivo no Brasil, e la fora a Sprint,Verizon e varias outras alem disso o aparelho contara com dual SIM ou seja voce podera colocar 2 chip no aparelho e usalos simultaneamente, Além da comunicação extra, o novo MING deverá vir com uma acentuada câmera de 3 megapixels e um perfil consideravelmente menor do que o seu antecessor o A1200. informação sobre a data de Lançamento não está disponível ainda, embora o relatório lança dúvidas sobre a probabilidade de um anúncio na próxima semana, o CTIA telefone expo. A utilização de um telefone CDMA o torna o provável candidato à venda nos E.U. como uma oferta oficial de pelo menos uma Tele.

MS pode desenvolver aplicativos para iPhone

Depois de a Apple lançar o SDK para o iPhone, um kit de desenvolvimento de aplicativos, a Microsoft considera a possibilidade de desenvolver programas para o celular da concorrente.
Tom Gibbons, executivo da Microsoft, afirmou à revista Fortune que engenheiros da empresa já estão avaliando o desenvolvimento de aplicativos para o aparelho. Apesar de não ter revelado que aplicativos seriam esses, Gibbons considera importante para a Microsoft entender o que pode agregar ao iPhone.

A empresa de Bill Gates pensa em implementar soluções de reconhecimento de voz da TellMe, responsável pelo desenvolvimentos de aplicações para o Windows Mobile, mas que pode ganhar espaço no iPhone graças ao novo SDK.
De acordo com a Fortune, em 2007 as vendas de softwares para Mac da Microsoft podem ter chegado a US$ 200 milhões. Daí conclui-se que o desenvolvimento de softwares para o iPhone pode configurar uma alternativa lucrativa para a MS.

Creative TravelSound i80 para o iPod Nano


A Creative é concorrente da Apple, mas nem por isto quer deixar de tirar uma casquinha do sucesso do iPod Nano[bb]. O Creative TravelSound i80 é uma caixa de som criada especialmente para o Nano, assim como a caixa de som TravelSound i50 do iPod Shuffle que mostramos aqui no Digital Drops.

O i80 pode ser recarregado junto com o seu iPod Nano, e a base da caixa de som permite que você veja suas fotos e vídeos em um ângulo mais confortável. Ele deve ser vendido por US$ 129, lá fora, por enquanto apenas na cor prata.

Em 2007, total de brasileiros com pelo menos um celular cresceu 23%

Em 2007, o total de brasileiros que têm ao menos um celular cresceu 23% em comparação com 2006, revelou estudo da LatinPanel nesta quarta-feira (26/03). No ano passado, 66% dos brasileiros tinham um dispositivo móvel, enquanto em 2006 o total era de 54%.

A base de assinantes de celular no Brasil chegou a 124 milhões em fevereiro deste ano, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segundo o relatório, a média mensal de novas aquisições no País também cresceu - em 2007, foram habilidados 2,3 milhões de novos aparelhos por mês, contra os 2,1 milhões mensais em 2006.

A pesquisa mostra que 26% das linhas adquiridas em 2007 - 1,2 milhão - foram compradas de segunda mão, estabelecendo um mercado secundário de celulares, concorrente das operadoras. No interior de São Paulo, 54% das aquisições ocorreram desta forma.

De acordo com a LatinPanel, 53% dos brasileiros das classes D e E já têm celular. Esta é a fatia da população com maior aumento do número de usuários dos dispositivos em relação a 2006, quando o total era de 39%.

Em 2007, na classe C, o índice de penetração é de 70% e, na classe AB, de 84%.Na avaliação por faixa etária, 46% das crianças entre 7 e 13 anos de idade têm celular. Os números seguem crescentes até os 24 anos: de 14 a 18 anos de idade, 71% possuem o aparelho; de 19 a 24 anos, são 80%.

Com o avanço da idade, o índice começa a cair. Entre 33 e 40 anos, 75% têm celular; 69% dos brasileiros de 41 a 50 anos de idade também possuem o aparelho e, acima dos 50 anos, 48% são donos destes dispositivos.

Apesar de as faixas etárias mais jovens e mais velhas terem menor índice de penetração, foram estas que mais avançaram na posse de celulares no ano passado em relação a 2006.

A LatinPanel revela também que os usuários de serviços pós-pagos gastam 7 vezes mais do que os que usam o serviço pré-pago. No primeiro caso, eles representam 15% da base instalada das operadoras e gastaram em média 68 reais por mês no período.

Os usuários “pré-pagos”, 85% da base ativa, gastaram 11,60 reais mensalmente - menores em comparação com 2006, quando gastavam 13,34 reais.

A pesquisa envolveu 26 mil pessoas para avaliar hábitos de compra e uso da telefonia móvel. Segundo a LatinPanel, a amostra representa 80% da população ativa e 91% do potencial de consumo dos aparelhos

Associação mundial de marketing móvel inicia operações no Brasil

A Mobile Marketing Association (MMA) inicia oficialmente suas atividades no Brasil nesta quinta-feira (27/03). O país sediará o capítulo latino-americano da associação, que já está presente na América do Norte, Europa/África/Oriente Médio e Ásia/Pacífico.

O objetivo da associação será fomentar o desenvolvimento do mercado de marketing móvel na região, estabelecendo ao mesmo tempo códigos de conduta e guias de boas práticas para garantir uma experiência que atenda as expectativas do consumidor.

Nas próximas semanas, será nomeado um conselho administrativo para a associação e também devem ser definidos comitês de trabalho divididos por temas específicos, segundo Frederico Pisani, CEO da especialista em marketing móvel Hanzo e um dos responsáveis por trazer a MMA para o Brasil.

De acordo com o executivo, a chegada da organização deve criar um ambiente favorável à expansão do mercado. Ele acredita que a participação dos serviços de valor agregado – que incluem desde distribuição de conteúdo até publicidade móvel – na receita das operadoras celulares deve crescer dos atuais 7% a 8%, em média, para até 15%, em dois anos.

Segundo o executivo, essa média chega a 35% na Ásia e já passa de 25% na Europa. Ele relata que a chegada da MMA nos Estados Unidos, em 2004, provocou um aumento no bolo do marketing móvel de 100 milhões de dólares para 1 bilhão de dólares em apenas um ano.

“Alinhando questões como preço e usabilidade com antecedência, as negociações são mais rápidas”, explica Pisani. O executivo acredita que o Brasil pode assumir papel de destaque na oferta de produtos relacionado ao marketing móvel, competindo inclusive no mercado mundial.

“O Brasil é ‘gente grande’. Tenho certeza que alguma empresa brasileira já será premiada no evento global da MMA neste ano”, aposta Pisani. Segundo o executivo, os investimento em marketing móvel no País hoje superam os 4 bilhões de reais.

Cerca de 26% dos celulares comprados no Brasil são usados, revela estudo

Cerca de 26% dos celulares adquiridos pelos usuários brasileiros em 2007 foram comprados de segunda mão, ou seja, algo em torno de 7,2 milhões de aparelhos. Um estudo revela ainda que se estabeleceu no Brasil um mercado secundário de celulares que concorre com as operadoras.

Os dados constam de um estudo anual realizado pela LatinPanel, empresa que mede consumo domiciliar, que ouviu 26 mil indivíduos para avaliar os hábitos de compra e uso da telefonia celular no Brasil. A amostra representa 80% da população ativa e 91% do potencial de consumo de celulares no país.

O Interior de São Paulo (Área 2) é onde o fenômeno se verifica com maior intensidade. Nesta área, 54% das compras de linhas se deram no mercado secundário. O Rio Grande do Sul (Área 6) ficou com a segunda colocação nesta modalidade de aquisição. Na região, 53% dos telefones celulares foram adquiridos de terceiros em 2007. A área 10, que congrega Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, é a terceira campeã das vendas de segunda mão. Nesta região, cerca de 34% das linhas adquiridas foram compradas de terceiros e não das operadoras.

O número de indivíduos que possuem ao menos um celular cresceu 23% em 2007 no Brasil. Em dezembro de 2006, a penetração dos aparelhos celulares estava na faixa de 54% da população. Já em dezembro de 2007, o índice subiu 12 pontos percentuais e bateu a marca de 66% dos brasileiros.

Mesmo com o amadurecimento do mercado de telefonia celular no País, o estudo revela que o ritmo de expansão da base de usuários não arrefeceu e o mercado cresce desde 2005 de forma uniforme. Prova disso é que os crescimentos da média mensal de novas aquisições se mantêm, foram habilitados 2,3 milhões de novos aparelhos mensalmente, em 2007, contra 2,1 milhões/mês no ano anterior.

A pesquisa também mapeou a distribuição socioeconômica dos celulares. Segundo o levantamento, 53% dos indivíduos das Classes D e E já são proprietários de celulares no país. Este estrato da população foi o que registrou maior incremento de número de possuidores na comparação com 2006. No ano passo, 39% dos indivíduos deste estrato possuíam celulares. Ou seja, em um ano a penetração e da telefonia móvel na base da pirirâmide social brasileira avançou 14 pontos percentuais no período analisado.

Na classe classe C , também houve avanços e , no final de 2007, 70% dos indivíduos deste estrato já possuiam ao menos um celular. Em 2006, o índice era de 59%. Na classe AB, por sua vez, o índice de penetração ficou em 84%.

No exame da distribuição por faixa etária, o estudo verificou que 46% das crianças entre 7 e 13 anos já são proprietárias de aparelhos celulares. Entre os indivíduos de 14 a 18 anos, 71% possuem o aparelho. Na faixa dos 19 aos 24 anos, a penetração é de 80%. Entre os indivíduos de 25 a 32 anos, o índice é de 80,6%, e, entre os de 33 a 40 anos, o o indicador é 75%. Na demais faixas, à medida que a idade avança, o percentual de indivíduos que possuem celulares cai. Entre os indivíduos de 41 a 50 anos a penetração é de 69%; e, para os que têm mais de 50 anos, o índice é de 48%.

O estudo indica ainda que o crescimento do mercado de telefonia foi impulsionado pelos extremos das faixas etárias. Ou seja, os mais jovens e os mais velhos, embora representem os segmentos com menor índice de penetração, foram os públicos que mais avançaram na posse de celulares em relação ao ano anterior.

Usuários de pós-pagos gastam mais

O estudo da LatinPanel fez também uma radiografia dos gastos com telefonia móvel no país. O levantamento revela que o brasileiro usuário de celular pós-pago puxa a receita das operadoras comprando cada vez mais serviços agregados. Os clientes desta modalidade de linha gastam 7 vezes mais que os usuários de pré-pago.

Segundo a pesquisa, os consumidores de telefonia celular pós-paga, que representam em média 15% da base instalada das operadoras, gastaram em 2007, em média, cerca de R$ 68,31 por mês, o que representou um aumento de 6% em relação ao ano de 2006, quando gastavam R$ 64,38. A região da Grande São Paulo encabeça essa tendência, com a maior média de gasto mensal, R$ 86,52.

Em contrapartida, o estudo mostra que os clientes pré-pagos, que ainda respondem por 85% dos celulares ativos no Brasil, estão reduzindo seus gastos com telefonia celular. Em 2007, estes usuários consumiram uma média de R$ 11,60 por mês, o que significou uma redução de 13% em relação a 2006, quando gastavam R$ 13,34.

Numa avaliação, neste caso dos gastos declarados em dezembro de 2007, a região Centro-Oeste é a que registra o maior gasto médio com celulares pré-pagos no país, R$ 15,11 por mês. A Grande de São Paulo é a região campeã da economia com gasto médio de R$ 9,23.

Mercado Potencial

Apesar de ter crescido de forma acelerada nos últimos anos, o mercado de telefonia celular tem muito ainda para avançar no país. Segundo as projeções da LatinPanel, 34% da população ainda não dispõe de celular, o que representa um público potencial de 46 milhões de indivíduos.

Em Portugal, jovens potencializam o uso da 3G

A Terceira Geração, mundialmente, conquista cada vez mais usuários pelas facilidades de uso. Pesquisa feita pela consultoria Marktest, ao longo do primeiro trimestre deste ano com usuários de telefonia móvel em Portugal, revela que o país já possui mais de 2,4 milhões de assinantes do serviço de Terceira Geração.

Batizado de Barômetro de Telecomunicações, o levantamento da Marktest apura que, pela primeira vez na história do país, os assinantes com celulares de Terceira Geração ultrapassaram os usuários da telefonia tradicional. Percentualmente isso significa que mais de 30% dos moradores de Portugal, com 10 anos ou mais, já têm um aparelho móvel 3G.

No ranking da telefonia celular do país, o barômetro da Marktest indica que a maior parte da população, no entanto, possui terminais da chamada segunda onda da telefonia - apenas com voz e SMS, com 34,1%. Mas, o quadro tende a mudar rapidamente. Isso porque os assinantes 3G já respondem por 29,8% do mercado. Em último estão os usuários de terminais capacitados para navegar na Internet, mas a partir do portal da operadora, com 29,4%.

O estudo do mercado português constata uma tendência mundial. São os jovens os grandes consumidores da tecnologia de Terceira Geração. Tanto é assim que a faixa etária que detém maior número de aparelhos na tecnologia está entre os 15 e os 24 anos, seguidos dos adultos, entre 25 e 34 anos. O serviço de videochamada é um dos mais requisitados, além da navegação na Internet em alta velocidade.

My Touch Keys oferece "resposta tátil" para o iPhone

quarta-feira, 26 de março de 2008


My Touch Keys é um protetor para a tela do seu iPhone, que além de proteger o display multitouch, ele vem com uma região cortada, aonde se localizam as teclas virtuais do aparelho para digitação de textos… E isto, de acordo com o marketing da empresa, simula uma resposta tátil ao digitar nas teclas.
quero so ver quem vai gastar dinheiro com isso com tantos outros acessorios a venda na internet muito mais uteis do que este, so pra constar custa 8 dolares menos de 15 reais

Globo sinaliza potencial da TV aberta no celular


Independente de qualquer polêmica com o setor de telecomunicações, a TV Globo sinaliza o potencial da TV aberta no celular. A expectativa positiva advém de uma pesquisa da emissora, na qual 60% dos entrevistados e detentores de um telefone celular estariam dispostos a gastar até R$ 1,5 mil para trocar de terminal, caso este novo seja capacitado para captar o sinal da TV aberta.

O estudo foi revelado pelo diretor de engenharia da TV Globo, Fernando Bittencourt, durante evento realizado, em São Paulo, para a divulgação da programação da emissora para 2008, segundo noticiado pelo portal Bluebus (www.bluebus.com.br), em reportagem de Júlio Moreira.

A matéria revela que a TV Globo aposta no potencial da TV digital aberta no celular. Segundo a reportagem, o diretor de engenharia, Fernando Bittencourt, afirmou que o novo dispositivo deverá virar uma febre de consumo dentro de alguns meses.

Ainda de acordo com a matéria de Júlio Moreira, o presente da TV Globo aos participantes do evento foi, exatamente, um dispositivo, semelhante a um pend drive, capaz de sintonizar a TV aberta para ser assistida nos computadores.

O tema TV móvel aberta é bastante polêmico. Como o padrão adotado no Brasil, o SBTVD impôs às operadoras móveis, a retransmissão do sinal da TV sem qualquer tipo de remuneração, a maior parte delas não planeja investir de forma decisiva, na aquisição dos celulares capazes de reproduzir a programação da TV digital Terrestre aberta, nos projetos de Terceira Geração.

Um exemplo: A Claro, que já tem operações 3G no país, na faixa de 850 MHz, desde o final do ano passado, ainda não incorporou ao seu portfólio nenhum terminal capacitado para a recepção da programação da TV digital aberta. O debate é intenso também no lado dos fabricantes de terminais.

Muitos não têm planos de fabricar localmente essa modalidade de equipamento - argumentam que são caros e que apenas o Brasil possui o padrão SBTVD, o que não justifica uma manufatura local.

O governo, no entanto, não acata essa argumentação e quer impor a produção desse terminal para os interessados em obter o PPB da Terceira Geração. O assunto está sendo debatido pela Abinee, entidade que reúne os fabricantes do setor eletroeletrônico.

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