Celular da Sony Ericsson é o mais verde em relatório do Greenpeace
quarta-feira, 5 de março de 2008
às 12:19 PMUm celular da Sony Ericsson, um notebook da Sony e PCs da Dell e HP são os primeiros em suas respectivas categorias de produtos no estudo “Searching for green electronics”, revelado pelo Greenpeace nesta quarta-feira (05/03), durante a CeBIT 2008.
O estudo avaliou produtos oferecidos pelo mercado entre agosto e novembro de 2007. Foram usados quatro critérios para avaliação: uso de químicas tóxicas, eficiência energética, possibilidade de reciclagem e marketing.Das empresas contatadas, 14 responderam com dados de 37 produtos. Entre outras, a Microsoft, Apple, Acer, Asus, Nintendo e Sharp não responderam ou retornaram tarde demais, o que faz com que não existem games no relatório final.
A melhor pontuação foi obtida pelo celular T650i da Sony Ericsson, com nota 5,3 de um máximo de 10. Outros dispositivos móveis alcançaram entre 3,6 e 4,4.
Na categoria de laptops, o Sony Vaio TZ11 foi líder com 5,29 pontos. Outros produtos ficaram entre 3,49 e 4,82. Entre desktops, a liderança ficou com o Dell Optiplex 755 e o HP dc5750, empatados com 4,71 pontos.
A lista publicada pelo Greenpeace pretende mostrar que algumas empresas criam produtos que prejudicam menos o meio ambiente, além de alertar sobre o perigo que o total de 20 a 50 toneladas de lixo eletrônico produzidas anualmente pode causar.
“Construímos uma Torre Eiffel de lixo a cada 70 horas”, estima uma porta-voz do Greenpeace, Zeina Al-Hajj. Destes materiais, mais de 75% não podem ser localizados, segundo o grupo.
Peter Sayer, editor do IDG News Service
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.