Opera Mini também para Android
segunda-feira, 21 de abril de 2008
às 10:37 AMSendo assumidamente uma plataforma virada para a Internet móvel, o sucesso do Android irá também depender da existência de um bom browser que permita uma boa experiência de navegação.
Apesar de contar com um browser nativo baseado no Webkit, o sistema operativo concebido pela Google necessita de oferecer um bom leque de escolha de forma a conseguir ‘agradar a gregos e troianos’.
A notícia de que a Opera já está a trabalhar numa versão do Opera Mini para Android é mais um bom impulso para plataforma que começa a contar com cada vez mais entidades de renome envolvidas no projecto e não apenas uma mão cheia de techies.
A versão disponibilizada ainda está longe de estar completa e estabilizada mas já serve para demonstrar as vantagens do browser, que conta com um pré-processador de páginas que as converte num formato específico, bastante mais compacto e rápido de carregar.
A abordagem ao desenvolvimento é que foi pouco convencional já que ao invés de se criarem uma versão específica para Android, já que a linguagem Java utilizada não é idêntica à standard, a equipa aplicou os seus conhecimento na produção de um módulo que converte a estrutura J2ME original no formato próprio do Android.
A base de trabalho foi o projecto open-source MicroEmulator que irá servir de intermediário entre o Opera Mini standard e o sistema operativo.
Desta forma qualquer melhoramento ou correcção efectuada ao Opera Mini ficará de imediato disponível também para a plataforma Android, o que representa não só uma optimização de tempo de desenvolvimento como de recursos.
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.