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Governo testa carteira de trabalho eletrônica

segunda-feira, 17 de março de 2008

Os ministérios do Trabalho e da Previdência estudam tornar a carteira de trabalho um documento eletrônico.

De acordo com o plano, os 29 milhões de trabalhadores que possuem as cadernetas azuis de papel teriam seus documentos gradualmente substituídos por um cartão eletrônico. O sistema para tornar digital a carteira de trabalho está em teste e poderá ser anunciado oficialmente no dia 1º de maio, dia do trabalhador.

Segundo o ministério, o documento eletrônico traria vantagens como desburocratização, diminuição no número de fraudes e ganho de produtividade. Trabalhadores que perdem a caderneta de papel muitas vezes têm que ir às empresas onde trabalharam para recolher documentos a fim de se aposentar no futuro.

Com o documento eletrônico, quem pedir a segunda via da carteira receberá um cartão com todos os dados do anterior. Outra vantagem será a possibilidade do trabalhador checar, com seu cartão, seu saldo no FGTS e descobrir a tempo se a empresa onde trabalha está efetivamente realizando depósitos em seu nome.

Os ministérios acreditam ainda que, com a criação de um banco de dados único, poderão combater com maior eficácia fraudes como o surgimento de carteiras falsas ou pedidos de benefício à Previdência com documentos forjados.

O sistema de TI que suportará as carteiras eletrônicas ainda está em desenvolvimento pelas pastas do Trabalho e Previdência.

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