Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Operadoras não falam sobre licenças 3G

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Com exceção da Claro, que já fez o pagamento de R$ 1,4 bilhão à Anatel, todas as demais teles estão, neste momento, avaliando a melhor maneira de acertar suas contas com o governo no dia 10 de dezembro. O pleito de prorrogação foi negado pelo governo Lula, mas nos bastidores, as negociações prosseguem.

"A negociação sobre o pagamento da licença 3G está sob a responsabilidade direta do presidente (Roberto Lima) e da diretoria financeira. Eles estão avaliando qual será a melhor estratégia", disse o diretor de Regulamentação da Vivo, Sérgio Assenço, ao participar do Fórum Telequest 2008, realizado nesta sexta-feira, 28/11, na capital paulista, sob a coordenação do jornalista Ethevaldo Siqueira.

Assenço foi bastante cauteloso ao falar sobre o tema. Disse que há a possibilidade do parcelamento legal - divisão em seis vezes, com juros de mercado, mais o IST, da Anatel, ou a possibilidade de ir aos bancos em busca de crédito para o pagamento à vista. Questionado se a negociação com o BNDES ainda estaria em curso, o diretor da Vivo disse apenas que "até o dia 09 de dezembro, todas as possibilidades serão tentadas".

Por sua vez, o diretor Regulatório e de Comunicação Corporativa da Claro, Antônio Britto, disse que a operadora - que já fez o pagamento integral - observa o pleito das demais e aguarda uma definição por parte das autoridades. " Para nós, o que queremos é isonomia e transparência", declarou.

A preocupação com o desembolso de quase R$ 3,5 bilhões pelas operadoras pelas licenças de 3G chegou à indústria. Em tempos de crédito escasso, os fabricantes temem que a obrigação do pagamento integral para a Anatel possa vir a prejudicar o aporte de recursos em expansão da infra-estrutura.

Fato é que a Terceira Geração mobiliza as teles. O vice-presidente de assuntos regulatórios da Vivo, Sérgio Assenço, revelou que nos últimos 12 meses, o crescimento de tráfego IP na rede móvel da Vivo será de 300%.

"Se projetarmos para os próximos três anos teremos crescimento 10 a 14 vezes", afirmou. Segundo ainda o executivo, em outubro, as teles habilitaram 2,2 milhões de aparelhos 3G, sendo que a metade deles contratando pacotes acima de 1 Mbps.

via: Convergência Digital

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina