Nokia expande programa de reciclagem com novas urnas de coleta
quarta-feira, 23 de março de 2011
às 6:31 PMA Nokia, líder em mobilidade e uma das patrocinadoras do Fórum Mundial de Sustentabilidade, revela alguns de seus planos para ampliação de seu programa global de reciclagem, o “we:recycle”. A partir de hoje, duas redes regionais passam a integrar a lista de parceiros do projeto com a disponibilidade de urnas de “take back” para reciclagem de aparelhos, baterias e acessórios de qualquer marca. O Grupo Pão de Açúcar, que já fazia parte da iniciativa com o “Alô Recicle”, recebe novos pontos de coleta ao longo do ano. Além disso, o INdT (braço de Pesquisa e Desenvolvimento da Nokia no Brasil) lança sete novos aplicativos que favorecem o estilo de vida sustentável.
Com as parcerias, novas urnas passam a ser instaladas em lojas dos grupos Ramsons (Manaus) e Y.Yamada (Belém), duas das maiores redes varejistas da Região Norte. A iniciativa já oferece no Brasil pontos de coleta em 41 supermercados da rede Pão de Açúcar e em todas as assistências técnicas e escritórios Nokia desde 2008.
"Entendemos que, para criar uma cultura sustentável para o nosso planeta, todos precisam mudar a forma de viver e trabalhar. Nosso projeto tem como objetivo impactar a sociedade como um todo. Acreditamos que um bilhão de pequenas mudanças pode ter um grande resultado”, declara Luiz Xavier, diretor de Sustentabilidade da Nokia do Brasil.
O programa em números
- 35 pontos de coletas em assistências técnicas, escritórios e fábrica da Nokia no Brasil
- 41 urnas nas lojas Pão de Açúcar em São Paulo, Salvador e Fortaleza. Previsão de 300 até o final do ano
- 04 urnas nas redes Ramsons em Manaus
- 01 urna no Sesi Manaus
- 08 urnas nas lojas Y.Yamada em Belém
- 5 mil pontos de coleta em 85 países
- Apenas 3% dos usuários de celular reciclam seus aparelhos. No Brasil, o número era ainda menor: apenas 2% (Pesquisa Global Nokia – 2008)
- Mais de 4,6 milhões de aparelhos foram coletados mundialmente em 2009
Aplicativos INdT para estilo de vida sustentável
O INdT, Instituto Nokia de Tecnologia, também trabalha com temas sustentáveis de outra forma: pela educação do consumidor. Para isso, os seus pesquisadores, em cooperação técnica com a UFAM (Universidade Federal do Amazonas), desenvolveram uma série de aplicativos que têm como tema central a sustentabilidade. O objetivo é levar soluções e serviços que possam estimular mudanças de comportamento no consumidor de forma sutil e divertida. Entre os temas dos novos aplicativos estão o consumo consciente de combustíveis; medidor de índice de massa corporal e jogos temáticos, com foco na preservação ambiental. Todos são gratuitos e poderão ser baixados na Ovi Loja a partir do início de abril.
“A educação é o primeiro passo para promover uma mudança cultural em direção a um estilo de vida sustentável. Como os celulares estão ao alcance da maioria da população, acreditamos que os aplicativos desenvolvidos pelo INdT podem orientar os consumidores com dicas lúdicas e aplicações práticas no dia a dia”, afirma Luciana Souza, gerente de programas de sustentabilidade do INdT.
Outras iniciativas sustentáveis Nokia
Além do programa de reciclagem, a Nokia desenvolve produtos e embalagens considerando o seu ciclo de vida para reduzir os impactos ambientais e incentiva práticas sustentáveis a seus colaboradores. Algumas das iniciativas são: a remoção do PVC e compostos como bromo e chumbo dos aparelhos; aparelhos até 80% recicláveis; produção de caixas menores que reduzem em 60% a quantidade de plásticos utilizados e cartões de papelão mais finos e feitos de materiais reciclados; incentivo a videoconferências e economia de energia em suas instalações, entre outras.
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.