Projeto Mobile Millennium
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
às 6:58 PM
Amenizar as difíceis decisões do dia a dia de motoristas em grandes cidades é o objetivo do projeto Mobile Millennium. Com ele, os aparelhos celulares podem ser usados para mapear as condições do trânsito e guiar os motoristas para longe dos engarrafamentos.
Segundo o site NewScientist, a iniciativa criada por pesquisadores da Nokia aliados à Universidade da Califórnia utiliza dados GPS coletados por celulares dentro de veículos para criar mapas de tráfego e disponibilizá-los gratuitamente pela Internet ou enviá-los para outros celulares.
A novidade utiliza o software gratuito Traffic Pilot, que envia os dados e monta os mapas. O programa, lançado no início de novembro, já recebeu o apoio do departamento de transporte americano e, caso seja adotado em larga escala, pode diminuir o fluxo intenso tanto em grandes vias quanto em pequenas estradas.
O site oficial do programa, traffic.berkeley.edu, explica que o aplicativo gratuito prima pela privacidade de seu usuário e torna anônima toda a informação obtida, impedindo que determinado carro seja rastreado e seguido.
Atualmente o software Traffic Pilot funciona em alguns aparelhos Nokia (E71, N95, N96 e E61i) e BlackBerry (Curve 8310, Pearl 8110 e 8830 World Edition), mas poderia ser expandido para funcionar em qualquer equipamento com plataforma Java.
Aos interessados, é sugerido possuir um plano de dados ilimitados que comporte o pesado download dos mapas e, obviamente, o recurso GPS. Por enquanto, proprietários do iPhone não podem utilizar o aplicativo, o que deve mudar em breve.
via: Magnet
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.