Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Nokia N9 chega às lojas por R$ 1.699

sexta-feira, 4 de novembro de 2011


Após o período de pré-venda, que durou cerca de um mês, o Nokia N9 chega às lojas. O smartphone pode ser encontrado nas lojas e quiosques da Nokia nas cores magenta (rosa), ciano (azul) e preta, ou ainda pela loja online (www.nokia.com.br/loja), para o modelo preto. O aparelho na versão preta também será vendido nas redes Fnac e Fast Shop, além de Submarino, Americanas.com, Shoptime.com, Magazine Luiza.com, Ponto Frio.com, Casas Bahia.com, Extra.com, WalMart.com, Carrefour.com, Ricardo Eletro.com, Citylar.com, Insinuante.com e Eletroshop.com. O preço sugerido é de R$1.699.

Design acima de tudo...

O Nokia N9 foi uma positiva surpresa para o mercado, quando foi inicialmente anunciado, no meio deste ano. Considerado pelo respeitado site de tecnologia norte-americano Engadget como “possivelmente o mais belo smartphone já produzido”, o Nokia N9 é resultado de um conceito inovador da Nokia. Com a palavra, o designer principal do produto, Anton Falghren, em uma declaração retirada do blog oficial da Nokia, o Conversations:

“O que torna o design do Nokia N9 único, acima de tudo, é a continuidade que você sente na forma como o vidro se funde à lateral do aparelho. Simplesmente funciona muito bem. O conceito básico é a construção sem emendas, algo que nós conseguimos refinar ainda mais com a interface do usuário. É muito agradável interagir com aparelhos que têm uma curvatura suave. Uma vez que você segura um celular assim, mais contínuo, em sua mão, é muito mais fácil interagir com ele, em todos os aspectos.”

Externamente, uma das características que destacam o Nokia N9 é a ausência de qualquer “emenda” ou divisão entre peças. O produto inteiro é feito a partir de uma única estrutura de policarbonato, perfeitamente integrada com a tela curvada de 3,9’’. Novamente, Falghren explica, do ponto de vista do design:

“Nenhum designer gosta de linhas de divisão. Elas significam a imperfeição, peças e cores que podem não combinar perfeitamente. E isso dá uma sensação ruim. É um ruído. Você não quer isso. Ao mesmo tempo, a maioria dos designers gosta de metais. O Nokia N9 tem muitas antenas e isso significava que nós sabíamos que nunca poderiamos fazer um aparelho de metal. Se usássemos o plástico, as antenas iriam funcionar bem melhor. Mas isso nos leva a outros desafios. Os consumidores podem achar que o plástico possui menor valor em relação ao metal. Mas o plástico é transparente para as ondas de rádio, o metal não. A peça única em policarbonato permite um ótimo funcionamento das antenas, além de dar uma boa “pegada” para o dono do produto.”

...e a tecnologia por dentro

O Nokia N9 carrega o sistema operacional MeeGo, com uma interface ousada e uma proposta diferente de uso para um smartphone.

A começar pelas telas iniciais. São três: menu (todos os itens em uma tela), aplicativos abertos e eventos. Na tela de eventos, por exemplo, perfis do Facebook, Twitter e demais contas do usuário ficam integradas com notificações de eventos do calendário ou ligações perdidas. Dessa forma, em apenas uma tela o consumidor tem acesso às redes sociais, seus compromissos e agendas, de modo simples e fácil.

Não há botões frontais no Nokia N9. Em outro conceito genialmente simples da Nokia, toda a usabilidade do produto é feita pelo gesto conhecido como “swipe” (algo como arrastar os dedos). Para fechar um aplicativo, basta arrastar os dedos de cima para baixo na tela. Para alternar, passe os dedos de qualquer borda da tela até o lado oposto. Todos os itens rodam em segundo plano, na tela inicial de apps.

A alternância entre janelas é fluída e rápida. Isso se deve ao potente processador ARM Cortex de 1GHz, com memória de 1024 RAM. Os itens podem ser armazenados na memória interna de 16GB – não há entrada para cartão de memória.

Multimídia e mapas

O Nokia N9 segue a essência da famosa marca Nokia Nseries, premiada por trazer produtos que focam em uma experiência multimídia completa. No N9, a câmera é de 8 megapixels, com lente Carl Zeiss e abertura de lente “wide”. Na prática, isso significa muito mais espaço para as fotos. As imagens registram uma captura ampla, enquanto o vídeo é gravado em 720p a 30 fps. Com foco manual definido pelo toque do consumidor e flash de LED duplo, a câmera do Nokia N9 é uma das mais completas do mercado.

Outras pequenas mudanças sutis chamam a atenção: o tocador de música do Nokia N9 oferece um layout renovado. Os álbuns ficam dispostos em quadros. Combinados com a tecnologia ClearBlack da tela da Nokia, que dá mais contraste, eles parecem estar “mergulhados” no visor do produto. Os vídeos também usam um acabamento criativo: expostos em tamanhos maiores, basta deslizar o dedo pela tela para acessá-los. A qualidade de áudio é imbatível: o Nokia N9 foi o primeiro smartphone a vir com a tecnologia Dolby Digital Plus e Dolby Headphone, oferecendo uma experiência de som muito superior aos concorrentes. Por fim, quem quiser ainda pode comprar músicas avulsas na loja de música da Nokia. São mais de sete milhões de faixas de todas as grandes gravadoras, além de selos locais e independentes de diversas partes do mundo.

Outro grande diferencial da Nokia são seus mapas. A empresa, que em 2009 adquiriu a provedora de mapas global NAVTEQ, é sempre lembrada pelos seus aplicativos de mapas que dispensam o uso de dados. O Nokia N9 inclui o Nokia Mapas e o Nokia Dirigir. Enquanto o primeiro mostra pontos de interesse e sincroniza os favoritos com a conta Nokia, o segundo oferece orientação por voz em diversos idiomas.

O Nokia N9 é um produto que já vem com vários itens instalados, como aplicativos oficiais do Twitter, Skype e Facebook. Porém, o usuário também pode baixar mais conteúdos na loja de aplicativos da Nokia. Lá estão itens como o Foursquare para MeeGo, rádios de internet, cronômetros, papeis de parede, toques, lanternas e muito mais.

Conectividade e segurança

Para uso corporativo, o aparelho ainda lê documentos de textos e planilhas, PDF e possui a tecnologia de compartilhamento NFC (Near Field Communication): basta encostar o produto em outro smartphone ou acessório compatível para fazer o pareamento ou enviar e receber dados. O Bluetooth tradicional também está lá, junto com a tecnologia 3G. E, para quem tem plano de dados, é possível fazer do Nokia N9 um hotspot para Wi-Fi, com o aplicativo embarcado.

Por fim, mais um item que vale ressaltar no Nokia N9. O aparelho permite a configuração de senhas pré-definidas para bloqueio direto ou remoto do produto.



Para imagens em alta resolução do Nokia N9, acesse o link abaixo:

http://press.nokia.com/media/504/photo/list/all/nokia-n9/

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina