Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Vex, com 3G, aposta em hotspots móveis

terça-feira, 1 de abril de 2008

Em quinze dias, a Vex, provedora de serviços Wi-Fi, termina a fase de teste com a tecnologia de Terceira Geração, contratada, hoje, junto à Claro, única operadora com o serviço HSDPA comercial no país. Alvo inicial são os ônibus que fazem as linhas interestaduais, intermunicipais e fretados. Tecnologia servirá também para smartphones, IPods e IPhone e todos os dispositivos móveis com conexão Wi-Fi. Até o final do ano, a Vex quer ter o serviço em mais de dois mil ônibus brasileiros.

"Criamos um software que é o VexBox, que nos permite criar um acess point convergente com a mobilidade", destaca em entrevista exclusiva ao Convergência Digital, o gerente de Marketing da Vex, Marcos Ferraz. Segundo ele, o modem USB 3G da Claro é incorporado ao access point, com o software VexBox e já conectado à rede 3G da operadora.

"Seremos clientes das operadoras móveis. O cliente Vex terá uma facilidade a mais. Posso observar ainda que clientes da Claro, por exemplo, já usam a nossa rede no serviço Wi-Fi. Acho que é um negócio convergente para todos", explica Ferraz.

Na prática, o cliente só precisará ter no ônibus, um ponto de tomada de energia para fazer o acess point. "Isso na verdade já existe. Então, basta ele ser cliente, acessar a nossa rede, que ele navegará com a velocidade da rede 3G, onde a nossa rede não der a qualidade de serviço necessária. A velocidade mínima será de 256 Kbps", acrescenta o executivo da Vex.

Ferraz destaca que a provedora está aberta para negociar com quem quiser fechar aliança de desenvolvimento e inovação na área. "A idéia é criar pontos móveis. Quem quiser apresentar propostas, que nos procure".

Alternativa também na banda larga

O serviço não será disponibilizado apenas para notebooks. Ele também servirá para qualquer dispositivo que tenha Wi-Fi embutido e o cliente tenha um contrato com a Vex. Provedora também mira o acesso banda larga em municípios onde o produto não é ofertado pela infra-estrutura tradicional.

"Os smarthpones já têm Wi-fi. Os IPods já têm. O Iphone também. Os clientes 3G, com terminais capacitados com TV Digital, poderão, onde a rede 3G cobrir, assistir seus programas da rede aberta, através do nosso serviço", destaca Ferraz.

Animado, ele acredita que a Vex, que vem mantendo um ritmo de crescimento superior a 100%, repita o desempenho em 2008, especialmente, impulsionado pelos clientes que poderão desfrutar da mobilidade.

"O serviço será muito útil para quem precisa de uma conexão veloz e de mobilidade. Vamos trabalhar em parceria principalmente com empresas de ônibus, fretados (intermunicipais e interestaduais), táxis, além de pousadas e hotéis que ainda não tenham banda larga por conta da distância dos centros urbanos", acrescenta Ferraz.

A Vex assume, assim, que será mais uma empresa a brigar pelo usuário não-atendido pela conexão banda larga tradicional no interior do país. "É um grande potencial de negócios e vamos, sim, apostar nele", destaca o gerente de Marketing da Vex.

O objetivo da provedora é audacioso. Até o final do ano, a idéia é ter o serviço, negociado com várias teles - a maior parte delas ativa a operação comercial de 3G ainda neste semestre, e disponível em mais de dois mil ônibus brasileiros. Também planeja ter outros mil pontos móveis nos demais paises em que a provedora atua.

Ao ser indagado se a convergência Wi-Fi com a 3G era a resposta para os que afirmavam que o Wi-Fi morreria com a chegada da nova tecnologia móvel, Ferraz foi taxativo. "Não há como uma tecnologia matar a outra. Elas são complementares, como também o será o WiMAX, caso ele chegue ao país", completou o gerente de marketing da Vex. A provedora tem mais de 3,6 mil hotspots instalados e ativos no Brasil e no mundo.

Convergência Digital


Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina