Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Bancos passarão a ter token pelo celular

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Os clientes de três grandes bancos brasileiros, entre eles o Bradesco, passarão a usar um aplicativo para geração de token pelo celular. A novidade possibilita maior comodidade aos usuários, que não precisarão mais carregar chaveiros para geração de senhas de autenticação. O sistema InfoToken está sendo mostrado aos mais de 100 CIOs de algumas das principais empresas brasileiras da edição do IT Fórum, que ocorre até domingo em na Ilha de Comandatuba, na Bahia.Marcos Gonçalves dos Santos, da Infoserver, empresa responsável pelo aplicativo, explica que o objetivo do token é dar mais segurança para as operações bancárias, sendo um segundo mecanismo de autenticação através de senhas instantâneas e descartáveis.

Com o aplicativo para celular, a expectativa da empresa é de que a adoção de token seja popularizada em função da redução do custo. A unidade do InfoToken custa US$ 1,4, o equivalente a um décimo do valor total dos atuais chaveiros. Essa redução dos custos deve popularizar a utilização do token, através da adoção de clientes de menor poder aquisitivo. Além disso, também deve ampliar a utilização em outros setores.

O varejo é uma das possbilidades. O gerente geral de TI das Lojas Renner, Luiz Agnelo Franciosi, vê a aplicação do token pelo celular como uma alternativa viável. A rede de lojas tem cerca de 12 milhões de cartões de crédito, que atualmente utilizam o sistema de senhas padrão. "Eu não penso o token como uma segunda senha. Vejo que ele pode ser a própria senha, mas de forma dinâmica", afirmou.

Para passar a ter o InfoToken, o cliente recebe um SMS informando sobre a instalação, que é feita pela Internet. Após, o cliente cadastra um PIN e passa a gerar seus token instantaneamente, sem a necessidade de conexões eventuais pela Internet.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina