Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Indústria acelera produção de dispositivos para redes HSUPA

quarta-feira, 9 de abril de 2008




A demanda mundial por banda larga móvel é tanta que a indústria bate recordes. Levantamento da GSA Association, divulgado no CTIA Wireless, evento realizado na semana passada, nos Estados Unidos, apura que o HSPA (High Speed Packet Acess) teve um crescimento de 150% nos últimos 12 meses. Fornecedores correm, agora, para atender aos pedidos voltados para as redes HSUPA (High Speed Uplink Packet Acess), a evolução do HSPA. Tanto que, hoje, já existem 66 dispositivos que suportam à nova tecnologia.

Para Alan Hadden, presidente da GSA Association, entidade que reúne a indústria de dispositivos móveis, o "ecossistema" HSPA revela um desenvolvimento surpreendente. O número de fornecedores passou de 62 para 110 em 12 meses.

O executivo observa que as redes na tecnologia HSPA - que permite maior velocidade de conexão móvel no uplink e no downlink do que às redes 3G/wCDMA - foram lançadas comercialmente há apenas 30 meses. E neste período- curto para tecnologia - já conta com mais de 637 dispositivos lançados para o mercado.

"Esse crescimento é duas vezes o ritmo registrado pelas redes GSM/EDGE e seis vezes o contabilizado com os produtos para 3G/WCDMA. É a prova que o mercado fornecedor sabe que precisa agilizar seus produtos para adequa-los para a demanda do usuário", sinalizou Hadden, no comunicado distribuído à imprensa. Expectativa, agora, é identificar o tempo para o HSUPA.

O estudo revela que a maior parte das redes WCDMA/HSPA funciona na freqüência de 2.1 GHz, mas nas Américas e na Austrália, também há redes em 850 MHZ ( caso da Claro e da Telemig Celular no Brasil). Para essa freqüência, a GSA Association informa que existem, hoje, 211 terminais comerciais. O levantamento também apura que os terminais "triband" - 850/1900/2100 - crescem no mercado. Hoje, já são 70 mundialmente.

No estudo, no mundo HSPA existem, atualmente:

303 aparelhos celulares;
103 PC datacards ( PC cards/ embedded modules/chipssets)
103 notebooks
60 Wireless Routers
60 USB Modems
7 Personal Media Players com conectividade HSDPA
1 câmera com conectividade HSDPA

Um dado relevante do levantamento da GSA Association é que os terminais HSPA cada vez mais incorporam funcionalidades. Duas ganham destaque: WLAN (Wi-fi/mesh/VPNs) e aplicações como localização.

Segundo o estudo, cerca de 100 terminais HSPA já incorporaram o WLAN. Por sua vez, 70 dos terminais manufaturados para as redes HSPA embutem a aplicação de localização. Há seis meses, esse número era de apenas 20, o que revela uma forte tendência por aplicações.

O levantamento informa ainda que das 116 redes comerciais em HSDPA, 62% suportam velocidades de 3,6 Mbps; 38 operadoras já lançaram a tecnologia na velocidade de 7,2 Mbps. Atualmente, existem 190 dispositivos HSDPA capazes de fazer o downlink a 3,6 Mbps e 128 já suportam ou estão em fase de atualização para suporatr o downlink a 7,2 Mbps.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina