Symbian, vendas em queda
terça-feira, 2 de setembro de 2008
às 10:13 AMO crescimento de adoção da plataforma móvel Symbian acentuou sua desaceleração, afirmou a companhia nesta quarta-feira (02/09).
O número de telefones vendidos com o sistema no segundo trimestre aumentou apenas 5% na comparação ano a ano. No primeiro trimestre., o crescimento anual era de 16,5%, com aumento ainda mais rápido no ano passado.
Ainda assim, o mercado de smartphones experimentou crescimento de 16% na comparação entre o segundo trimestre de 2007 e 2008, de acordo com o Gartner.
Um total de 19,6 milhões de telefones com Symbian foram vendidos entre abril e junho, comparado a 18,7 milhões de unidades durante o mesmo período em 2007 e 18,5 milhões durante os três primeiros meses de 2008, segundo na Symbian.
Já que aparelhos Symbian são aparelhos high-end, a companhia homônima é dependente de mercados mais maduros onde vendas de telefones desaceleraram, justifica Geoff Blaber, analista do CCS Insight.
A razão principal para a queda é o fato da Nokia, cujos aparelhos dominam as vendas do sistema, estar acomodada em sua estratégia de software, diz ele.
As vendas de aparelhos com Symbian deverá aumentar na segunda metade do ano, entretanto, quando a Nokia lançará telefones como o N96. A plataforma também ser ajudada por outros aparelhos, como o Innov8, da Samsung, que tem câmera de 8 megapixels e suporte a HSDPA.
O mercado de smartphones deverá passar nos próximos meses por algumas mudanças. A competição está aumentando, tanto com a estréia global do iPhone, da Apple, como com os primeiros aparelhos com o Google Android chegando ao mercado.
Enquanto outras empresas entram no mercado ou expandem suas posições, as responsáveis pelo Symbian estão concentrando seus esforços e se juntando.
No final de junho, Nokia, Sony Ericsson, Motorola e NTT DoCoMo anunciaram a intenção de unir o Symbian OS e outros softwares integrados para criar uma plataforma de software aberto.
via: IDG News
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.