Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

PTT, "Push-to-Talk" , POC “Push-to-Talk over Cellular” e iDEN, entenda como funciona?

terça-feira, 10 de março de 2009

O termo Push-to-Talk é relativamente antigo, e surgiu com o aparecimento de rádios portáteis, quando os interruptores de transmissão e recepção dos primeiros e volumosos rádios foram substituídos por um interruptor de pressionamento (botão), que geralmente era indicado com a descrição Push-to-Talk.

Com o advento do celular, o rádio FC praticamente desapareceu em sua forma original, e os aparelhos similares para se manter contato instantâneo existentes hoje, na forma de rádios pequenos e coloridos, são os rádios walkie-talkie. O rádio bidirecional permanece ainda como modalidade principal e essencial de comunicação para as forças armadas, serviços policiais, de emergência, marítimos, aeronáuticos, de segurança, táxis e muitos outros serviços comerciais. Esses serviços chamados de serviços de despacho acompanharam silenciosamente o grande desenvolvimento do celular.

A Motorola, logo após o lançamento do GSM, desenvolveu um sistema especial de rádio móvel para uma empresa norte-americana de entregas de remessas expressa. A princípio tratava-se de um rádio bidirecional Push-to-Talk, mas que também incorporava um telefone celular integrado. Esse sistema de rádio foi batizado pela Motorola de iDEN (Integrated Enhanced Digital Network) e baseia-se quase que inteiramente na tecnologia GSM.

E em seguida o serviço foi anunciado com êxito para outras empresas, e uma versão de mão do terminal duplo foi desenvolvida. Esta incorporava até mesmo um alto-falante para que pudesse funcionar como um walkie-talkie convencional, ou, opcionalmente, como o viva-voz. Tal versão também foi vendida pela Nextel aos consumidores como um serviço de telefonia celular convencional, inicialmente sem nenhuma ênfase no recurso Push-to-Talk, surgia o “Push-to-Talk over Cellular” ou PoC.

Embora com base no GSM, o sistema iDEN incorpora tecnologias proprietárias que seriam difíceis de readaptar às redes GSM de outros fornecedores e outros tipos de redes, como o CDMA.

O PoC pode ser visto como uma implementação de Push-to-Talk baseada em VoIP nas redes EDGE/GPRS e WCDMA. Um consórcio da indústria foi formado pela Ericsson, Motorola, Nokia, Siemens e Comneon, para definir especificações para o PoC. Tal consórcio está fornecendo informações para a organização de desenvolvimento de normas líder para desenvolvimento dos requisitos de serviços móveis, a OMA, desde 2003.

O usuário seleciona uma pessoa da sua lista de contatos e pressiona um botão para iniciar a chamada por meio de um celular com recursos VoIP e suporte ao protocolo SIP. A voz é transformada em pacotes de dados, que são transmitidos pela rede sem fio da operadora por meio das tecnologias de transmissão de dados celular como GPRS/EDGE, CDMA entre outras.

Esses pacotes são recebidos pelo aparelho celular do destinatário, que deve ser compatível com o serviço, e transformados novamente em voz. Para responder, o destinatário espera o primeiro terminar de falar para poder começar a responder. A comunicação é half-duplex, logo, os dois interlocutores não podem falar ao mesmo tempo.



O Push-to-Talk over cellular (PoC) é um serviço moderno que introduz o serviço de comunicação direta um-para-um e um-para-vários ou um-para-grupo, baseado em VoIP nas redes celulares. O princípio de comunicação por trás do serviço é simples. Seleciona-se apenas uma pessoa ou um grupo no terminal e pressiona-se o botão para falar. Isto torna a conexão instantânea, sem a necessidade o destinatário pressionar o botão para atender.

O serviço PoC utiliza, em paralelo e sempre ativos, dois contextos PDP (Packet Data Protocol) de sinalização. O contexto PDP de classe de tráfego interativo é usado para os propósitos de sinalização e o contexto PDP de classe de tráfego para os propósitos de mídia. Para otimizar a estabilização de chamadas ambos os contextos de PDP devem estar sempre ativos.

No serviço PoC, o terminal estabelece primeiro o contexto com classe de tráfego interativo, faz um procedimento de login ao servidor PoC e, no caso da comunicação de grupo ser usada, ele também declara sua identidade de grupo ao servidor PoC. Quando registrado ao serviço PoC móvel estabelece-se o contexto de classe de tráfego PDP. O estabelecimento dos contextos PDP toma tempo, e causa um delay adicional na chamada.

A figura apresenta o forma pela qual a comunicação PoC passa pela rede de dados celular GPRS/EDGE/WCDMA.



Quando o botão do Push-to-Talk é pressionado o terminal envia pacotes IP (primeiro os quadros de sinalização. e depois os quadros de voz) pela rede de dados celular para o servidor PoC. O servidor executa os procedimentos necessários para o acesso, confere os pacotes e os encaminha ao receptor final. No caso de comunicação em grupo, o servidor replica os pacotes IP e os distribui para cada receptor.

O PoC foi primeiramente projetado para redes de comutação de pacote GSM/GPRS/EGPRS, mas pode ser expandido as outras redes baseadas no protocolo da Internet (IP). Conseqüentemente, pode também ser usado em UMTS, LANs e em redes 802.11.

iDEN, a tecnologia iDEN é uma rede digital ampliada e integrada, desenvolvida pela Motorola, e que no Brasil é operada pela Nextel. Trata-se de uma rede paralela à da telefonia celular, só que utilizada para a comunicação pessoal e corporativa, que reúne funções de telefone celular, rádio bidirecional, computador de mão, permitindo também o envio e recebimento de mensagens de texto e acesso à Internet.

No Brasil a Claro saiu na frente com o Claro POC, lançando o serviço durante o Telecom Fórum em 2004, porem ate hoje eu não vi ninguém usando, ou falando bem do serviço nos relatos lidos na Internet, gostaria que alguem que usou ou usa o serviço relatasse a experiencia aqui.

Referências dessa pesquisa.

Teleco, Revista TI, Wikipédia e CISCO.

Imprimir Salvar como Pdf

11 comentários:

Anônimo disse...

Texto bem explicativo Cláudio, muito bom mesmo, algumas informações bem interessantes.

Anônimo disse...

Claudio se soubessemos o PTT da Claro ia ser bom para configurar nossos symbian.

Abraços

Cláudio Martinez disse...

Eduardo não adiantaria nada você saber as configurações, pois o serviço é pago e precisa de autenticação no servidor POC da Claro mediante senha e login.

Anônimo disse...

Amigo... Boa noite, li o seu texto e o achei bem explicado e muito bom. Bem... sou usuário do serviço CLARO POC/PTT há um ano e no início achava o serviço BEM RUIMZINHO mas agora depois de algum tempo... já me acostumei e agora ACHO ÓTIMO, ainda tem ALGUMAS FALHAS. Como por exemplo:
1. O TEMPO DE DELAY (TEMPO QUE A VOZ DEMORA PARA CHEGAR AO OUTRO TERMINAL).
2. AS VEZES ACONTECE DE FALAR E A SUA VOZ NÃO CHEGAR AO OUTRO TERMINAL (CONHECIDO COMO BURACO)E OBRIGANDO A PESSOA TER QUE REPETIR TUDO DE NOVO.
3. AS VEZES TAMBÉM ACONTECE DE ESTAR "CONECTADO" E A LIGAÇÃO CAI, SEM MAIS NEM MENOS.

AGORA TIRANDO ISSO E TENDO UMA CERTA DOSE DE PACIÊNCIA O SERVIÇO É BEM SATISFATÓRIO. UM ABRAÇO À TODOS... Vlw

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual a possibilidade e se ja tem um programa server para que possamos montar um servidor

Anônimo disse...

Pessoal eu queria saber se ja tem algum programa server para poder testar ?

desde ja agradeco

binhojp@msn.com

Anônimo disse...

Pessoal gostaria de saber se ja tem alguma aplicacao server para poder testar ???

binhojp@msn.com

Anônimo disse...

Olá a todos.
Sou usuario Claro POC a 3 meses e adquiri o serviço pois viajo muito pelo Brasil e principalmente em cidades do interior...por esse motivo não adquiri o serviço da Nextel pois ela tem uma cobertura extreamente falha em cidades pequenas...o Claro POC desde que adquiri não tenho oque reclamar...funciona sempre onde chego e falo com minha esposa e amigo sem problemas...as falhas existem mais nada que deixe vc irritado...exemplo...se o sinal tiver baixo sua voz no Radio picota ou o Radio cai...mais assim que o sinal volta ao normal o Radio tambem retorna..uma coisa muito boa do Claro POC é que vc tem uma agenda separada do Cel e vc sabe quem esta online ou não antes de chamar...sou um divulgador desse serviço pois acho muito bom...aliás melhor que o oferecido pela Nextel a começar pela cobertura...enfim VIVA O CLARO POC.

Anônimo disse...

Olá!
Ouvi falar do Wippies.
Alguém sabe como configura?
Tenho 5 usários em casa.
Todos usam V3.Minha operadora é a Oi.
Como uso tal programa para fazer Ptt.?
Obrigado!
Willians
williansjoi@hotmail.com

Poctel disse...

Chegou no Brasil o Poctel (www.poctel.com.br) um serviço que transforma o seu celular de qualquer operadora, em um celular com PTT, com qualidade de audio superior ao concorrente e com cobertura nacional! Poctel é PoC, Push to Talk.

Anônimo disse...

Chegou no Brasil o Poctel (www. poctel. com.br) um serviço que transforma o seu celular de qualquer operadora, em um celular com PTT, com qualidade de audio superior ao concorrente e com cobertura nacional! Poctel é PoC, Push to Talk.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina