Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Megapixel: entenda o que é e qual a importância da medida

sábado, 9 de agosto de 2008

É cada vez mais comum encontrar câmeras digitais e aparelhos celulares que prometem resoluções de imagem em megapixels cada vez mais altos. Mas, toda essa quantidade de megapixel é realmente necessária? A resposta é: depende. Essa necessidade vai variar de acordo com o que se quer fotografar e, principalmente, se o usuário deseja ampliar essas imagens.

Para começar, vamos entender o que é "picture element" ou pixel. Essa abreviatura significa o menor ponto que forma uma imagem digital em uma tela. Organizados em grade bidimensional, eles são geralmente representados por quadrados ou pontos minúsculos que, juntos lado a lado, formam uma imagem. Quanto mais pontos ou quadrados, mais definição.

Os especialistas em fotografia dizem que a medida mais aconselhável é 5 megapixels. Mais do que isso, somente para profissionais. A melhor dica na hora de comprar a sua câmera digital é combinar a quantidade de megapixels à resolução desejada.

Outro fator é que quanto mais megapixels, maior será o preço da câmera e maiores serão também o tamanho dos arquivos das imagens. Após 5 megapixels, os arquivos vão aumentando consideravelmente de tamanho, fazendo com que o usuário precise de cartões de memória com mais espaço.

No entanto, o megapixel se torna uma peça fundamental nesse conjunto de fatores se o caso for ampliar uma foto. Confira na tabela abaixo quantos pixels são necessários para colocar com definição uma imagem no papel.

Independentemente de conselhos de especialistas ou vendedores, não se esqueça de experimentar a câmera antes de colocar a mão no bolso. Ao visualizar na tela a qualidade das imagens obtidas você poderá tomar uma decisão mais consciente, evitando sustos na hora de fazer suas ampliações.

A tabela abaixo indica qual é o máximo para os tipos de resolução mais comuns no mercado:

Megapixels Tamanho máximo de impressão
2 22×10
3 27×18
4 31×23
5 35×23
6 38×25
8 44×29
12 54×36
16 62×41
22 73×49


História
Apesar de estar ligado à idéia de digital, o conceito de pixel é mais antigo do que se imagina. A palavra pixel foi utilizada pela primeira vez, em 1965, para se referir à qualidade de imagens, por Frederic C. Billingsley, que procurava descrever elementos das imagens de Marte captadas por sondas. O termo se tornou popular e hoje em dia é utilizado como unidade de medida para resolução de imagens. Para entender um pouco de como são calculados os pixels, uma câmera que contenha três megapixels, tem na realidade três milhões de pontos compondo as imagens captadas.

por: Laís Clemente

Imprimir Salvar como Pdf

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente matéria. Tomei a liberdade de copiá-la em meu blog. Claro, citando a fonte.

Espero que não se incomode. Se tiver algum problema, é só dizer que retiro de lá.

Abraços,
Alessandro - NPossibilidades

Cláudio Martinez disse...

Que nada Alessandro,sinta-se a vontade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina