Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Apple lançará iPhone 3G na Itália em agosto

quarta-feira, 7 de maio de 2008

A Apple planeja começar a vender a versão de terceira geração (3G), mais veloz, de seu bem-sucedido iPhone, a partir de agosto, em meio às férias de verão de alguns países europeus, disse uma fonte que conhece bem a situação. O lançamento seria parte da expansão do iPhone a 10 países de todo o mundo, anunciada ontem pelo grupo.A Apple, que desde outubro vem vendendo uma versão do iPhone que funciona nas onipresentes redes GSM européias, mais lentas, nos mercados do Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha e Áustria, planeja lançar a versão 3G do iPhone na Itália em parceria com a Vodafone e a Telecom Italia, de acordo com a fonte.

Ao optar por vender o aparelho em parceria com duas operadoras de telefonia móvel, no mercado italiano, a Apple está alterando sua estratégia de parcerias exclusivas com uma operadora em cada mercado, em troca de uma parte do faturamento propiciado pelos usuários do aparelho às operadoras de telefonia móvel com o acesso a serviços de dados.

A Vodafone, sediada na Inglaterra, é a maior operadora mundial de telefonia móvel, com 252 milhões de assinantes. O grupo anunciou na terça-feira que começaria a vender o iPhone na República Tcheca, Grécia, Itália e Portugal, na Europa, e também na Índia, Egito, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Turquia, ainda este ano.

Em comunicado separado, ontem, a Telecom Italia, cuja divisão de telefonia móvel TIM ¿ Telecom Italia Mobile - lidera o setor no país, anunciou que também começaria a vender o aparelho na Itália, ainda este ano. A Apple anunciou na semana passada que o iPhone, o celular mais vendido dos Estados Unidos, chegaria ao mercado do Canadá ainda em 2008.

De acordo com a fonte, que pediu que seu nome não fosse revelado em função de um acordo de confidencialidade, a Apple quer começar a vender a versão 3G do iPhone na Europa antes de agosto, o mês no qual a maior parte dos europeus saem de férias e portanto no qual teriam a maior necessidade de acesso avançado que o aparelho oferece à web.

Um porta-voz da Apple em Londres, Alan Hely, confirmou o arranjo de vendas com a Vodafone e Telecom Italia. Mas se recusou a acrescentar detalhes sobre o cronograma do plano, os modelos de celulares envolvidos e os preços de venda, e disse que não comentaria se a Vodafone havia recebido contrato exclusivo de venda de iPhones para outros mercados europeus que não os da Itália.

Os analistas da Europa estimam que as vendas do iPhone na Europa se reduziram depois de sua estréia, no ano passado, tendência que alguns deles atribuem ao alto preço inicial do aparelho ¿ de até 499 euros, ou US$ 771 (equivalente a pouco menos de R$ 1,3 mil) na Alemanha - e suas limitações quando usado em redes GSM, mais lentas. A Apple só revela em seus balancetes trimestrais o total mundial de vendas do aparelho, e não anunciou os detalhes quanto a vendas na Europa, até o momento.

Herald Tribune

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina