Concurso da Intel e FGV procura projetos inovadores de tecnologia de universitários e pós-graduados
sábado, 19 de abril de 2008
às 11:53 AMAlunos de graduação e pós-graduação interessados em apresentar projetos inovadores em tecnologia têm até o dia 28 de abril para participar do 3º Desafio GV-Intel - Venture Capital e Empreendedorismo. O objetivo do concurso é selecionar as propostas de empreendimentos mais promissores orientados ao mercado global.
“Além de estimular o ensino de empreendedorismo no Brasil, a iniciativa permite a criação de um ambiente de interação entre futuros empreendedores e investidores”, afirma Ruy Castro, gerente de Programas de Educação da Intel. O desafio é promovido pela Intel e o Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital (GVcepe) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP).
Para participar da etapa brasileira, os interessados terão até 28 de abril para entregar a ficha de inscrição. O prazo para entrega do plano de negócio é 26 de maio. Os trabalhos serão recebidos pelo GVcepe que selecionará os 16 melhores projetos com base na viabilidade de criação do negócio, no grau de inovação e no seu potencial de globalização.
Os planos selecionados receberão treinamento especializado para garantir que tenham nível elevado para participar da competição internacional. “Nesta edição contaremos com duas sessões de Mentoring. Consultorias de negócios de renome irão analisar, opinar e propor melhorias nos planos de negócios dos grupos classificados”, comenta Tiago Cruz, coordenador executivo do Desafio na FGV.
Oito planos disputarão a final da competição no início do mês de setembro na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV- EAESP). Os prêmios para o primeiro e segundo colocados serão de R$ 40 mil e R$ 25 mil, respectivamente, além da viagem para dois participantes de cada grupo, representando o Brasil na Intel® + UC Berkeley Technology Entreprenership Challenge, que acontecerá no mês de novembro, em Berkeley (EUA).
Esta competição global foi lançada em 2005 por meio de uma colaboração entre a Universidade da Califórnia e a Intel, com a missão de dar suporte e promover o empreendedorismo mundialmente e, mais especificamente, em países em desenvolvimento.
No ano passado, 19 países participaram da competição internacional, sendo avaliados por investidores de Venture Capital. O grupo Trivial Solutions (Universidade de Pernambuco), ganhador do desafio nacional, ficou com a terceira colocação na competição internacional.
O projeto apresentado pelos alunos foi de sistema eletrônico de auxílio à navegação para pedestres cegos, por meio da integração de diversas tecnologias (GPS, voz e wireless).
Informações: www.cepe.fgvsp.br/desafio.
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.