Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Vivo ultima detalhes para lançar rede 3G/WCDMA

quarta-feira, 9 de julho de 2008




Em diversas lojas da operadora na capital paulista já é possível obter a informação que no máximo no início de agosto, a Vivo já terá modem 3G - em WCDMA - para vender para seus clientes. Fontes da própria Vivo confirmam que o lançamento está próximo e deverá acontecer de forma gradativa. Nesse primeiro momento, inclusive, as cidades-alvos são Rio de Janeiro e São Paulo.

A Vivo lançará 3G/WCDMA na faixa de 2,1 GHz. Um detalhe preocupa: A questão da demanda dos dispositivos de acesso. A disputa pelo mercado de banda larga móvel esquenta os motores das teles celulares.

Em comunicado enviado ao Convergência Digital nesta segunda-feira, 07/07, a Claro assume que teve uma "demanda excessiva" e foi obrigada a reposicionar a venda dos dispositivos de acesso banda larga via rede 3G na capital paulista. Diversos leitores do portal, no entanto, nos enviaram mensagens informando que a restrição ocorre também em outras cidades do país - a Claro tem o serviço em 58 localidades.

Executivos de operadoras móveis, que preferem não se identificar diante da disputa acirrada que se prevê nesta área - a oferta de acesso banda larga é a "aplicação matadora" do início comercial da Terceira Geração - afirmam que há, sim, uma grande procura dos consumidores pelo serviço - em São Paulo, essa demanda foi agravada pela pane da Telefônica - e há um agravante considerável na estratégia: A questão dos dispositivos disponíveis para a venda.

"Não estou com problemas de atendimento ao cliente porque fizemos um grande estoque, mas também não temos muitas opções. Os dispositivos são importados. Essa é uma preocupação grande da nossa parte e de quem cuida da área", destacou um diretor de uma operadora móvel. "Também não estamos sofrendo com a falta de dispositivos, mas admitimos que a procura ficou bem acima da média", completou outro.

A entrada da Vivo neste segmento traz dois impactos para os consumidores: o primeiro, positivo. Será mais uma operadora a brigar e lançar serviço - o que poderá acarretar em redução de custo mais à frente.

Além disso, a Vivo também venderá o maior objeto de desejo de consumo atual: o iPhone 3G. Só não se sabe se, neste primeiro momento, o terminal já ficará disponível para a venda e qual a estratégia de comercialização que será adotada pela empresa. O lançamento mundial do iPhone 3G está marcado para o dia 11 de julho.

O segundo, no entanto, é preocupante. A Vivo também terá que comprar os dispositivos dos mesmos fabricantes que, hoje, já estão com os pedidos da TIM e da Claro. Isso porque há poucos fornecedores deste produto mundialmente.

Aqui no Brasil, até o momento, de acordo com dados da Anatel, há 21 fornecedores de dispositivos de acesso móvel homologados sendo que apenas um - o da Aiko - começou a ser produzido localmente. Todos os demais são importados e sofrem com a burocracia alfandegária nacional.

via|Convergência Digital

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina