Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Bateria híbrida funciona a base de metanol e Íon-lítio

segunda-feira, 5 de maio de 2008

A Sony apresentou na última semana sua primeira bateria híbrida, que funciona a base de metanol e também o já tradicional Íon-Lítio e que traz dimensões reduzidas, bom tempo de autonomia e, principalmente, viabilidade comercial. Ela será direcionada a dispositivos móveis como celulares e PDAs.





O componente traz uma célula ativa de combustível que controla o abastecimento de metanol com uma minibomba. Seu sistema híbrido permite que a saída de energia se dê graças a uma segunda bateria de polímeros de lítio, que abastece os picos de tensão exigidos por certos modelos de dispositivos móveis.




A Sony não revelou informações de como atuam as tensões ou correntes elétricas de saída, mas afirma que a bateria pode suportar uma demanda imediata de até 3 watts, quantidade de energia suficiente para manter telefones móveis em funcionamento. A autonomia do componente também chama a atenção, uma vez que, segundo a companhia japonesa, 10 mililitros de metanol são suficientes para reprodução de até 14 horas de vídeo em um celular.

Ainda em estágio de protótipo, a Sony não informou quando a bateria estará disponível no mercado.

techguru

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina