Scanner de digitais ajuda a impedir roubo de carro
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
às 10:11 PM
Alunos de uma universidade chinesa projetaram um dispositivo que detecta altos níveis de álcool no sangue mediante a inserção do dedo médio dentro de um scanner de impressões digitais.
Zhao Wencai e Li Zhoumu, da Universidade Chinesa de Geociências, mostraram o projeto em uma feira de segurança automotiva que aconeceu em Beijing recentemente. A idéia também serve para um segundo propósito: evitar o roubo do automóvel.
O dispositivo combina um sistema de segurança com identificação de digitais. A pessoa que vai dirigir deverá inserir seu dedo médio no local indicado. Automaticamente, o aparelho vai "ler" as secreções do seu corpo, como suor, e determinar o nível de álcool da pessoa. Caso esteja acima do nível legalmente aceitável ou se a pessoa estiver sem condições de dirigir, o motor trava.
O mesmo vale para ladrões de carro: caso a impressão digital analisada não bata com uma base de dados inserida no aparelho (para relacionar as pessoas com permissão para dirigir o veículo), o veículo mais uma vez trava.
via: PcMag
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.