"Super GPS" mostra meio de transporte utilizado por usuários
quarta-feira, 4 de junho de 2008
às 7:15 AMDepois de mostrarem onde as pessoas estão, os aparelhos de GPS se preparam para mostrar também o que elas estão fazendo --inclusive o meio de transporte utilizado pela população. Um sistema com essa capacidade está em desenvolvimento pela Microsoft na China.
De acordo com o site da revista "New Scientist", a equipe de pesquisadores de Pequim, liderada por Yu Zheng, achou um modo de verificar automaticamente o meio de transporte utilizado pelo usuário, com o uso de dados enviados pelo GPS.
Para desenvolver o sistema, eles coletaram dados de sinal dos aparelhos de GPS de 45 pessoas durante seis meses e também analisaram os meios de transporte utilizados pelos voluntários, em um total de 20 mil km.
Como saber apenas a velocidade de uma pessoa não é suficiente para analisar o modo de transporte utilizado, os pesquisadores desenvolveram métodos estatísticos para melhorar a exatidão do sistema. De acordo com a "New Scientist", se uma pessoa se move rapidamente no início do caminho, é muito provável que ela esteja de carro.
Caso a velocidade diminua para a equivalente a de uma bicicleta, o sistema aponta que o usuário passou a andar a pé --os dados mostram que as pessoas raramente passam do carro para a bicicleta.
No caso de uma transição entre um carro e um ônibus, a transição tende a ser feita com um período de caminhada, enquanto a pessoa vai do veículo estacionado para o ponto de transporte público, afirma a revista.
Para os pesquisadores, esse tipo de tecnologia poderia ajudar as pessoas a analisarem e melhorarem seu estilo de vida e a compartilhar dados úteis com outros usuários.
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.