Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

A Nokia foi o maior fabricante de computadores em 2008 ?

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009


Numa longa reflexão publicada no portal Communities Dominate Brands, Tomi H Ahonen, leva a questão computador versus Smartphone mais longe do alguém ousou até agora.
Elaborando sobre o que define um computador e em que medida os terminais móveis atuais podem ser considerados computadores, o autor chega a uma conclusão impar: A Nokia vendeu mais smartphones do que a HP vendeu computadores.

Há muito que os Smartphones são apontados como os sucessores ou herdeiros dos computadores portáteis, dadas as suas capacidades, funcionalidades e comodidade.
Para sustentar esta tese está o fato de há muito tempo a Nokia rotular os seus terminais da série N de ‘multimédia Computer e de recentemente a HP ter lançado a campanha ‘The computer is personal again’ na qual estavam incluídos os dispositivos Windows Mobile.
Quando comparados com os computadores do final da década de 90, os atuais Smartphones conseguem competir de igual para igual, não ficando atrás em termos de capacidade de processamento, armazenamento ou versatilidade.

Depois das convergências ‘PDA – Celular’ e ‘GPS – Smartphone’, o mercado começa a dar indicio de que os computadores portáteis podem aprender com a sofisticação dos terminais top de linha, já estando em curso a inclusão de placas 3G+, receptor GPS e telas touchscreen multi-toque nos novos Laptops.

Sob esta luz, de que um Smartphone é um computador pelas capacidades que apresenta, os 61 milhões de terminais Symbian S60 vendidos pela Nokia são suficientes para superar os 55 milhões de computadores vendidos pela HP (a líder de vendas de ‘computadores tradicionais’).

via: PcdeBolso

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina