Claro 3G mais mentiras do que verdades
sexta-feira, 27 de março de 2009
às 10:21 PMEsse post não é de minha autoria e nem do Rodrigotoledo de onde copiei, foi feito por um leitor de seu blog, o Fábio, mas revela tantos detalhes técnicos sobre as falcatruas da Claro que resolvi copiar na integra, pois a meu ver é de grande utilidade publica.
“SAIBA O QUE É VERDADE E O QUE É MENTIRA:
1. Modem com problemas de configuração?
MENTIRA. Se o Modem funcionava normalmente e atualmente não conecta, o problema não é de hardware nem software. O problema é de sinal.
2. BANDA LARGA 3G ESTÁ EM MANUTENÇÃO EM SUA REGIÃO?
MENTIRA. Essa é a desculpa para todos que ligam para o “1052?, pois o termo “região” é amplo (pode ser na torre mais próxima, no seu bairro, na sua cidade, no seu estado e por aí vai). A “verdade” é que a CLARO 3G está com problemas em todo o Brasil. A falha não está nos modems e computadores e sim no PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DA REDE 3G CLARO (que subestimou a quantidade de assinantes, além de utilizar tecnologia ultrapassada, banida dos Estados Unidos, Europa e Japão). Em países com leis severas, as indenizações pagas aos assinantes chegam a valores tão altos que as operadoras de lá decidem PAGAR MAIS CARO e oferecer um serviço “estável”, sob pena de fecharem as portas e ter seus diretores presos.
3. Está acontecendo apenas com alguns usuários?
MENTIRA. Todos estão enfrentando problemas similares, pois o projeto no sistema irradiante das torres é idêntico em todo o país. Como é instável, ocorrem diversos “lances” de pura sorte. Ou seja, você entra em contato com o “1052″ e o atendente diz que está enviando um “pacote de configuração para seu modem e você deve esperar cerca de 4 horas”; algum tempo depois sua rede volta ao normal e você pensa: puxa, quanta tecnologia? Não fique surpreso. Nada foi feito. É uma questão de metodologia científica bem simples de entender: segundo pesquisas, como um turno comercial tem 4 horas (8 às 12h; 14 às 18h; etc.), combinando com o tempo médio de 3 horas ininterruptas de navegação para cada modem conectado, haverá mais de 80% de probabilidade daquela conexão que foi reclamada voltar ao normal.
4. Seu modem deixa de “capturar” a rede 3G da CLARO. Reconfigurando o modem o problema será resolvido?
MENTIRA. Se seu modem não “enxerga” a rede CLARO 3G, não poderia informar que redes 3G de outras operadoras possam ser captadas. Em suma: nem seu PC, nem as portas USB, nem o modem está com qualquer problema.
5. Quando aderi ao plano da CLARO 3G minha conexão era muito boa. Piorou após alguns dias. Acontece com TODOS?
VERDADE. Como a Claro subestimou a quantidade de assinantes ou foi displicente ao montar seu projeto BANDA LARGA 3G (ou as duas coisas ao mesmo tempo), para ECONOMIZAR, o barato (pra eles) saiu caro (pra gente).
Apesar de sequer atender os clientes que já possui, a CLARO não para de vender sua Banda Larga para novos assinantes.
O Motivo: Razões puramente financeiras ( os vendedores são obrigados a cumprir metas, senão perdem o emprego) e “share” de mercado (bons números animam acionistas e aumenta os bônus dos diretores da empresa).
A Estratégia: Bem simples do que imaginamos. Apesar de milhares de ações na Justiça e milhões de clientes insatisfeitos, em nenhum momento é oferecida como solução a “troca do chip” e do número do telefone do modem.
Sabe por quê? É aí que está a estratégia para, nos primeiros dias, o novo assinante ter um serviço compatível com o que lhe foi oferecido. Como fazer isso? Simples. Quando um vendedor da CLARO faz “imput” em uma nova venda, o sistema já está programado para colocar esse cliente na “PRIORIDADE ZERO”. E como fazer isso se o sistema irradiante das torres já está além da capacidade? Fácil. O próprio software analisa qual o “chip” mais antigo com acesso a rede 3G e limita seu acesso a rede 2G (EDGE, GSM, GRPS, etc.).
Pronto: o novo cliente vai ter um canal 3G disponível pra ele, até que outro “otário” assine contrato com a CLARO e “tome a vaga” dele.
E o pior: se você está conectado via CLARO 2G (como estou agora - navegando a 23 Kbps) e alguém mais “novo na rede que você” é rebaixado para a Banda 2G e ela estiver “lotada”, você não conecta mais.
VANTAGENS PARA A CLARO
Até chegar ao estágio de assinante “sem rede”, demora entre 4 e 6 meses. Enquanto você negocia descontos com eles na sua fatura ou aguarda resultado final do PROCON ou Juizado de Pequenas Causas, já serão mais 2 a 4 meses. E aí, independentemente do resultado, será sempre “vantajoso” para a CLARO, pois ela “recebeu por um serviço que não prestou” e você ainda terá que devolver o modem (que por contrato pertence a CLARO, a menos que já tenha se passado 12 meses) com todos os acessórios, para que eles mandem para ser “remanufaturado” (refabricado) e revendido ao próximo “trouxa” que aceitar ser assinante da CLARO.
Espero ter prestado um serviço de utilidade pública com esses esclarecimentos.”
3 comentários:
- Anônimo disse...
-
liguei para o velox da OI e mesmo sem eu estar com problema algum a gravação diz que minha região esta passando por manutenção e deve voltar ao normal em 2 horas, é incrível a cara de pau dessas empresas.
- 28/03/2009, 07:24
- Anônimo disse...
-
POVO DE BOTUCATU ENTERIOR DE S.PAULO , EU TAMBEM FUI AUTARIO TAMBEM ASSINEI O CONTRATO DE 12 MESES SÓ VOS DIGO QUE É UMA MMMEEEEEEERRRDDDDA PERFERIA TER UMA INTERNET DE DISCADA SEMPRE É MAIS RAPIDA DO QUE INTERNET DA CLARO POR ISSO MEUS AMIGOS NEM CHEGUEM PERTO DELA PORQUE VCS SE O FISEREM APANHAM UMA CRISE DE NERVOS
- 10/04/2009, 22:33
- Adalberto waydzik disse...
-
Oque a empresa Claro faz com seus assinantes, é uma vergonha, o pior, é que não temos ninguem para podermos reclamar, procon n ão existe, Anatel é só um cabide de empregos e só existe no papel, e com esse quadro caótico, nos consumidores ficamos à merce desses empresas pequenas, sem estrutura, que visam ´so o lucro, não tendo nenhum, orgão regulador, para fiscaliza-las. Esse é o Brasil da copa do mundo de 2014.
- 14/06/2009, 18:23
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.