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MediaFlo faz primeira transmissão em tempo real no Brasil

quinta-feira, 14 de agosto de 2008




Pela primeira vez, a Qualcomm apresentou uma transmissão em tempo real de programação, a partir da plataforma MediaFlo. O evento aconteceu, de forma experimental, para os participantes do Congresso ABTA 2008, evento realizado na capital paulista.

O diretor de Desenvolvimento de Negócios da Qualcomm MediaFlo, Mazen Chmaytelli, veio ao Brasil para participar da iniciativa. Ele adiantou que o mercado brasileiro é prioritário nos planos da empresa - tanto que a companhia lançará em 2009 um chipet que une os padrões ISDB-T e o One Seg para fomentar num único handset o uso de aplicações de TV móvel paga e aberta.

"Estive no Brasil em 2002. Estou surpreendido agradavelmente com as mudanças que o país passou. Agora há uma grande busca por inovação e por serviços. A TV Móvel, via MediaFlo, será com certeza um grande potencial não apenas para as tradicionais operadoras, mas para novos provedores do mercado", enfatizou Mazen Chmaytelli.

Questionado se a Qualcomm MediaFlo - em função da demanda brasileira - poderia replicar no Brasil o modelo de investir na aquisição de espectro, de construção de infra-estrutura de rede para viabilizar o negócio como o fez nos Estados Unidos - Chmaytelli adotou uma resposta cautelosa.

Segundo ele, a unidade MediaFlo está disposta a investir onde há potencial de mercado - o Brasil certamente é um desses mercados - mas que há vários modelos de atuação, inclusive, muitos já sendo negociados. "Há uma série de fatores que devemos levar em conta", afirmou.

"Não há espectro ainda, o mercado está começando e há que se definir questões regulatórias, mas posso frisar que MediaFlo enxerga o Brasil como um grande centro de oportunidades", reforçou Chmaytelli.

Tanto é assim que a Qualcomm já está disponibilizando para os fabricantes de terminais para o desenvolvimento de produtos, um chipset que reúne as facilidades do padrão ISDB-T e o One Seg. Desta forma, no Brasil e no Japão, os assinantes poderão ter acesso à TV Móvel paga e à TV móvel aberta.

Indagado se o MediaFlo estava preparado para a competição com a plataforma DVB-H, Chmaytelli assegurou que sim. Para o executivo, a competição é saudável para todos. Mas que a Qualcomm adotou uma estratégia de apostar em todas as plataformas.

"Somos uma empresa de chipset e queremos vender chipset. Então teremos o chipset para todos os padrões, e reunidos num único chipset para simplificar o consumidor", concluiu. Nos Estados Unidos, o MediaFlo já possui 100 antenas, cobrindo 75 cidades com a transmissão em tempo real.

via: Convergência Digital

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