Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Futuro da Motorola no Mercado de Celulares

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Nada como um dia depois do outro

Vamos lá, eu vou arriscar uma previsão sobre a companhia, posso errar, pois não sou jornalista e nem "analista" de mercado que não sai de trás da mesa, e já tinha essa linha de raciocínio dos meus tempos de moderador em fóruns, A Motorola vai "fechar" a divisão de celulares.

O prometido Celular com Android, está ai... eu mesmo antecipei no blog, que não era preciso ser um vidente para saber que a Motorola iria atirar nessa direção, mas está na hora de fechar o caixão da Motorola como marca de aparelho, O DEXT ou CLIQ.

Vários motivos apontam para isso, a companhia tem grande experiência com telefonia e ainda vai continuar a vender chips e tecnologia para as demais empresas do setor, e vai se manter bem financeiramente, sem grandes dores de cabeça de ter que lidar com o publico final.

Mas e a venda dos CLIQ ou DEXT e telefones com Android? Não vai para frente, o telefone é concorrente direto do N900 e não do iPhone com alguns querem pregar, e entrar nessa briga com a Nokia, Sendo o primeiro telefone com sistema Android, é quase um caminho certo para o desastre.

Mesmo que a Motorola supere a Nokia nesse lançamento, algo improvável pelas feridas que a marca sofreu ao longo de vários lançamentos sem sucesso, a vitória não necessariamente será suficiente para alavancar a divisão de celulares que é deficitária a algum tempo.

Quem tem a ganhar? Os consumidores com uma marca fazendo o que sabe fazer de melhor (criando tecnologia e não produto final). E a perder? Técnicos especializados, autorizadas alopradas e quem só sabe falar de Motorola.

Claro que a empresa pode pegar tudo que sobrar da divisão e vender ou se unir a alguém, mas eu acho difícil isso acontecer. Nada disso pode acontecer? Sim, milagres acontecem, mas ninguém acertou os seis números da Mega Sena duas vezes.

E A LG que se cuide, a fama de marca que mais ocorrem problemas vai passar para alguém com o fim dos celulares Motorola.


Imprimir Salvar como Pdf
nokia, celular, iphone, sony ericsson, motorola , , ,

6 comentários:

Edson Cásseri disse...

Cláudio, parabéns pelo blog, reconheço que para manter um em alto nível é necessário não só conhecimento, mas muito boa vontade e disposição. Creio que o caminho da Motorola seja esse mesmo: fechar a divisão de celulares. Porém recomendo que o Português que tem sido praticado nos posts seja revisto. Neste em questão, o autor escrever “feixar”!! O que significa isso? Quem compromete-se a informar, precisa respeitar o idioma. Abraços, felicidade e saúde!
Edson.

Anônimo disse...

Hahaha... Essa foi boa:
"E A LG que se cuide, a fama de marca que mais ocorrem problemas vai passar para alguém com o fim dos celulares Motorola."

Passou de Siemens para Motorola, e agora vai pra LG, rsrsrs....
Eitha, corrente do mal, rsrs

Cláudio Martinez disse...

Valeu Edson, vou corrigir e comunicar ao Luiz autor do post para prestar maior atenção a isso.

Luiz Paulo Andrade disse...

Caro Edson, obrigado pela correção, realmente sei que tenho a obrigação de melhorar.

Claus Seubert disse...

Grande amigo Luiz! Sua presença em nossos sites e blogs de telefonia tornou-se imprescindível. Mas como amigo, terá que aceitar críticas também, e então lá vai:
Realmente fica difícil definir o caminho das grandes marcas de telefones no andar da evolução da tecnologia, mas está aí o ponto exato em que duvido ocorrer o que você está pressentindo:

Tomaremos um exemplo clássico em outro ramo, completamente diferente, mas cuja evolução é a mesma: A Ford Motores, haviam muitos que diziam que ela estava completamente no caminho do fechamento aqui no Brasil, após o término da ridícula parceria chamada "Autolatina", e em virtude de um grande período de apatismo que a Ford se encontrou, todos jurariam o fim dela. Foi o que aconteceu? Não! De repente, mudaram os cabeças da divisão brasileira da Ford, e tudo mudou. Hoje temos excelentes carros, com altíssimo índice de satisfação de seus usuários.
Ou seja, a empresa deu uma reviravolta em sua estrutura e para o melhor.
No nosso caso aqui da Motorola, eu aposto todas as fichas que irá ocorrer também essa reviravolta, e isso é muito fácil de perceber, bastando observar com certo carinho e atenção o que está ocorrendo de evoluções de tecnologia e lançamentos da "Gigante" Motorola no mundo afora... Sem esquecer também que a Motorola Brasil está passando por uma série de auditorias e reformulações, houve corte de custos, e nesse ano, ela já está registrando lucros. (Vide matéria nesse link: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=59615). No caso do Android, não podemos esquecer que a Motorola pretende investir massivamente no Brasil, uma vez que a tecnologia é de ponta, porém de baixo custo, algo que está dentro da política atual da empresa.

Acho que, teremos numa nova "Ford" da telefonia prometendo e muito para o segundo semestre do corrente ano e com toda certeza, irá deixar muita gente a ver navios, pois podemos observar que outras marcas que usam o Android estão muito tímidos em expor os seus cels aqui no Brasil, e a Motorola está prevendo lançar 10 modelos Android, 5 deles aqui no Brasil, em curto espaço de tempo.

Eu, como um experiente usuário de motorola, afirmo categoricamente que o perfil apresentado pela Motorola é o melhor possível, para quem que estava de fato em recessão.

Abraços, mano.

Claus BH

Anônimo disse...

e agora continua achando isso?

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina