Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

MobileXP, a nova via para terminais OEM e ODM

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008


Quando a HTC decidiu passar a estar representada sob marca própria e deixar de fabricar os dispositivos de marcas concorrentes criou-se um vazio que colocou algumas empresas à deriva tentando encontrar quem fosse capaz de satisfazer o nível técnico e de qualidade a que estavam habituados.
A i-Mate foi um das companhias mais prejudicadas tendo experimentado diversos fabricantes nos últimos dois anos normalmente com resultados pouco agradáveis.
TechFaith Wireless, Arima, Mobinnova e agora a MobileXT são alguns dos fabricantes que têm estado por trás das mais recentes linhas de equipamentos da marca do Dubai.
Enquanto outros fabricantes, pelo menos aqueles que se encontram presente directamente no mercado, tentavam promover os seus produtos, outros como a MobileXP optavam por demonstrar as suas capacidades de fabrico e criação (leia-se: imitação).
Para além dos dispositivos que deram origem à gama JAMA da i-Mate, a MobileXP tinha mais de 20 modelos Windows Mobile (!!) expostos, oferecendo formatos e configurações para todos os gostos.

Um dos mais curiosos estreava um ecrã que pode ser manipulado com os dedos apesar de não ser táctil. Isto só é possível pois o terminal incorpora um sensor óptico que permite determinar com bastante fiabilidade e exactidão o ponto que está a ser premido.
Esta solução apresenta diversas vantagens tanto em termos de design, já que o terminal pode ser totalmente liso, como de robustez pois o ecrã não está directamente exposto.

Do ponto de vista técnico os terminais recorrem aos processadores da Samsung, o que desde logo implica 128 Mbytes de ROM e 64 Mbytes de RAM e controladores de comunicações da Skyworks e da IFX. Dependendo da vontade do cliente a MobileXT pode equipar os dispositivos com conectividade Bluetooth, WiFi e um receptor GPS.
Este género de opção permite manter os custos de produção muito baixos ao mesmo tempo que oferece uma grande flexibilidade a potenciais clientes.

Entre os modelos disponíveis é possível encontrar verdadeiros clones dos HTC Touch, dos Motorola Q, do HTC TyTN II, dos mais recentes modelos da ASUS ou da Toshiba.
Para quem não gosta de imitações o fabricante disponibiliza dois serviços: conceber um terminal com um aspecto exclusivo ou centrar-se apenas na parte técnica deixando o design para o cliente.

fonte: PcdeBolso

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina