Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

3G: é hora de migrar?

quinta-feira, 29 de maio de 2008

A 3G está presente nas principais cidades brasileiras sendo oferecida pelas operadoras Vivo, Claro, Tim, CTBC e Brasil Telecom. Mais de 25% da população brasileira já mora em um município onde pelo menos uma operadora de celular oferece 3G, e quem mora em uma destas cidades, deve estar se perguntando: já vale a pena migrar para a 3G?

Se você é um deles e utiliza outros serviços do celular, como acesso à internet, e-mail, jogos, vídeos e músicas, não perca tempo, mude logo que puder.Uma conexão de dados de alta velocidade como a proporcionada pela 3G tornará o uso destes serviços uma experiência muito mais gratificante para o usuário.

Algumas operadoras têm apresentado problemas neste início de operação 3G com cobertura irregular e velocidades abaixo do anunciado, mas a tendência é que as falhas sejam corrigidas e tenhamos no Brasil um serviço com a qualidade 3G oferecida nos países da Europa, Japão e Estados Unidos.

Lembro, no entanto, que velocidade não é tudo. Para tirar proveito desta experiência é necessário possuir um telefone celular com boas características de usabilidade, de preferência um smartphone.

A disponibilidade e o preço dos smartphones acabam sendo os principais limitadores para quem quer tirar proveito da 3G. Um Smartphone 3G desbloqueado não sai por menos de mil reais. Este preço pode cair se você é um usuário pós-pago de um plano com grande volume de minutos ou possui uma conta corporativa.

Um cuidado importante a ser tomado na escolha do aparelho 3G é garantir que ele seja HSDPA, de preferência com capacidade de operar com taxas de até 7,2 Megabits por segundo.Para quem está pensando em comprar um iPhone da Apple eu recomendaria esperar um pouco e comprar a versão 3G que deve ser lançada em breve. O iPhone atual ainda é GPRS/EDGE.

Se você é um usuário que utiliza exclusivamente voz e torpedos (SMS), não deve ter pressa em migrar. Quando for trocar de telefone verifique o preço do aparelho 3G. Como o celular 3G (WCDMA/HSDPA) é também um celular GSM pode valer a pena pagar um pouco a mais e ter a chance de no futuro explorar os recursos oferecidos pela 3G.

Uma outra opção para utilizar a banda larga móvel sem gastar muito com o aparelho é comprar um modem 3G e utilizar a banda larga no PC.

Em qualquer dos casos, a recomendação é adquirir um pacote de dados que tornará a utilização muito mais barata do que pagando por kilobyte consumido.

Mesmo não morando em uma destas cidades, pode valer a pena aderir a 3G se você viaja muito. Neste caso é importante optar por um aparelho que opere em pelo menos três faixas de freqüência.

por: Eduardo Tude

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina