Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Parceria entre a VIVO e Ericsson amplia a conectividade na região Amazônica

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Já na primeira fase, a iniciativa permitirá o acesso à tecnologia 3G a mais de 30 mil pessoas em comunidades atendidas pelo Projeto Saúde & Alegria, na região Oeste do Pará

A Vivo e a Ericsson, em parceria com outras oito empresas e entidades, inauguram hoje (26/11), no município de Belterra, no Pará, a Estação Rádio Base (ERB) Pedro Teixeira. Trata-se da primeira antena de telecomunicações móveis instalada nesta região da Amazônia, com a tecnologia de Terceira Geração, e permite, além da comunicação de voz, o acesso à internet com banda larga móvel.

A implantação desse projeto tornará possível conectar entre elas e com o mundo as comunidades atendidas pela ONG Saúde & Alegria (PSA), que atende 20 mil pessoas de 175 vilarejos em três municípios do Oeste do Pará – Belterra, Aveiro e Santarém. Há 22 anos, o Projeto Saúde & Alegria realiza programas de desenvolvimento comunitário nas áreas de saúde, organização comunitária, economia da floresta, educação, cultura e comunicação.

A idéia de conectar as comunidades atendidas pelo PSA surgiu no âmbito da Rede Vivo Educação, uma ferramenta interativa de articulação de pessoas e idéias em torno dos temas Educação e Tecnologia, criada pelo Instituto Vivo em dezembro de 2008. Estabeleceu-se então uma rede de parceiros para viabilizar o projeto, o que já garantiu a instalação da infra-estrutura de telecomunicação móvel de Terceira Geração. A partir daí, o Instituto Vivo passa a dar suporte ao PSA no desenvolvimento de metodologias e práticas de aprendizagem em rede com o uso dos dispositivos de telecomunicação móvel, amplificando as oportunidades de interação das comunidades.

A Ericsson, por sua vez, desenvolve e implementa as soluções necessárias em equipamentos, serviços relacionados e aplicativos multimídia, como a Ferramenta de Pesquisa Móvel (Mobile Survey Tool) que efetua diagnósticos na área da saúde, facilita a comunicação entre a equipe do PSA e as comunidades e, ainda, realiza pesquisas para monitoramento dos índices de qualidade de vida.

O Projeto Saúde & Alegria oferecerá suporte local e será responsável pelo treinamento das comunidades, orientando sobre a utilização dos aplicativos. Na rede de aprendizagem, serão atendidas numa primeira fase 15 comunidades. Nestes locais, kits de energia fotovoltaica irão recarregar os aparelhos, que serão usados na produção de conteúdos posteriormente publicados na web e/ou outras plataformas.

Para o presidente da Vivo, Roberto Lima, o conhecimento, a informação e as experiências hoje transmitidas por iniciativas educacionais do Projeto Saúde & Alegria podem ser intensificados com a conexão móvel e seus inúmeros aplicativos. Em sua opinião, este programa é uma demonstração prática de que o acesso a telecomunicação e especialmente a banda larga móvel podem representar em termos de inclusão e desenvolvimento num país de dimensões continentais como o Brasil.

“Conectar ainda mais comunidades entre elas, conectá-las ao mundo e o mundo a elas, permitindo interação com agilidade, simplicidade e mobilidade, pode ser um propósito comum do nosso setor”, afirma Lima. Em sua recente exposição na Futurecom, o maior congresso do setor de telecomunicações brasileiro, realizado em Outubro em São Paulo, o presidente da Vivo defendeu a união de esforços entre governo, agência reguladora e setor privado no estabelecimento de uma agenda positiva em direção a universalização das telecomunicações móveis no Brasil.

Já Fátima Raimondi, presidente da Ericsson, observa que “as comunicações móveis desempenham um papel importante ao ajudar comunidades se desenvolverem de forma sustentável. Trabalhar em parceria nos permitiu conseguir o que nenhum de nós poderia ter feito sozinho."

Caetano Scannavino Neto, coordenador do Projeto Saúde & Alegria, diz: “Para nós, é fundamental unir a tecnologia ao desenvolvimento social e econômico de áreas remotas do Brasil. A parceria do nosso projeto com a Vivo e a Ericsson será de extrema importância para as nossas atividades de educação e saúde com as comunidades da região amazônica.”

Além da Vivo e Ericsson, também integram o rede de parceiros do projeto: Sony Ericsson, Prefeitura de Belterra, CPqD, Bimetal, Formatto Engenharia, LaMark, Hospital Albert Einstein e Projeto Saúde & Alegria. Todos esses parceiros irão investir e alavancar recursos institucionais e a colaboração de seus profissionais para disseminar a educação e saúde por meio da comunicação móvel.


Sobre o Projeto Saúde & Alegria

Projeto Saúde & Alegria é uma instituição civil sem fins lucrativos fundada em 1985 registrada com o nome jurídico de CEAPS – Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental. É reconhecida como de Utilidade Pública Municipal e Federal, registrada no Conselho Nacional de Assistência Social e reconhecida como Entidade Beneficente de Assistência Social.

O objetivo é promover e apoiar processos participativos de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável, que contribuam de maneira demonstrativa no aprimoramento de políticas públicas, na qualidade de vida e no exercício da cidadania das populações beneficiadas.

Atua hoje diretamente em três municípios do Oeste do Pará – Belterra, Aveiro e Santarém, local de sua sede – atendendo aproximadamente 30 mil pessoas, principalmente as populações rurais, apoiando-as na defesa de suas terras, de seus recursos naturais e na viabilidade social, econômica e ambiental de seus territórios.

Contato: Elaine Cristina Chaves Pisa, 93 3067-8000, psa@saudeealegria.org.br

Rita Moraes

Assessoria de Comunicação da Vivo

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina