Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

ESET detecta que furto de senhas foi principal alvo dos cibercriminosos em abril de 2012

quinta-feira, 3 de maio de 2012

A fornecedora de soluções de segurança ESET acaba de anunciar um balanço das principais ameaças virtuais detectadas na América Latina no mês de abril. Os dois grandes destaques foram o malware OSX/Flashback, que atacou milhares de computadores que utilizam o sistema operacional Mac e um novo tipo de phishing (golpe voltado a furtar dados pessoais do usuário) que afetou mais de 31 mil usuários do Twitter.


No caso do worm Flashback, voltado a atacar equipamentos que utilizam o sistema operacional Mac OS, para roubar senhas e informações dos usuários, os criminosos injetavam o código malicioso nos navegadores que possuíam uma vulnerabilidade na plataforma Java.

Durante o mês de abril, a Apple publicou uma extensa atualização de segurança para a plataforma Java dos sistemas operacionais OS X Lion 2012 – 002 e OS X 10.6 Update 7. O objetivo foi acabar com a vulnerabilidade que servia como porta de entrada para o OSX/Flashback. Além de roubar dados dos usuários, como a senha de acesso a diversos ambientes, o malware transforma os equipamentos invadidos em parte de uma rede botnet (rede de computadores zumbi controlada pelo cibercriminoso). 

Já em relação ao Twitter, o golpe se baseava em uma falsa mensagem enviada pela rede social, a qual indicava que o usuário era vítima de supostos rumores mal-intencionados. O objetivo era aguçar a curiosidade da vítima e estimulá-la a clicar em um link malicioso, no qual o internauta recebia a solicitação de digitar suas senhas de acesso.

De acordo com análise do laboratório da ESET na América Latina, das 31 mil senhas furtadas pelo golpe no Twitter, a maioria delas era formada por caracteres bastante fáceis de adivinhar como ‘twitter1’ ou a repetição de uma palavra diversas vezes, como ‘boyboyboy’.

“Essa constatação serve de alerta para as pessoas escolherem melhor suas senhas. Deve-se sempre optar por um conjunto variado de caracteres e números, escritos em caixa alta e baixa, para aumentar a segurança da senha”, aconselha
Camillo Di Jorge, country manager da ESET no Brasil.
 
Para mais informações sobre a ESET, acesse o site http:www.eset.com.br ou

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina