Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Brasil Telecom e o projeto Pay-Buy-Mobile

quarta-feira, 19 de novembro de 2008




A Brasil Telecom é a única operadora móvel do Brasil a fazer parte oficialmente do projeto conduzido pela GSMA, associação da indústria de fabricantes de telefonia móvel, batizado como 'Pay-Buy-Mobile'(Pagar-Comprar-Pelo-Celular) para a padronização do uso da tecnologia NFC (Near Field Communications) para incrementar o uso do celular como um meio de pagamento.

Testes acontecem em países como Austrália, Canadá, Malásia, EUA, entre outros. Gigantes como AT&T, Telecom Italia e Telefonica O2 também endossam o movimento. Idéia é que os fornecedores de aparelhos incorporem a funcionalidade, comercialmente, ainda no começo de 2009.

A decisão de criar um padrão global em torno do pagamento via celular foi tomada em reunião realizada esta semana, em Macau, na China, pelo conselho da GSMA. A proposta é que o NFC é a interface ideal para permitir que os aparelhos celulares possam vir a realizar, de forma segura e transparente, pagamentos de créditos e débitos.

Rob Conway, executivo-chefe da GSMA, diz que a padronização global é condição crucial para que os celulares possam, de fato, serem utilizados por meio de acordos entre instituições financeiras, comércio e operadoras e fabricantes de terminais como meio de pagamento.

Neste momento, informa a GSMA, há pilotos com a tecnologia NFC sendo conduzidos em vários países e ao longo do ano que vem, novos testes serão realizados. A expectativa, inclusive, é que a Brasil Telecom, única operadora móvel brasileira na lista das concessionárias que endossam a iniciativa, venha a participar de uma experiência com os seus clientes.

A participação dos fabricantes de celulares é destacada pela GSMA. Quanto maior a adesão, maior o volume de terminais com a funcionalidade NFC e menor o custo do aparelho para o consumidor final. Na indústria, empresas como a Nokia, Motorola, LG, Samsung e Sagem já estão desenvolvendo telefones habilitados para a NFC.

Nos testes das operadoras, o pagamento móvel tem sido um sucesso. Na França, por exemplo, sete bancos e quatro operadoras, entre elas, a Orange e a SFR, participaram de um piloto, batizado e "Payez Mobile". A experiência aconteceu em quase 500 pontos de vendas e contou com a participação de cerca de 1000 consumidores. O resultado foi significativo: Mais de 90% consideraram o pagamento sem contato via celular, conveniente, rápido e fácil de usar.

Uma preocupação da GSMA é evitar que venha a surgir uma disputa entre os cartões de crédito e o meio de pagamento móvel. Tanto é assim que já há acordos assinados entre a entidade e as administradoras de cartão para viabilizar uma integração entre os modelos de negócios.

Endossam a iniciativa Pagar-Comprar-Pelo-Celular, as operadoras AT&T, Brasil Telecom, Celcom, Chunghwa Telecom, CMCC, EITC, Etisalat, Far Eastone, GlobeTel,IMC Island,Kall, KPN, KTF, Maxis, MCI, Meteor, Mobicom, MobilKom Austria, Mobitel, MTN, NTT DoCoMO, Orange, Roger Wireless, SK Telecom, Softbank Mobile, Telecom Italia, Telenor, Telefonica O2, Telstra, Vodafone, entre outras.

A tecnologia NFC (Near Field Communications ou comunicação de campos aproximados) é um novo padrão de comunicação sem fio de curto alcance, que permite que dois dispositivos se detectem de forma instantânea e estabeleçam um canal de comunicação entre si. Desta forma, ela pode ser utilizada para, por exemplo, baixar informações como comprovantes e ingressos de cinema por meio de dispositivos móveis.

via: Convergência Digita

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina