Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

10 dicas de segurança para dispositivos móveis, segundo a ESET

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Segundo pesquisa feita pela unidade latino-americana da ESET, empresa responsável pelo premiado antivírus ESET NOD32, 79% dos usuários de dispositivos móveis utilizam seus smartphones e PCs de bolso para buscar informações na web, e 40% relatou ter sofrido roubo ou extravio dos dispositivos durante o último ano.

“Mesmo que 96% dos usuários destes dispositivos se digam preocupados pela segurança de sua informação, 74% declarou não utilizar nenhuma solução antivírus ou de segurança. Os smartphones e PCs de bolso são os novos alvos de ataque que os usuários muitas vezes não se dão conta de que, como qualquer dispositivo com acesso a Internet, estão expostos diariamente a uma inumerável quantidade de ameaças virtuais, somadas ao risco de roubo e à perda de informações. Por fim, exigem também determinadas precauções para uso seguro e responsável”, diz Federico Pacheco, Gerente de Educação e Investigação da ESET América Latina.

Por este motivo, os especialistas em segurança virtual da ESET América Latina desenvolveram uma lista com dez práticas básicas de segurança para que os usuários mantenham a proteção e integridade dos dados que armazenam e transmitem através de seus telefones celulares:

Ative o acesso ao dispositivo através de senha pessoal (PIN). Se o equipamento permitir, crie também uma senha para o seu desbloqueio, de forma que se impeça seu uso por parte de terceiros assim como o acesso aos dados armazenados em caso de perda ou roubo.
Realize uma cópia de segurança dos dados do dispositivo. Isso permitirá manter em segurança os dados da agenda, fotos, vídeos, documentos armazenados, downloads e outros, para que possam ser restaurados em caso do celular ser infectado ou ocorra algum incidente de perda de informações.
Ative as conexões por bluetooth, infravermelho e WiFi somente quando for utilizá-las, de forma que não se convertam em portas de acesso para possíveis criminosos. Se o modelo permitir, estabeleça senhas para o acesso ao dispositivo através destas conexões.

Assegure-se sempre que os equipamentos a que estejam conectados os dispositivos estejam “limpos” e não irão transmitir arquivos infectados ao telefone.
Não insira cartões de memória no dispositivo sem ter comprovado antes que estão livres de arquivos infectados com algum tipo de código malicioso.
Só faça downloads de aplicativos de sites de confiança ou lojas oficiais (como por exemplo Apple Store, Ovi da Nokia, etc). As mesmas devem estar sempre certificadas pelos fabricantes.

Não entre em links enviados através de mensagens SMS/MMS não solicitados e que resultem no download de conteúdo no equipamento.
Desconecte sempre os serviços de web que exijam senha antes de fechar o navegador web.
Instale um software antivírus, como ESET Mobile Security, que lhe permita a detecção de ameaças no celular, de forma que impeça a execução e transmissão a outros equipamentos. Para conhecer mais sobre o ESET Mobile Security acesse http://www.esetmobilesecurity.com/video

Anote o número IMEI (Identidade Internacional de Equipamento Móvel) de seu telefone. Este número, único para cada dispositivo móvel em todo o mundo, permite às operadoras desativar o telefone em caso de roubo, inclusive se for trocado o chip SIM. Para ver o código, digite *#06#. O telefone devolverá o código IMEI.
“Através destes conselhos, seu dispositivo móvel estará mais protegido, assim como a informação que esteja armazenada neles”, conclui Camillo Di Jorge, country manager da ESET Brasil.

Imprimir Salvar como Pdf

1 comentários:

Aknaton disse...

Buenas noite!
Concordo plenamente e já faço isso!
E fica minha sugestão dependendo pra onde vai ou sempre(como eu) tenho um dump fone que não chame a atenção de ninguém!
Atenda ou faça suas ligações,sms em um lugar seguro nunca andando na rua!
Um abraço!

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina