Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

LG Viewty e Nokia N82, com 5 megapixels, são avaliados por fotógrafo profissional

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Câmera fotográfica embutida no celular é uma especificação que cada vez mais pessoas exigem ao adquirir um telefone.

Afinal, é uma maneira de retratar, de forma ágil, momentos importantes e que não seriam documentados caso o aparelho não desempenhasse tal função e o usuário não estivesse com uma câmera fotográfica avulsa a tiracolo.
Recentemente, celulares como o LG Viewty e o Nokia N82 foram lançados no país.

Ambos têm características em comum: fazem fotos na resolução de 5 megapixels (o que possibilita ampliações 10x15 cm com facilidade) e possuem lentes de alta qualidade, que levam a assinatura de grifes alemãs da fotografia.

O primeiro usa lentes Schneider-Kreuznach, utilizadas em amplificadores de alta definição.

O segundo traz lentes Carl Zeiss, marca que também produz as câmeras fotográficas Leica, utilizadas por ícones da fotografia como o brasileiro Sebastião Salgado.

LG Viewty

A câmera do LG Viewty faz fotos no formato tradicional, no panorâmico (tipo "wide"), em esquema que une três fotos no momento do clique e em seqüência, em alta velocidade.

Neste último modo, fica parecendo até uma filmadora — para acioná-lo você deve manter o disparador pressionado para que a câmera divida em vários quadros aquele instante.

O resultado, normalmente, são fotos tremidas no disparo contínuo. Nos demais modos, as fotos decepcionam: são opacas e requerem tratamento posterior.

Além disso, o Viewty faz fotos divertidas com molduras e chapéus (é possível enfeitar os retratos com adornos de palhaço, pirata etc) e permite desenhar nas fotos diretamente em sua tela sensível ao toque, com a caneta stylus que o acompanha.

Nokia N82

Já a câmera do Nokia N82 tem qualidade superior à do LG, fazendo com que as fotos tenham cores mais fiéis e não precisem de tanto tratamento após sua execução. O modo de seqüência de fotos é tradicional: você escuta o barulho dos disparos, mas com um intervalo maior do que o do Viewty.

As duas câmeras possuem flash e não podemos deixar de lembrar que a potência deles é limitada — ou seja, para obter um bom resultado você não pode se distanciar muito do objeto fotografado. Caso contrário, as fotos ficam escuras.

Confira fotos feitas com os celulares LG Viewty e Nokia N82

Modo noite e demora no disparo

Os dois celulares possuem ajustes que lhes permitem fazer cliques noturnos. Ao fotografar à noite, o N82 produz menor "ruído" do que o LG. O "ruído" na fotografia digital é identificável na imagem e considerado ruim. Quanto mais "ruído" na foto, pior é o clique.

Não podemos esquecer de dois problemas que estão presentes não só nos celulares testados como também nas câmeras digitais: o peso do aparelho e a demora para realização da foto.

O peso, leve demais, pode causar fotos tremidas (apesar dos estabilizadores de imagem) e a demora faz com que muitas vezes você veja uma coisa e fotografe outra, afinal são momentos distintos e só as câmeras profissionais tem um tempo menor de disparo.

Um ponto positivo dos dois celulares é a curta distância da lente em relação ao objeto fotografado, o que permite fazer closes bem fechados no modo Macro e conseguir boas imagens.

Celular substitui câmera?

No saldo final, conclui-se que ainda não podemos comparar os celulares com as câmeras fotográficas. Apesar de nos últimos tempos eles terem aumentado sua capacidade de armazenamento e resolução, continuam com os problemas citados.
Para quem não é muito apegado a preciosismos fotográficos ou não quer carregar vários aparelhos no bolso é uma boa opção, mas caso este não seja o seu perfil, mantenha sua câmera fotográfica tradicional a postos.

FLÁVIO FLORIDO | Editor de fotografia do UOL

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina