Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

3G pode ser ferramenta para impulsionar oferta de banda larga no Brasil

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

A chegada da terceira geração de telefonia celular ao Brasil deve promover maior oferta de serviços de banda larga no País. O 3G permitirá que consumidores utilizem a rede de operadoras de telefonia celular para acessar a Internet em alta velocidade. Por isso, a tendência é que regiões que atualmente têm oferta restrita desse tipo de serviço passem a contar com mais opções.

"Há uma demanda latente por banda larga no País. Os consumidores acham que é um serviço caro e, muitas vezes, há indisponibilidade técnica para oferecê-lo. Neste sentido, as operadoras podem nadar de braçada", opina Renato Trindade, diretor de TI e telecom da empresa de pesquisas TNS.O especialista acredita que haverá muita gente comprando o primeiro laptop e comprando serviços de banda larga móvel para se conectar à Internet. "Todo mundo aposta muito na videochamada, mas este recurso funciona como chamariz para novos clientes, mas esfria logo. Foi assim na Ásia. As operadoras brasileiras até podem fazer oba-oba em cima da videochamada, mas podem capitalizar mesmo em cima de serviços 3G", completa Trindade.

A videochamada é um recurso que permite ao usuário de serviços 3G fazer ligações enquanto vê seu interlocutor. Para isso, no entanto, os dois consumidores devem ter telefones habilitados para funcionar em redes de terceira geração.

Maioria de telefones pré-pagos não é problema para 3G

Trindade acrescenta que uma base composta majoritariamente por clientes pré-pagos, como é o caso do Brasil, onde 80% dos aparelhos estão neste modelo, não é empecilho para a oferta de serviços de terceira geração no País. "É só uma questão das operadoras adeqüarem suas ofertas para esse público", afirma.

De acordo com Trindade, em países como Rússia, China e Índia, a maior parte dos usuários também são pré-pagos - respectivamente 86%, 87% e 92%. Na Itália, 89% dos clientes usam esse tipo de telefone celular. "Em média, 60% dos usuários de celular no mundo são pré-pagos. Nesses países, as operadoras viabilizaram seus serviços 3G baixando preço e usando a tecnologia para criar novas opções de recarga", pondera.

Redes 3G já em operação

A partir deste ano, os usuários de celular no Brasil verão cada vez mais ofertas de terceira geração. Por hora, apenas a Claro lançou comercialmente o serviço, e a Vivo tem sua rede EVDO. Com a terceira geração, os usuários poderão acessar a Internet em alta velocidade por meio do celular e de modens 3G conectados ao computador.

wnews

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina