Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Perigo nas pesquisas da web

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Nova pesquisa Norton, realizada entre fevereiro e maio deste ano, alerta que pesquisar na web pode ser perigoso. Uma em cada três pesquisas sobre celebridades, jogos online, eventos desportivos, letras de músicas e doenças no Google traz links maliciosos, que roubam dados pessoais. O estudo analisou os 300 tops termos de busca e concluiu que:

· 115 dos 300 principais termos de busca diários pesquisados retornaram com mais de 10% de resultados maliciosos;
· Em alguns dias, mais de 250 dos 300 principais termos de busca diários retornaram com mais de 10% de resultados maliciosos;
· Alguns termos de pesquisa apresentaram assustadores 99 links maliciosos nos 100 primeiros resultados de pesquisa.

"Os criminosos virtuais estão sempre procurando a próxima oportunidade de encontrar vítimas. Infelizmente para os consumidores, a simples procura por um tema popular e clicar em um link contaminado pode ter consequências graves como o roubo de suas informações pessoais", informa Fabiano Tricarico, Gerente de Vendas da Symantec. "Os consumidores precisam se armar com ferramentas projetadas especificamente para defendê-los contra esses tipos de ameaças", conclui.

Clicando nos resultados de pesquisa contaminados, o PC pode ser infectado ou ser redirecionado para aplicativos enganosos, tais como falsos programas de antivírus. Os resultados do estudo foram monitorados através do Norton Safe Web Lite, uma ferramenta gratuita para download que identifica nos resultados da pesquisa, sites arriscados antes que os usuários cliquem neles.

A ferramenta está disponível para usuários do Internet Explorer e do Mozilla Firefox.
Descobrir os resultados contaminados antes de clicar é fundamental, porque em quase 60% dos sites inseguros identificados pelo Norton Safe Web foram encontradas ameaças que podem infectar um PC sem a necessidade de o usuário fazer o download ou instalar arquivos.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina