Interrupção no serviço afeta a credibilidade do BlackBerry
sábado, 16 de fevereiro de 2008
às 8:01 AMA segunda interrupção na rede de comunicação que atende aos smartphones BlackBerry, em menos de um ano, fez com que o Gartner aconselhasse os clientes da RIM a não confiarem exclusivamente nos populares smartphones para enviar mensagens relevantes.
Pessoas que realmente precisam de respostas instantâneas – em menos de oito horas – devem fazer planos de backup para BlackBerry, alertou o analista do Gartner, Ken Dulaney, nesta terça-feira (12/02), ao comentar sobre a interrupção nos serviços que ocorreu no dia 1º de fevereiro e durou cerca de três horas.
No dia 5 de favereiro, a RIM afirmou que a interrupção tinha sido causada por um problema com o sistema de informações internas, na infra-estrutura do serviço do BlackBerry, que foi reformada recentemente. As mudanças faziam parte parte de uma expansão da rede, que está em andamento, e não havia interferido nos serviços até então.
Em abril de 2007 houve outra interrupção, cuja causa a RIM atribuiu a falha em um dos Networking Operating Centers (NOCs).
Existem aproximadamente 12 milhões de usuários de BlackBerry no mundo. A queda do dia 1º afetou usuários dos estados Unidos e do Canadá, impedindo-os de enviar ou receber e-mails e de carregar qualquer uma das outras funções do aparelho. Segundo a RIM, nenhuma das mensagens foi perdida.
Dulaney fez duras críticas à RIM e afirmou que desde que o serviço ficou fora do ar no ano passado ele não confia na empresa. Depois da interrupção em 2007, a RIM prometeu que aperfeiçoaria seus processos de monitoramento, de recuperação e de testes.
“A RIM fez investimentos significativos para melhorar a infra-estrutura do sistema de recuperação no ano passado, o que permitiu que o serviço voltasse ao seu nível normal rapidamente”, explicou a empresa, na semana passada.“Obviamente eles não fizeram o suficiente para resolver os problemas do serviço”, contestou Dulaney.
Oferecer mais ferramentas aos seus clientes e manter o nível do serviço com o crescimento acelerado de usuários – 1,65 milhões de novos clientes apenas no último trimestre de 2007 – provavelmente ficou mais complicado, afirmou o analista do banco de investimento Sooner Cap, Albert Lin.
“Quando você pensa em um serviço confiável para mandar e-mails pelo celular, ainda é difícil se lembrar de outra que não seja o BlackBerry”, Lin ressalta.
O analista da Gartner, Dulaney, disse que concorrentes como o Visto e a Good Technology não são muito mais seguros. “Mas não é impossível tornar o serviço mais eficiente”, ele acrescentou.
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.