Transmissão de dados realizada pela Bell chega à casa dos Tbps
sábado, 1 de março de 2008
às 3:14 PM Pesquisadores da divisão francesa da Bell Laboratories conseguiram desenvolver um método que permite a transmissão ótica de dados em altíssima velocidade, mais precisamente na casa do Tbps (terabits por segundo). Os testes realizados conseguiram transmitir informações a 16,4 Tbps a uma distância de 2,55 mil quilômetros.
Os responsáveis pelo projeto usaram uma série de tecnologias como a de um receptor optoeletrônico linear e equilibrado e um mixer de sinais ultracompactos e sem sensibilidade a temperaturas. Além disso, foram utilizados três circuitos fotônicos integrados e 164 canais de ondas de longo alcance, multiplexados e modulados a 100Gbps.
Os testes foram realizados na Optical Fiber Communication Conference e foram acompanhados também por pesquisadores da Alcatel-Lucent e da Kylia, empresa especializada na fabricação de fibras óticas. Os responsáveis pelo projeto não divulgaram em quanto tempo tal velocidade poderá ter viabilidade comercial. Mas atingí-la já é um começo...
por Rui Maciel
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.








