Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Banda larga móvel já representa 6% do mercado global sem fio

segunda-feira, 26 de maio de 2008

A 3G Americas, associação que representa a família GSM de tecnologias, inclusive o LTE, anuncia que a América Latina e o Caribe já têm mais assinantes GSM do que toda a população dos Estados Unidos: são 334 milhões de assinantes na região, de acordo com o Serviço Mundial de Informação Celular da Informa Telecoms and Media.

A participação de mercado do GSM e UMTS/HSPA cresceu de 72% em março de 2007 para 83% em março de 2008 – o que significa 100 milhões de novas assinaturas no período. O CDMA perdeu 10 milhões de assinaturas na América Latina e Caribe em 12 meses - findo em março de 2008 – com um total de 51 milhões de assinantes ou 12,7% de participação de mercado.

O TDMA também segue perdendo assinaturas: nos últimos 12 meses (terminados em março) houve um declínio de 16 milhões. Agora a tecnologia registra apenas 10,7 milhões de clientes, ou seja, 2,7% de participação de mercado.

"Muitas operadoras na América Latina e no Caribe continuam atualizando suas redes com serviços 3G por meio do UMTS/HSDPA", comenta Erasmo Rojas, Diretor para a América Latina e o Caribe da 3G Americas. "É uma grande satisfação constatar que em menos de dois anos após o lançamento da primeira rede HSDPA comercial na região contabilizamos mais de um milhão de assinaturas UMTS/HSDPA e as operadoras registram receitas maiores com serviços de dados", completa o executivo.

Atualmente, 25 operadoras em 14 países da América Latina e no Caribe operam com redes comerciais UMTS/HSPA. No mundo, 198 das 225 redes comerciais UMTS em 95 países já oferecem banda larga móvel HSDPA.

Segundo a Informa, em março de 2008 foram registradas 209 milhões de assinaturas UMTS/HSPA ,o que já representa 6% do mercado global sem fio. Esse número deve passar dos 300 milhões até o final de 2008, de acordo com as previsões da empresa, e 1 bilhão em 2011.

Em toda a América, a participação total no mercado de telefonia celular GSM e UMTS/HSPA está em 66%. O market share apresenta um crescimento acumulado de 8,75% desde o primeiro trimestre 2007, de acordo com dados da Informa Telecoms and Media.

Com praticamente 450 milhões de assinaturas no fim do primeiro trimestre de 2008, a Informa projeta que o GSM e o UMTS/HSPA terão mais de 500 milhões de assinaturas no Ocidente até o fim do ano, com participação de mercado de 70%. As assinaturas das tecnologias GSM e UMTS/HSPA registraram crescimento anual de 35% no primeiro trimestre do ano nas Américas, atraindo 117 milhões de novas conexões.

No mundo, o GMS e o UMTS/HSPA agregaram 673 milhões de assinaturas nos últimos 12 meses (até março), o que representa uma participação no mercado global de 88% e crescimento anual de 28%, de acordo com a Informa. Atualmente, são 3,5 bilhões de conexões celulares sem fio no mundo, das quais 3,1 bilhões são GSM/HSPA.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina