Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

INdT lança aplicativos para acessibilidade

sexta-feira, 2 de março de 2012

São Paulo, 02 de março de 2012 – O Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) lança duas soluções para usuários que tem problemas de visão: Magnifier Color e Detector. As aplicações, uma lupa digital e uma ferramenta que mostra o código de cores de qualquer objeto, usam a câmera do telefone. Elas foram desenvolvidas no Brasil e já estão disponíveis para download gratuitamente na loja de aplicativos da Nokia.

Segundo o Censo 2010 do IBGE, no Brasil, 3,5% das pessoas declararam possuir grande dificuldade ou nenhuma capacidade de enxergar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), distúrbios como astigmatismo, miopia e hipermetropia, afetam mais de 153 milhões de pessoas e são as maiores causas de deficiência visual no mundo.

“Trata-se de um grande número de pessoas, que não pode ficar excluído das vantagens que a tecnologia mobile proporciona”, explica o gerente da área de desenvolvimento de aplicativos do INdT, Angelo Nicolay.



O Color Detector pode beneficiar pessoas com daltonismo, pois informa aos usuários o "nome" da cor na tela do celular. Além disso, o aplicativo também é um ótimo utilitário para profissionais como designers e arquitetos, que precisam de uma rápida referência ao código RGB (sistema de identificação de cores) em seu trabalho.



O Nokia Magnifier, por sua vez, usa a câmera do aparelho para melhorar a visibilidade em situações do cotidiano como a leitura. Pessoas com dificuldades para ler letras pequenas ou enxergar objetos pequenos irão se beneficiar com o aplicativo, que possui um estabilizador de imagens, um filtro negativo – para diferentes iluminações - e ainda tira fotos para referências posteriores.


Os aplicativos, disponíveis pelos links abaixo, são gratuitos e compatíveis com a maioria dos smartphones Nokia*.


Baixe na loja de aplicativos da Nokia:


Color Detector: http://store.ovi.com/content/220508


Magnifier: http://store.ovi.com/content/220507


Para ver os demais aplicativos que o INdT oferece para usuários Nokia, acesse: http://store.ovi.com/publisher/INDT/


*Nokia 5230, Nokia 5233, Nokia 5235, Nokia 5530, Nokia 5800 Comes With Music, Nokia N97, Nokia N97 mini, Nokia X6-00, Nokia C5-03, Nokia C6-00, Nokia C7, Nokia N8 e Nokia E7.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina