Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

ESET identifica ameaça virtual voltada ao Mac OSX

quinta-feira, 1 de março de 2012

A ESET – companhia global de soluções de segurança – detectou uma nova variante de um malware (software malicioso) voltado ao sistema operacional Mac OSX. Trata-se de um trojan (Cavalo de Troia), identificado pela extensão OSX/Flashback.G.

Esse código malicioso invade o sistema por meio de uma vulnerabilidade na plataforma Java, identificada como CVE-2011-3544. O malware se infiltra em máquinas que não tenham realizado a atualização do sistema e busca enganar o usuário por meio da instalação de uma falsa aplicação. Apesar de o sistema operacional alertar que a assinatura digital da aplicação não pôde ser verificada, muitas pessoas mantêm a instalação, sem prestar atenção à potencial ameaça.

O objetivo desse trojan é instalar o código malicioso nos navegadores e em outras aplicações, com o intuito de roubar informações e senhas dos usuários. “A partir daí, os usuários ficam completamente vulneráveis aos cibercriminosos e, na maior parte das vezes, nem têm noção do que está ocorrendo”, alerta Camillo Di Jorge, country manager da ESET Brasil.

O conselho do executivo para minimizar esse risco é de que os usuários de Mac OSX façam a atualização do Java e, por outro lado, fiquem atentos a sinais de que a máquina foi infectada. Um dos indícios, nesse caso, é quando o navegador começa a, inesperadamente, fechar por problemas de instabilidade.

“A ESET recomenda ainda a instalação de uma solução de segurança específica para o sistema operacional Mac OSX”, afirma Di Jorge, ao citar que a empresa tem hoje uma das melhores aplicações voltadas a esse fim: a ESET Cybersecurity para Mac.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina