Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

10 dicas para melhorar sua comunicação nos e-mails enviados por celular

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Não se pode negar a popularidade do correio eletrônico nos dias de hoje. De acordo com a Nokia, são trocados 31 bilhões de e-mails pessoais todos os dias entre computadores. Se levarmos em conta as mensagens corporativas, esse número poderá duplicar. Somado a esses dados ainda tem o volume de e-mails móveis, serviço que começa a ganhar popularidade.

A popularidade do correio eletrônico não impede, no entanto, que as pessoas cometam gafes, imprecisões ou erros ao comunicarem-se todos os dias. Para aprimorar suas correspondências, o WNews elaborou um guia com 10 dicas para acertar sempre.

1. Utilize expressões faciais (emoticons), para salientar sua entonação na mensagem. Isso ajuda a quebrar a seriedade do texto. Mas, atenção, os simbolos são indicados para correspondências menos formais.

2. Evite usar abreviações ou siglas. A mensagem não pode ser complicada. Seu destinatário pode não saber o mesmo que você sabe. Como isso pode variar, seja claro. Não deixa dúvidas desnecessárias.

3. Evite ao máximo a utilização de letras maiúsculas, para não parecer AGRESSIVO. Letras em caixa alta podem ser interpretadas como irritação e não empolgação.

4. Evite enfatizar os sinais de admiração no seu texto!! Isso pode irritar o destinatário!!!!!!

5. Evite enviar mensagens informais para diretores e clientes de primeiro escalão do seu ambiente de trabalho.

6. Não use cores e negrito, a não ser que deseje enfatizar detalhes específicos ou muito importantes. Mas, apenas detalhes e não frases inteiras.

7. Seja breve na solicitação sem ser rude. Resuma ao máximo o que você precisa. Não pense que as pessoas terão paciência para ler mensagens muito extensas.

8. Tenha cuidado com o título. Ele precisa ser o mais claro possível para determinar a importância da mensagem.

9. Evite documentos anexados. Coloque no corpo da mensagem o conteúdo que estaria no arquivo atachado. Isso facilita a vida da outra pessoa.

10. Lembre-se: muitas vezes, uma chamada telefônica pode evitar a troca desnecessária de mensagens. Pense nisso.

via: Wnews

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina