Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

TV digital falha em 33% de SP, diz Philips

segunda-feira, 7 de abril de 2008


Um estudo feito pela Philips aponta que o sinal de TV digital é ruim em um terço das regiões de São Paulo.

A Philips, pela terceira vez desde a estréia da TV digital na região metropolitana de São Paulo, mediu a qualidade do sinal de TV em 103 pontos da região.

Para efetuar a medição, a Philips levou televisores com set-top box e antena a uma relação de pontos da cidade e tentou sintonizar os canais de TV aberta.

De acordo com a Philips, em pelo menos um terço dos pontos medidos havia falhas em mais de um canal.

Nos pontos falhos, como nas regiões do Morumbi e Alphaville, só alguns canais podiam ser sintonizados. Outros funcionavam de forma intermitente, com a perda repentina do sinal.

A Philips classificou a qualidade do sinal em ótima, boa, regular e ausente. Os piores resultados foram registrados nas cidades de Santo André, São Caetano e São Bernardo. Os melhores resultados foram apontados nas regiões centrais da cidade.

Segundo a Philips, os resultados detalhados do teste serão publicados no site Simplificando TV Digital, produzido pela Philips, nesta segunda-feira (7).

O resultado do teste foi divulgado no final de semana pelo jornal Folha de S. Paulo, o que fez a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) reagir.

Em nota publicada no site da Abert as emissoras de TV contestam a metodologia usada pela Philips e afirmam que estudos melhor embasados tecnicamente apontam que o sinal das emissoras é bom em quase toda a região metropolitana, com exceção de algumas “áreas de sombra”.

Segundo a Abert, o sinal tem qualidade excelente num raio de pelo menos 12 quilômetros a partir da avenida Paulista e bom em outras regiões mais afastadas.

O site da Abert reproduz uma declaração de Khalled Adib, superintendente da Rede TV!, dizendo a Philips busca apenas proteger-se de eventuais reclamações que seus consumidores fazem após comprar conversores digitais.

Para Khalled, estudos feitos pela Universidade Mackenzie demonstram a excelência do sinal de TV digital em São Paulo.

As dificuldades da TV digital emplacar em São Paulo, no entanto, são apontadas por outros estudos.

A Positivo Informática divulgou, no início de abril, análise apontando que após 90 dias da estréia da TV digital só 20 mil domicílios da Grande São Paulo tem acesso ao sinal digital.

A maior parte dos consumidores ainda não demonstrou interesse em migrar do sistema analógico para o digital, mostra o estudo.

A Positivo diz ainda que paralisou sua produção de set-top boxes, já que em função do baixo ritmo de vendas possui estoque para atender o mercado interno até pelo menos o último trimestre deste ano.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina