Semp Toshiba entra no mercado de celulares e quer crescer
quinta-feira, 24 de abril de 2008
às 3:03 PMOs planos são ambiciosos, Afonso Antonio Hennel, presidente da Semp Toshiba, quer dobrar o faturamento da empresa até 2012 e para isso aposta numa grande reestruturação da companhia, que começa pela inclusão de novos produtos em seu portfólio, como celulares e GPS, e vai até a criação de novos cargos de diretoria. “No ano passado, faturamos R$ 2,2 bilhões, um número próximo ao obtido em 2006”, explica. “Para esse ano, esperamos crescer 10%”, conclui.
Para atingir essas metas, Hennel anunciou que o comando da empresa, antes concentrado em suas mãos, será dividido entre três vices presidentes: Sérgio Barcellos ficará com a área industrial; Ricardo Freitas com a parte administrativo-financeira; e Caio Ortiz cuidará das vendas e do marketing.
A contratação desses executivos mostra parte dos novos planos da empresa. Barcellos, por exemplo, já trabalhou em indústrias como Brastemp e Bosch, especialistas na área de linha branca. Em breve, a Semp Toshiba, que sempre voltou sua atenção para o áudio e vídeo, deve estrear nesse mercado. Segundo Hennel, dos US$ 300 milhões a serem investidos para o crescimento da empresa, mais da metade deverá se concentrar nesse setor. Já Ortiz, levará a experiência adquirida no Grupo TotalCom, Fisher e Justus, e tem a missão de ampliar a visibilidade da marca e dos produtos fabricados pela Semp Toshiba.
Porém, se os produtos de linha branca ainda estão no papel e começam a receber investimentos, a recém criada área de mobilidade chega com boas opções para o consumidor. O principal deles é o celular CTV41, que traz um receptor 1-seg para os sinais das transmissões digitais, permitindo que o usuário assista, gratuitamente, a programação das emissoras nas cidades em que ela já está disponível. Segundo Jairo Siwek, diretor da área, a empresa investiu cerca de US$ 10 milhões para a fabricação de produtos dessa nova linha que, no momento, são feitos na fábrica de áudio e vídeo, em Manaus. “Planos para montar uma unidade fabril exclusiva para celulares existem, mas vai depender do desempenho desses produtos”, conta Siwek. Segundo ele, novos aparelhos serão lançados até o final do ano, inclusive smartphones com sistema operacional Windows Mobile. “Trabalhamos com a meta de obter 10% do mercado em três anos”.
O CTV41 será habilitado para a operadora Vivo e estará disponível nas praças onde as transmissões digitais estiverem sendo efetuadas (além de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte devem ser as próximas capitais). Os preços variam em função do plano que o consumidor fizer com a operadora, mas estão entre R$ 299 e R$ 899 para aparelhos pós-pagos e por R$1.099 no pré-pago.
Ainda na área de mobilidade, novos produtos foram apresentados, como a TV Digital Portátil, MPTV-3521. Com tela LCD de 3,5”, possui 2Gb de memória interna e aceita cartões miniSD de até 8GB. Além de efetuar funções de PVR, o aparelho reproduz músicas, vídeos, fotos e arquivos de texto, além de sintonizar emissoras de rádio FM. Na área de GPS, foi apresentado o GP-4010, apelidado de “Por Aqui”, e que traz mapa completo de mais de 1200 cidade de todo o Brasil. Hennel ainda mostrou um dispositivo USB, o Plug TV, para ser conectado a notebooks e desktops, e receber os sinais 1-Seg.
Preços sugeridos:
GPS – R$ 1599
TV portátil – R$ 999
Dispositivo USB (Plug TV)– R$ 399
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