Japoneses desenvolvem roupa capaz de aumentar até 10 vezes a força de quem usá-la
sexta-feira, 11 de abril de 2008
às 1:50 PM
Imagine uma roupa capaz de aumentar a força de quem usá-la em até 10 vezes? O modelito hightech já está disponível no Japão, onde foi desenvolvido pela empresa Cyberdyne.
A roupa, cujo nome técnico é HAL, tem sensores capazes de identitificar os sinais de movimento transmitidos do cérebro para os músculos. O sistema computacional da HAL analisa os sinais e calcula a força necessária para realizar o movimento e os comandos necessários.
De acordo com a Cyberdyne, HAL será usada, principamente na reabilitação de pacientes com problemas de força muscular e também em casos de pessoas que sofreram danos na coluna. O usuário não sente o peso da roupa porque o exoesqueleto suporta seu próprio peso.
Dependendo do modelo da HAL, a força do usuário pode ser ampliada entre duas e 10 vezes. Em atividades rotineiras, a bateria do exoesqueleto dura cerca de cinco horas. A Cyberdyne indica o uso da roupa apenas em ambientes internos, mas informa que estudos mostram que HAL foi desenvolvida para escalar montanhas e para funcionar até mesmo em regiões de até 1 mil metros de altura com neve.
A Cyberdyne pretende vender a roupa em outros países e o custo pode chegar a US$ 1 mil por mês, incluindo US$ 300 para manutenção e updates. O preço da roupa no Japão não foi divulgado.
2 comentários:
- Anônimo disse...
-
Ae cara, linkei esse post lá no "Melhores da Semana", se quiser, depois dá uma olhada: http://tinyurl.com/3lhkap .
Abração! - 20/04/2008, 01:14
- Cláudio Martinez disse...
-
cara seu blog ja esta no meu feed a tempos,minha presença la e sempre certa heheheh, valeu por postar essa noticia no "Melhores da Semana"
- 20/04/2008, 08:17
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.