Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Banco do Brasil ativa pagamento via celular

terça-feira, 18 de março de 2008

No próximo dia 27 de março, durante o workshop Internacional m-Payment, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco do Brasil, oficializará suas operações de pagamentos através de celular (serviço de m-payment) em todo o País. O anúncio será feito pela diretora de tecnologia da instituição, Glória Guimarães. O serviço estará disponível para micropagamentos de R$ 1,00 a R$ 100,00.

O workshop é um dos pré-eventos destinados a iniciar temas que serão aprofundados no maior congresso das instituições financeiras da América latina, o Ciab Febraban, em junho, em São Paulo. O tema mobile banking e payment foi o tema central do Ciab Febraban 2007. Os analistas esperam que a modalidade de pagamento via celular se torne uma realidade para correntistas de todos os grandes bancos ainda esse ano, especialmente, em função do desembarque no Brasil, das redes de Terceira Geração.

A diretora de TI do BB explica que o serviço com cobertura nacional foi precedido de um projeto piloto realizado no ano passado, com cobertura restrita a quatro cidades brasileiras - Brasília, São Paulo, Osasco (SP) e Barueri (SP).

O serviço de m-payment da instituição financeira será, agora, oferecido para todo o Brasil e compreende uma parceria com a VisaNet para a produção de terminais pontos de venda a cartão (chamados POS) adaptados para interoperar com telefones celulares.

A meta é ajudar o cliente a, por exemplo, acionar um 'disk-pizza'. O cliente liga (pelo celular) para a pizzaria, e faz o pedido; depois recebe uma mensagem encriptada no seu celular e autoriza o débito em conta através de SMS (ou torpedo).

Desde 2006, o BB possui serviços de Mobile Banking, com uma série de facilidades como acesso a saldos, extratos, investimentos, entre outros, com a exceção de pagamentos, modalidade que, agora, é incorporada ao portfólio. Atualmente, o BB possui um total de 520 mil usuários cadastrados. Ao todo, de acordo com a instituição, são realizadas, em média, 3,4 milhões de transações ao mês. No Japão, onde a instituição também atua – especialmente junto à comunidade 'dekassegui' -, os clientes já tem acesso ao serviço de m-Payment.

Regulamentação em debate

"O seminário debaterá o modelo de negócios para essas novas operações e alternativas de legislação", explica Joaquim Kavakama, superintendente da CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) e um dos palestrantes do encontro. Outro destaque do evento será a exposição de Leonardo Caetano, líder de pagamentos móveis da Oi, operadora pioneira nos serviços de m-payment no Brasil.

Ainda estão previstas palestras e debates com a participação de Carlos Eduardo Corrêa da Fonseca (diretor de Tecnologia da Febraban); Massayuki Fujimoto (superintendente de Internet e Marketing do Citibank); Júlio Ramos e Luiz Henrique Bitran Fischer, respectivamente da Microsoft e HP. O patrocínio do workshop é da HP e da Oi.

Uma das questões chave dos debates será a regulamentação das operações de pagamento móveis. "Estudamos modelos de legislação que vão desde a União Européia até as Filipinas, um mercado com características semelhantes às brasileiras: forte concentração do público na classe C e grande quantidade de pessoas sem acesso a serviços financeiros", adianta Kavakama.

No primeiro trimestre de 2007, os filipinos já realizavam quase 11 milhões de transações m-Payment ao dia. Iniciou-se com um programa para facilitar a vida de 10 milhões de filipinos que trabalham fora do seu país. Essas pessoas passaram a enviar dinheiro para casa, por meio do celular, o que representa uma facilidade para a população de baixa renda das Filipinas que não tem acesso a bancos ou mora em locais isolados.

Já a União Européia (UE), através da sua Câmara de Compensação SEPA (Single Euro Payment Área) aprovou recentemente um regulamento único para a região do euro. Tal regulamento abre a participação no ecossistema de pagamentos móveis a teleoperadoras, bancos, supermercados e outras redes de varejos, determinando um menu de serviços amplo (pagamentos, transferências de crédito e débito, operações a cartão entre outros). Os países membros têm o prazo até o dia 1º de novembro de 2009 para adequar uma legislação local ao regulamento da UE.

O workshop também debaterá o desembarque da Terceira Geração da telefonia celular no Brasil. A tecnologia permite o uso de conexão Internet em banda larga, essencial para serviços móveis bancários. Segundo estima a consultoria 'Informa Telecoms & Media', a América Latina deve registrar cinco milhões de usuários de celular plugados na Internet ainda em 2008.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina