Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

NokiaBR, ops!!! agora é Zeletron!!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Uma noticia que me deixou muito contente foi ver que meu amigo José Antônio do finado NokiaBR resolveu seguir em frente e assumir de vez o Zeletron.

Com isso, ele passa a ter total liberdade para falar de qualquer aparelho ou marca, o que rende muita pauta diferenciada, pois a fila anda. Antes de tudo ele fez um post explicando todos os fatos onde transcrevo na integra logo abaixo.

"Depois do meu último post, em 10/01/2010, no qual eu explicava o que havia acontecido com o blog NokiaBR, houve um grande descontentamento entre os leitores do blog no Twitter.

Logo em seguida, vários amigos blogueiros se manifestaram escrevendo mais de 30 posts em blogs diferentes sobre o assunto e milhares de pessoas acabaram comentando nesses blogs, no Twitter, no Orkut, no Facebook e aqui no Zeletron. Além disso, até alguns veículos de comunicação tradicional publicaram a notícia.

Dois dias depois do post, a Nokia trouxe ao público uma nota de esclarecimento no seu blog institucional, a qual eu copio integralmente abaixo (também é possível lê-la diretamente no blog da Nokia clicando aqui):

“Reconhecemos e respeitamos o valor e legitimidade do trabalho de José Antônio Oliveira no blogNokiaBR. Como é de conhecimento público, a marca e o nome Nokia representam importantes patrimônios para a empresa e temos a responsabilidade de garantir que sejam devidamente utilizados. Como parte deste esforço, há um time globalmente responsável pela revisão de centenas de websites por mês, em todo o mundo, para garantir que a integridade da marca Nokia seja mantida.

No decorrer de um processo de monitoramento rotineiro, o blog NokiaBR foi identificado e, inadvertidamente, uma notificação extrajudicial foi emitida sem revisão interna apropriada do caso. Compreendemos que algumas modificações no blog são pertinentes no sentido de evitar eventuais confusões para o consumidor – no entanto, o blogueiro José Antonio de Oliveira deveria ter sido procurado pessoalmente por um representante da Nokia para discutir o tema, e não ter recebido uma notificação legal.

Lamentamos profundamente os transtornos causados a José Antônio Oliveira e seus leitores. Estamos em contato com o blogueiro e trabalhando arduamente em busca de uma solução amigável para o caso, conciliatória para as partes, de modo a permitir que ele continue fornecendo informações úteis aos seus seguidores por meio de seu blog o mais rápido possível. Manteremos todos atualizados.”

Essa nota realmente acalmou o povo e, naquele mesmo dia, foi iniciada uma série de negociações entre mim e a Nokia, durante as quais acertamos que eu voltaria a escrever o blog NokiaBR com outro endereço. A Nokia, por sua vez, registraria o nokiabr.com.br (que já havia sido cancelado) e o apontaria para o novo endereço que eu registrasse.

Cheguei a registrar um novo domínio e coloquei o blog temporariamente lá sem divulgar para os leitores, mas estou até hoje aguardando um documento do departamento jurídico da Nokia no qual eles formalmente se diriam satisfeitos com o acolhimento da notificação inicial. Essa foi a minha única exigência para voltar a escrever no NokiaBR. Entretanto, o último e-mail que eu recebi da Nokia foi enviado no dia 18/01/2010, quando me cobraram o registro do endereço novo. Depois disso, só recebi duas chamadas telefônicas sobre esse mesmo assunto, mas nada sobre sobre o documento que eu havia pedido para formalizar o que foi acordado verbalmente.

Entendo que os trâmites jurídicos em empresas do porte da Nokia costumam demorar, mas não posso ficar parado, aguardando ad aeternum por esse documento. Por isso, resolvi fazer exatamente o que eu iria fazer no dia 10/01/2010, quando escrevi o post abaixo, e migrei todo o conteúdo do NokiaBR para o Zeletron. Vou seguir em frente com um blog só.

Peço a gentileza de atualizarem seus bookmarks e links de blogs, para que o Zeletron possa, em breve, ter a mesma audiência que o NokiaBR tinha.

Gostaria de agradecer do fundo do coração a todos os amigos, leitores e pessoas que se mostraram solidárias, que me deram tanta força nesse período, escrevendo posts e comentários, reclamando e comentando no Twitter, no Orkut e no Facebook; enviando e-mails para a Nokia, telefonando para conhecidos etc. Fiquei realmente surpreso e feliz com isso!

Não tenho condições de agradecer individualmente a todos que se manifestaram a meu favor nesse período. Foram milhares de mensagens no Twitter e centenas de comentários em blogs, no Orkut e no Facebook. Muito obrigado! Não sei como agradecer a vocês! O que eu posso fazer é continuar a escrever e fazer o trabalho que eu vinha fazendo antes.

E vamos em frente, porque muita coisa aconteceu nesse período em que eu fiquei parado em férias forçadas. Tenho muito que escrever aqui no Zeletron! :)

P.S.: No próximo post, vou colocar no ar três queries SQL para as pessoas que têm blogs baseados no Wordpress e quiserem alterar os links do NokiaBR para o Zeletron nos seus bancos de dados.”

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina