A Pane no Cérebro de Fábio Bruggioni
terça-feira, 29 de setembro de 2009
às 12:21 AMAlguém nas mídias sociais ou na grande imprensa lembra da recente pane da Telefônica? Quase ninguém, o caso é “velho”, quase um século atrás dias de hoje, não sei se rede está melhor, mas garanto que o do presidente da Telefônica Fábio Bruggioni não melhorou de lá para cá, o oposto é mais provável.
Em entrevista ao R7, recém criado portal da Record na internet, o presidente da Telefônica tentou imitar Lula na teoria da bravata, e com isso acabou caindo ingenuamente nas perguntas de André Sartorelli do R7.
Era mais fácil simplesmente negar a entrevista e assunto encerrado, ninguém iria ficar falando nisso, mas não, ele tentou fazer o que não sabe, lidar com comunicação.
Segue em vermelho as bravatas de Bruggioni. O Azul fica para por minha conta.
“R7 – Qual o motivo de tantos problemas desde julho de 2008?”
“Fábio Bruggioni – Os mercados de telefonia fixa e internet banda larga estão crescendo muito. Com a crise, as pessoas perceberam que usar o telefone fixo é bem mais barato que o celular. Em relação ao Speedy, deve ser considerada a rápida expansão”.
O caso da telefonia fixa eu nem vou comentar, mas ela está tendo um retrocesso no mundo todo, só se mantem viva no Brasil, por que a ANATEL é a ANATEL, Agora dizer que a internet está se expandindo é a causa das panes? Todos, dos consumidores até a ANATEL, sabem que a culpa é da Telefônica.
…
“R7 – Isso quer dizer que a Telefônica não está preparada para atender a todos os clientes?”
“Bruggioni – De maneira alguma. Nós tivemos problemas pontuais, e nosso trabalho a partir do que foi estabelecido pela Anatel tem o objetivo de ampliar a nossa capacidade para atender aos novos clientes e melhorar os serviços já oferecidos.”
Problemas pontuais? Se os problemas são pontuais, então precisava a Anatel interferir? Evidente que não. Todos sabem que a agencia só entra em campo quando as coisas saem de controle, qualquer coisa menor a Anatel fecha os olhos.
…
O “Massacre da Serra Elétrica” continua.
“No ano passado a Telefônica investiu R$ 108 milhões em publicidade. O plano de ampliação e estabilização do Speedy é de R$ 70 milhões. Não são valores discrepantes?”
“Bruggioni – Serão investidos em várias áreas principalmente em equipamentos que fazem com que a banda larga chegue melhor até o computador das pessoas. Também está em desenvolvimento um software de gestão de segurança para a rede”
Até mesmo uma criança pode perceber que além de não responder a pergunta, ela não tem resposta, pelo menos uma que você possa dar.
Mas eu tenho a resposta. É mais fácil anunciar na imprensa para calar os veículos comunicação, que não vão querer perder o dinheiro e o cliente, do que investir para melhorar de fato o serviço prestado.
Para que ficar calado quando se pode falar bobagem? É a pane do cérebro que ainda não passou, em ter ou usar uma assessoria de imprensa descente do lado para evitar esse tipo de situação.
Para falar bobagens e ter a "verdade" você precisa de um discurso populista, uma ideologia e milhões de pessoas dependendo de “Bolsa Esmola”, e nesse caso Bruggioni não tem nenhum dos três.
Talvez as panes da Telefônica passem, no dia que ela trocar de CEO para alguém que saiba fazer mais e falar menos.
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- Aknaton disse...
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Simplesmente ótimo post!
Parabéns! - 29/09/2009, 18:24
- Anônimo disse...
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Eu nao sei quem é pior.
Esse cara aí ou o presidente da Oi( que parece e muito com o sergio malandro) - 30/09/2009, 10:29
- Luiz Paulo Andrade disse...
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Luiz Eduardo Falco presidente da Oi, é a versão rechonchuda do Sérgio Malandro, a semelhança é, pelo menos para mim, inegável.
A assessoria de imprensa da Telefônica é uma droga, eles deixam o presidente falar qualquer bobagem para os grandes portais, que na maioria das vezes praticam jornalismo e acabam não entrando na analise lógica do que está sendo dito e feito, mas por mim eles podem ficar lá, eu dou boas risadas e eventualmente faço post quando desafiam a inteligência do leitor. - 01/10/2009, 00:09
- Anônimo disse...
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São R$ 700 MM investidos na resolução da pane do Speedy, e não R$ 70MM. Cuidado com os números, meua amigos. Mas além disso, o Fábio é o Diretor-executivo do Segmento Residencial. Ele se reporta ao CEO Mariano De Beer e, este, ao presidente, Antonio Carlos Valente. Então, acertem o cargo do interlocutor de vocês antes de "ligarem a serra elétrica", para que acabe não pegando no dedinho do pé.
- 02/06/2010, 14:05
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