Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Manual: como não se tornar uma vitima no Mercado Livre

terça-feira, 9 de junho de 2009

Devido aos recentes golpes aplicados no site Mercado Livre, e como este é um dos maiores mercados de compra e vendas da internet aqui no Brasil, eu decidi criar esse manual para ajudar pessoas ingenuas ou as que ficam cegas com os preços baixos e não enxergam o golpe que estão para sofrer.

1º comprar no mercado livre é seguro?

Resposta = sim desde que você tome alguns cuidados necessários como, dê preferencia a vendedores de sua cidade pois a negociação pode ser feita pessoalmente e de preferencia na residencia de uma das partes quando possível.

2° como descobrir um possível golpe?

Resposta = O vendedor oferece o produto a baixo do preço de mercado, possui cadastro novo ou com poucas qualificações, não entrega em mãos e nem por motoboy, só pelos correios, não aceita mercado pago nem Sedex a cobrar, oferece o envio grátis, divide o pagamento com uma entrada em dinheiro e parcelas em boletos emitidos por ele, não fornece telefone fixo só celular, se algumas dessas hipóteses bater desconfie na hora.

3° Sedex a cobrar é garantido?

Resposta = não, já vi casos de Sedex a cobrar onde de foi enviado lata de refrigerante só para fazer peso, pois para retirar a mercadoria nos correios, você é obrigado a pagar a taxa de retirada para depois então conferir a mercadoria e ai já será tarde, você ate pode entrar com uma ação na Justiça mas dificilmente ira ganhar.

4° mercado pago é garantido

Resposta = não, basta olhar a seqüencia de golpes usando o mercado pago nos últimos tempos com emails falsos simulando o mercado pago, ainda sim existe um meio de usar o mercado pago com um pouco de segurança, procure comprar de vendedores com centenas de qualificações mesmo que pague mais caro pela mercadoria, faça a transação usando o link de sua conta no mercado pago diretamente no site do mercado livre, perca tempo olhando as qualificações negativas do vendedor pois elas revelam muita coisa, se o comprador comprar usando o mercado pago acompanhe a transação na sua conta no mercado livre e nunca através de emails recebidos com o domínio @marcadolivre.com, se receber o aviso do mercado pago vá ate sua conta e cheque.

5° o produto que eu quero não é de minha cidade e agora?

Resposta = olhe as qualificações do vendedor principalmente as negativas, pergunte se ele aceita Sedex a cobrar ou mercado pago, diga que tem um amigo na cidade e se ele pode retirar em mãos ou via motoboy, apos o lance verifique se o vendedor possui telefone fixo, se a conta para deposito e no nome do mesmo e bate com o CPF e RG dele, no caso de empresa peça o CNPJ e verifique no site da receita federal, procure um vendedor com muitas qualificações ainda que você pague mais caro pelo produto.

Lembre-se é melhor pagar mais caro e receber o produto com segurança do que pagar barato e não receber nada. Se você sofreu algum golpe no mercado livre, não tenha vergonha de denunciar e expor o fato, você não esta sozinho, existe milhares de vitimas como você todos os dias.

No Orkut existem comunidades onde você pode se informar sobre como proceder nesses casos

Tomei calote no Mercado Livre:
EU VENCÍ O ML
EU VENCI!!!!!!!PROCESSEM O ML!!!!
podemos começar nossas denuncias
Depósito em conte de terceiro tem como recorrer?
DANDO CALOTE NESTE MOMENTO! URGENTE.
Ganhei a ação contra o ML! \o/
MERCADO LIVRE FOI CONDENADO
nao retirem seus cadastros

Receita Federal - Consultas:
CPF CNPJ

Links relevantes no Mercado Livre:
Formulário de denúncia Dicas de segurança
Programa de Proteção ao Comprador Condições do "Programa de cobertura para prejuízos"
Valores de proteção Passos para receber a indenização
Formulário de solicitação de reembolso


O mais importante, desconfie sempre pois na Internet nada é o que parece.

Imprimir Salvar como Pdf

2 comentários:

Anônimo disse...

vamos ver se com essas informações esse bando de idiotas ainda vão continuar tomando ferro, sinceramente eu não tenho pena, quem quer muito trás de casa

Cláudio Martinez disse...

É verdade, tem golpe que estão estampados na cara mas ainda sim o pessoal acaba caindo, é lamentável isso.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina