Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Atentas ao LTE, operadoras planejam o HSPA+

segunda-feira, 28 de julho de 2008

De acordo com estudo divulgado pela 3G Americas, divulgado nesta segunda-feira, 28/07, já foi deflagrada a transição do HSPA para HSPA+, por esta tecnologia oferecer maior capacidade de evolução na oferta de serviços de Terceira Geração.

Segundo a entidade, muitas teles devem optar por uma forma de evolução para estender o atual plano HSPA por meio do HSPA+ ou HSPA Evolved, uma atualização simples para as atuais redes HSPA com downlink máximo teórico de 28 Mbps, disponível para implementação comercial em 2009.

O HSPA+ oferece uma transição estável para o LTE, e até 2010, outros avanços na tecnologia devem oferecer taxas máximas teóricas de até 42 Mbps no downlink e 11,5 Mbps no uplink. Além disso, o HSPA+ deve dobrar a capacidade do HSPA e reduzir latência para abaixo de 50 mil segundos.

"O HSPA já é líder em banda larga móvel", afirma Chris Pearson, Presidente de 3G Americas. "Hoje, o mundo de telecomunicações móveis está adotando o LTE como próxima tecnologia evolucionária de preferência", completa.

Recentemente, o LTE foi confirmado pela Next Generation Mobile Network Alliance (NGMN), organização fundada pra avaliar tecnologias que desenvolvem uma visão comum de soluções apropriadas para a evolução de redes sem fio.

O NGMN também ganha a adesão das operadoras, que recém-anunciaram a criação da NGMN Alliance, entre elas, as gigantes AT&T, Telecom Italia, Verizon, entre outras. O LTE é a evolução para a tecnologia de próxima geração adotada pela maioria das operadoras do mundo.

Operadoras como a norte-americana AT&T, China Telecom, China Mobile, NTT DoCoMo, Telecom Italia, T-Mobile Germany, Verizon e Vodafone já anunciaram planos para adotar o LTE como a evolução de suas redes.

Segundo dados da 3G Americas, praticamente um bilhão de assinantes em potencial já são representados por operadoras que se manifestaram a favor do LTE, criando um escopo e uma escala considerável para a tecnologia.

A escala deve oferecer uma plataforma de serviços aberta para consumidores e melhorar a OPEX e custo total de propriedade, melhorando o desempenho da rede e investimentos para operadoras. As especificações para o padrão LTE em 3GPP Release 8 foram aprovadas em janeiro de 2008, com alguns testes iniciando neste ano, com implementações planejadas para 2010.

via|ConvergenciaDigital

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina