Anatel e operadoras assinam contratos de 3G
terça-feira, 29 de abril de 2008
às 6:39 PMSão Paulo, 29 de abril de 2008 - Nesta terça-feira, 29/04, Claro, Vivo, TIM, Oi, CTBC e Telemig Celular assinaram os contratos de 3G na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em cerimônia realizada pela manhã.
A TIM anunciou que a partir de 1º de maio oferecerá o serviço nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo, utilizando a freqüência de 2.1GHz comprada no leilão. Desde 16/04, a operadora mantém rede 3G em operação em seis cidades: Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife e Salvador, usando a freqüência de 850 MHz, que já tinha sido adquirida anteriormente. Além da TIM, Claro, Telemig Celular, CTBC também têm ofertas de 3G em freqüencias pré-adquiridas.
Procurada pelo WNews, a Vivo, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que não comentará quando lançará seu serviço.
Entenda a demora na assinatura dos contratos
O leilão de 3G foi realizado em dezembro, mas apenas há cerca de uma semana o TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou o negócio. A análise do TCU considerou três aspectos: exame de viabilidade da concessão ou permissão; exame do edital e da minuta dos contratos, exame da habilitação e do julgamento das propostas. A aprovação de todas elas foi unânime.
Claro, Vivo, TIM, Oi, CTBC e Telemig Celular adquiriram faixas de freqüência de 1,9GHz e 2,1GHz, para oferecer serviços em diversos estados do Brasil. O valor total chegou em R$ 5.338.728.474,08, com ágio de 86,67% sobre os R$ 2.859.913.737,08 estimados pelo Governo.
O que é 3G?
A terceira geração de telefonia celular amplia a capacidade de envio e recebimento de dados pela rede das operadoras móveis. Com isso, o usuário consegue acessar aplicativos de dados sofisticados com velocidade. Um dos exemplos é a videochamada, que permite ao interlocutor ver com quem está falando. Além disso, o 3G permite às operadoras móveis oferecer serviços de acesso à internet em banda larga com velocidades semelhantes às encontradas em ofertas que usam tecnologias como o ADSL e o cabo, usadas por empresas de telefonia fixa e TV a cabo.
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.