Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Acionistas fecham acordo para compra da Brasil Telecom pela Oi

sexta-feira, 28 de março de 2008

A operação de compra da Brasil Telecom pelo grupo Oi será formalizada na próxima semana após acordo acertado na noite passada por acionistas das empresas.

"Foi feito sim, acordo. A operação será formalizada na semana que vem. Mas, até o fechamento da operação, a Oi não vai se pronunciar sobre números", informou a assessoria de imprensa da Oi por telefone.

Em fevereiro, a Oi informou ao mercado que a compra do controle da Brasil Telecom deveria custar entre 4,5 bilhões e 5,2 bilhões de reais. A empresa não tinha até então certeza do valor final da operação.

Nesta sexta-feira, o jornal Folha de S.Paulo informou que a compra da operadora que atua no Sul, Centro-Oeste e parte da região Norte do país "gira em torno de 8 bilhões de reais".

Uma fonte próxima às negociações confirmou o valor publicado, dizendo que se trata de principal, acrescido de custos como oferta a minoritários e dívidas.

A união das duas companhias deve criar uma operadora nacional com cerca de 30 por cento do faturamento bruto da indústria de telecomunicações, segundo informações do site especializado Teleco. Além disso, e com base em números de 2007, a nova empresa formaria um grupo com 56,7 por cento dos acessos de telefonia fixa do país, 17,9 por cento das linhas celulares e 42,7 por cento dos acessos banda larga.

Procurada, a assessoria de imprensa da Brasil Telecom não comentou o assunto. Representantes dos ministérios das Comunicações e da Casa Civil informaram não ter conhecimento do acordo.

A união de fato das duas companhias precisa ainda de uma mudança na legislação de telecomunicações do país, já que pela lei atual um mesmo grupo não pode ter duas concessões públicas de telefonia.

Até meados deste mês, a eventual mudança na legislação ainda não havia entrado na pauta de discussões da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apesar de haver recomendação do Ministério das Comunicações para uma reavalição da legislação.

Às 12h50, as ações da Brasil Telecom exibiam alta de 4,05 por cento e as da Oi subiam 3,8 por cento. No mesmo horário, o Ibovespa operava estável.



Reuters

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina