Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Android arrasa no Google I/O

terça-feira, 17 de junho de 2008


A conferência Google I/O foi o local escolhido para a equipa de desenvolvimento do sistema operativo da Open Handset Alliance (OHA) dar a conhecer um pouco mais do que nos espera dentro de alguns meses quando os primeiros terminais começarem a chegar ao mercado.
Para além de uma interface renovada e melhorada, foi possível ficar a conhecer algumas das aplicações e funcionalidades que estarão disponíveis logo nos primeiros terminais. Longe ficaram as primeiras versões do sistema operativo que eram pouco mais do que agradáveis mas que não continham elementos de excepção.
A nova versão para terminais com ecrãs tácteis introduz a navegação por gestos, como acontece com o Apple iPhone ou o HTC Touch, mas leva-a ao extremo integrando-a com funcionalidades clássicas como press-and-hold do Windows Mobile ou o suporte para widgets da próxima versão do Symbian.
Esta será a primeira interface verdadeiramente táctil onde os objectos podem ser arrastados, abertos, movidos ou organizados usando apenas a ponta dos dedos.

A utilização do sensor de movimento / giroscópio existente no terminal de demonstração abre ainda mais as possibilidades de utilização já que o próprio terminal pode ser usado como um comando ou um visor. A aplicação mais objectiva e que mais aplausos recolheu durante a conferência foi o StreetView do Goolge Maps em que a perspectiva da rua variava em função da direcção em que o terminal estava apontado.


Muitas outras funções estiveram ainda em destaque, sendo que a maioria tinha como base a utilização de gestos realizados sobre o ecrã como método de interagir com o terminal.
Do método de desbloqueamento do terminal, totalmente configurável, à organização dos ícones dispostos no ambiente de trabalho (que pode ser arrastado para a esquerda e direita usando os dedos) há um conjunto exemplos práticos das potencialidades ainda a explorar do sistema operativo concebido pela Google.
A velocidade com que os elementos eram desenhados e a fluidez do sistema operativo é outra argumento a favor do Android mesmo tendo em conta que estaria instalado no melhor hardware que o mercado tem para oferecer.

Pcdebolso

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina